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MBA EXECUTIVO EM MERCADO E COMPETITIVIDADE

 

      Inscrições

Introdução

A crescente complexidade e velocidade das mudanças no mundo corporativo exigem que os executivos tenham uma visão estratégica, oportuna e precisa, na busca pelo desempenho e competitividade das organizações. Para isso, é necessário compreender com precisão as necessidades dos clientes e as estratégias dos concorrentes e interpretar adequadamente os cenários econômico, político, cultural, tecnológico, demográfico e natural, visando identificar as tendências e antecipar as ameaças e oportunidades.

O cenário competitivo e muitas vezes recessivo exige das organizações um empenho cada vez maior para ajustar seus objetivos às oportunidades de um mercado em constante mudança, moldando negócios e produtos para alcançar os objetivos de crescimento e rentabilidade de forma sustentável, onde fica nítido que o foco deve ser tanto na prospecção e atração de novos clientes (vendas) quanto na gestão e fidelização dos clientes atuais (relacionamento).

Com este olhar, antenado às tendências e expectativas das organizações e profissionais, a FAI apresenta seu novo curso de MBA Executivo em Mercado e Competitividade, um programa inovador, com visão sistêmica e atualizada sobre os processos, conceitos e práticas relacionadas com gestão estratégica de marketing, inteligência competitiva e vendas, capacitando profissionais para enfrentar os desafios impostos pelas forças decorrentes do ambiente competitivo vigente.

Entendendo as diferentes necessidades de formação executiva, tanto em conteúdo, quanto em tempo, a FAI inova mais uma vez com uma estrutura curricular flexível, que permitirá ao aluno optar pela formação e titulação que melhor lhe convier - MBA Executivo (curso completo com 636 horas) ou Especialização (mínimo de 360 horas).

Coordenação: Profª. Dra. Sandra Carvalho

 

Objetivos 

• Proporcionar aos participantes uma visão abrangente e integrada da gestão de marketing, sob a perspectiva estratégica de orientação para mercado e desenvolvimento de relacionamentos duradouros e lucrativos com clientes.

• Capacitar o profissional para condução de processos de inteligência competitiva e de mercado nas empresas.

• Capacitar os alunos para a identificação de oportunidades e soluções inovadoras, que resultem em vantagens competitivas para a organização.

• Capacitar os profissionais para aplicação dos conceitos, práticas, técnicas e ferramentas gerenciais mais atualizadas em gestão de vendas e negociação.

• Capacitar os profissionais para a gestão estratégica de clientes que resulte em fidelidade e lucratividade para as empresas.

• Contribuir para a formação de profissionais especializados nas áreas de marketing, de inteligência de mercado e comercial.

 

Público-Alvo 

• Empresário ou profissional em cargos de comando e gerência.

• Profissional já atuante, ou que deseja atuar, nas áreas de marketing, inteligência e vendas.

• Profissionais graduados de qualquer área que buscam desenvolver suas competências na área de mercado.

• Profissionais graduados de qualquer área que pretendam alavancar suas carreiras ou montar negócios próprios. 

 

Programa

O curso está estruturado em 8 Módulos: Competências Básicas, Inteligência de Mercado, Criação e Entrega de Valor, Vendas e Clientes, Gestão e Controle, Trabalho de Conclusão de Curso, Internacional (opcional) e Competências Pessoais e Planejamento de Carreira (opcional).

I- MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS totaliza 88 horas de aulas presenciais distribuídas em 5 disciplinas:

• Ambiente Econômico e Gestão Estratégica de Negócios (16h)

• Liderança e Habilidades Gerenciais (16h)

• Inovação e Competitividade (16h)

• Marketing Estratégico (20h)

• Mercados e Clientes (20h)

II- MÓDULO INTELIGÊNCIA DE MERCADO totaliza 144 horas de aulas presenciais distribuídas em 9 disciplinas específicas de 16 horas cada uma:

• Planejamento, Gestão e Operação de Inteligência

• Coleta de Informações

• Inteligência Analítica de Dados

• Cenários Prospectivos

• Comunicação da Inteligência

• Análise do Mercado Concorrencial

• Pesquisa de Mercado

• Inteligência Estratégica, Antecipativa e Coletiva

• Ética e Legislação em Inteligência Competitiva

III- MÓDULO CRIAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ENTREGA DE VALOR totaliza 124 horas de aulas presenciais distribuídas em 6 disciplinas específicas:

• Gestão de Marcas e Produtos (24h)

• Gestão Estratégica de Preço (20h)

• Gestão de Serviços (20h)

• Comunicação Integrada de Marketing (20h)

• Canais de Distribuição e Trade Marketing (20h)

• Marketing Digital e Mídias Sociais (20h)

IV-MÓDULO VENDAS E CLIENTES totaliza 120 horas de aulas presenciais distribuídas em 6 disciplinas específicas de 20 horas cada uma:

