A+ A A-

Revista Científica da FAI

A Revista

A Revista Científica da FAI é um periódico técnico-científico de publicação anual que veicula artigos de  pesquisadores e profissionais das áreas de administração, tecnologia e educação

ISSN 1677-8405 (versão online)

ISSN 1518-8051 (versão impressa)

Bibliotecas interessadas em receber as revistas como permuta deverão enviar um e-mail  para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , informando nome e endereço completo.

Missão

Divulgar o conhecimento científico nas áreas de gestão, tecnologia e educação através da publicação de contribuições.

Normas editoriais

1. A Revista Científica da FAI publicará artigos em português. Apresentando sempre resumos em português e inglês.

2. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Científica da FAI. Nenhuma parte das publicações poderá ser reproduzida sem permissão prévia do Conselho Editorial, ou sem contar com o crédito de referência, de acordo, com as leis de direitos autorais vigentes no Brasil.

3. A aceitação do trabalho para publicação implica na transferência de direitos do autor para a Revista Científica da FAI, sendo assegurada a mais ampla divulgação da informação.

4. A Revista Científica da FAI se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

5. Junto ao artigo o autor encaminhará declaração no sentido de aceitação das regras da Revista Científica da FAI e da qual fará constar não ter apresentado o trabalho, na íntegra, em nenhum outro veículo de informação, bem como a autorização ou declaração de direitos cedidos por terceiros caso transcreva figuras, tabelas ou textos transcritos ou traduzidos, com mais de 200 vocábulos, editado por outros autores.

6. O conteúdo dos trabalhos é de exclusiva responsabilidade de seus autores.

7. Em cada exemplar da Revista Científica da FAI constarão as normas para apresentação de trabalho.

8. Os originais encaminhados à Revista Científica da FAI podem ser incorporados às seguintes seções:

8.1 Artigos: compreende textos que contenham relatos de estudos ou pesquisas concluídas, revisões de literatura.

8.2 Comunicações de pesquisas: reúnem informações sobre projetos e pesquisas em andamento ou recém-concluídas (dissertações, teses e outros documentos).

8.3 Resenhas: configuram-se como apreciação e análise crítica e interpretativa de obras recém-lançadas, cabendo ao resenhista toda a liberdade de julgamento.

8.4 Registro: informações sobre eventos.

Diretrizes

Os originais para a seleção deverão ser enviados por e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Após análise do artigo pelo avaliador, o mesmo será encaminhado para o autor fazer as correções necessárias.

Formatação da página: folha A4. Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2cm

Título e subtítulo: fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e centralizados. Devem ser separados entre si por dois pontos.

Autores: nome (s) do (s) autor(es), qualificação do autor, vinculação profissional e e-mail, em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhados à esquerda.

Resumo: fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado. Os artigos deverão ser acompanhados de resumos constituído de parágrafo único em português, com cerca de 150 a 250 palavras; cinco palavras-chave separadas por ponto e finalizadas por ponto, com alinhamento à esquerda. O resumo em inglês (Abstract), com cerca de 150 a 250 palavras; cinco palavras-chave (Keywords) separadas por ponto e finalizadas por ponto, alinhamento à esquerda.

Corpo do trabalho: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento de 1,5 entre linhas. Texto formatado em 2 colunas.

Referências e citações: as referências devem ser digitadas com fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhadas à esquerda, com espaçamento de 1,5 entre as linhas e separadas entre si por um espaço em branco. Devem ser apresentadas em ordem alfabética e conter todos os dados necessários à sua identificação, conforme as normas NBR 6023:2002. As citações deverão seguir a NBR 10520:2002 utilizando o sistema autor/data.

Notas: devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto numeradas seqüencialmente.

Ilustrações: devem apresentar títulos em fonte Times New Roman, tamanho 10. A identificação aparece na parte superior precedida da palavra designativa (diagramas, gráficos, fotografias, quadros, figuras, entre outros), seguida de seu número de ocorrência no texto (algarismos arábicos), travessão e o respectivo título. A indicação da fonte aparece na parte inferior mesmo que seja de produção do próprio autor.

Tabelas: fonte Times New Roman, tamanho 10. A identificação aparece na parte superior precedida da palavra designativa (tabela), seguida de seu número de ocorrência no texto (algarismos arábicos), travessão e o respectivo título. A indicação da fonte aparece na parte inferior mesmo que seja de produção do próprio autor.

Recomendações: recomenda-se que se observem as seguintes normas da ABNT:

NRB 5892:1989 - Norma para datar;

NBR 6022:2003 - Artigo em publicação periódica impressa;

NBR 6023:2002 - Referências;

NBR 6024:2012 - Numeração progressiva das seções de um documento escrito;

NBR 6028:2003 - Resumo;

NBR 10520:2002 - Citações em documentos.

Extensão: artigos de 5 a 12 laudas; comunicações 4 laudas e resenhas 4 laudas.

Procedimentos complementares:

a) em folhas anexas ao corpo de texto deve constar o nome do autor, instituições a que está ligado, cargo que ocupa, formação acadêmica, endereço, e-mail e telefone para contato;

b) deve ser colocado cerca de cinco trechos do artigo contendo de uma a duas frases (as que o autor julgar relevantes), fonte Times New Roman 14 em negrito.

Avaliação

1. Para publicação o artigo deverá ter a aprovação de pelo menos dois avaliadores, os quais emitirão parecer às cegas (Double Blind Review), isto é, sem conhecimento do(s) nome(s) do(s) autor(es) ou da(s) instituições a que está(ão) vinculados(s). Somente o editor saberá o nome dos avaliadores.

2. Os artigos poderão ser aceitos sem restrições, com pequenas mudanças, com grandes alterações, ou rejeitados. Quando as alterações forem poucas e tratarem de aspectos formais, ou ainda com vistas apenas de manutenção da homogeneidade e da qualidade da publicação, a redação fará as mudanças necessárias, respeitando, todavia, o estilo e as opiniões dos autores. Nos casos de grandes alterações o autor se encarregará da reformulação.

3. Poderão ser aceitos artigos de acadêmicos de pós-graduação e de profissionais graduados que sejam de interesse para as áreas de gestão, tecnologia e educação.

4. Os avaliadores terão prazo máximo de 30 (trinta) dias para emissão de seus pareceres, cujas cópias anônimas serão enviadas aos seus autores.

5. De cada trabalho publicado serão enviados 3 exemplares da publicação ao(s) seu(s) autor(es).

Edições

 Para a visualização dos arquivos é necessária a instalação do Acrobat Reader: Acrobat

Volume 15 - 2015    
Volume 07 - 2007
Volume 14 - 2014      Volume 06 - 2006
Volume 13 - 2013 Volume 05 - 2005
Volume 12 - 2012 Volume 04 - 2004
Volume 11 - 2011 Volume 03 - 2003
Volume 10 - 2010 Volume 02 - 2002
Volume 09 - 2009 Volume 01 - 2001
Volume 08 - 2008  

  

                                                                    VE2 logoFES    logofai     logoNPDI

blue green orange red

© 2015 Portal Biblioteca FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Bairro Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000