 Planejamento de Vendas

• Gestão de Pessoas em Vendas

• Gestão de Relacionamento com Clientes

• Pós-venda e Atendimento ao Cliente

• Gestão Financeira e Controladoria em Vendas

• Técnicas de Vendas e Negociação

V- MÓDULO GESTÃO E CONTROLE totaliza 96 horas de aulas presenciais distribuídas em 5 disciplinas específicas:

• Planejamento Estratégico de Marketing (20h)

• Sistemas de Informação em Marketing e Vendas (20h)

• Métricas de Marketing (16h)

• Simulação de Marketing (20h)

• Ferramentas Analíticas em Marketing (20h)

Completando a carga horária, o MÓDULO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) é obrigatório para conclusão do curso e obtenção do título de especialista. O TCC será desenvolvido em oficinas práticas ao longo do curso sob a orientação de um professor e será apresentado no último dia de aula para uma banca de avaliação. São previstas 60 horas de atividades acadêmicas, assim distribuídas:

• 24 (vinte e quatro) horas aula de metodologia /oficinas de TCC (presencial)

• 36 (vinte e quatro) horas de orientação (à distância) e Bancas de Defesa

Além dos seis Módulos obrigatórios, o aluno poderá ainda complementar sua formação executiva com dois programas especiais e exclusivos da Pós-Graduação FAI. Esses programas são opcionais e não precisam ser decididos no momento da matrícula no curso. São eles:

Módulo Internacional (opcional), onde o aluno participa de um Programa Intensivo sobre Internacionalização de Empresas no ISCA Business School de Coimbra, Portugal, com duração de uma semana.

Módulo Competências Pessoais e Planejamento de Carreira (opcional), onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado e, ainda, elaborar um plano individual de carreira.

 

Carga Horária 

O curso de MBA completo tem 632 horas de atividades que são planejadas para um período total previsto de 19 meses de aula, com aulas às sextas-feiras à noite (18:30h às 22:30h) e sábados o dia todo (8h às 17h), com pelo menos um final de semana livre em cada mês. As horas estão assim distribuídas:

• Módulo Competências Básicas – 88 horas

• Módulo Inteligência de Mercado – 144 horas

• Módulo Criação, Comunicação e Entrega de Valor – 124 horas

• Módulo Vendas e Clientes – 120 horas

• Módulo Gestão e Controle – 96 horas

• Módulo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 60 horas

 

Opções de Módulos e Titulação 

Ao completar as 632 horas do programa e defender com êxito o Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno receberá o certificado de MBA Executivo em Mercado e Competitividade.

Alternativamente, caso não deseje o curso completo e o título de MBA, o aluno poderá montar seu curso de especialização com os módulos que mais lhe convier, conforme as opções abaixo, obtendo o título de Especialista em Mercado e Competitividade:

Módulos I, II, III + TCC = 416 horas

Módulos I, II, IV + TCC = 412 horas

Módulos I, II, V + TCC =  388 horas

Módulos I, III, IV + TCC = 392 horas

Módulos I, III, V + TCC = 368 horas

 

Corpo Docente

As aulas são ministradas por mestres e doutores com vivência empresarial, provenientes de instituições e empresas conceituadas. Os dados completos do corpo docente estão no Manual do Aluno que é entregue na aula inaugural.

  

Investimento

Matrícula de R$ 608,00 + 31 Mensalidades de R$ 608,00

Como estímulo para as antecipações de pagamento das parcelas por parte do aluno, serão concedidos os descontos:

• Para pagamento até o primeiro (1º) dia útil do mês do vencimento, valor líquido de: R$ 517,00

• Para pagamento até o dia 10 do mês do vencimento, valor líquido de: R$ 547,00

   

Bolsas e Convênios

 A FAI oferece as seguintes opções de apoio financeiro:

Bolsa Fidelidade

 • Condição 1: Para ex-alunos graduados ou pós-graduados na FAI em qualquer ano, desconto de 30%, a partir da segunda parcela, já incluído o desconto de 15% para pagamento no primeiro dia útil.

 • Condição 2: Para ex-alunos graduados na FAI no mesmo ano do ingresso na Pós-Graduação, desconto de 50%, a partir da segunda parcela, já incluído o desconto de 15% para pagamento no primeiro dia útil.

Convênios

Programa de Fidelidade Empresarial oferecido para as empresas da região. Mais informações pelo telefone (35) 3473-3032 ou e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Regra Geral

Bolsas, descontos e convênios não são cumulativos.

 

Programa Internacional

Os cursos de pós-graduação da FAI oferecem um Programa Internacional para a Europa. O programa tem duração de 10 dias e inclui dois países – Portugal e Espanha. Em Portugal os alunos participam de um MBA Intensivo de uma semana sobre Internacionalização de Empresas no ISCA Business School de Coimbra. O programa inclui também visitas culturais incluindo, além da cidade de Coimbra, Lisboa, Porto e a capital espanhola Madrid. O Programa Internacional é opcional e não está incluído na carga horária nem no investimento do curso. Os alunos participantes recebem certificado especial expedido pelo ISCA Business School. As despesas para realização do curso ocorrem por conta da FAI.

 

Calendário Turmas Ingressantes em 2018  

CalendarioMBA2018

 

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