A+ A A-

FAI Pos 2017 Imagens Novas Gestao

 

MBA EM CONFORMIDADE FISCAL - COMPLIANCE E GOVERNANÇA TRIBUTÁRIA

 

  Inscrições

Introdução

Estar em conformidade principalmente com os Fiscos tem se tornado cada vez mais essencial em tempos de evolução tecnológica do Fisco (O SPED já tem mais de 10 anos) e de operações como Lava-Jato e Zelotes. A indústria 4.0 e busca dos profissionais do mercado pela qualificação evolutiva estão inseridas neste contexto e ajudam os profissionais e as empresas a colherem significativos benefícios com o conhecimento, desenvolvimento e utilização de ferramentas e processos produtivos em ambiente digital. Conhecer e interagir de forma estratégica com este cenário é uma forma de buscar um diferencial competitivo e a melhoria dos resultados contínuos obtidos por estas atividades, seja por meio da formalização de novos processos, revisão de processos já existentes ou da automatização de processos e funções.

Nesse contexto, o curso de MBA em Conformidade Fiscal - Compliance e Governança Tributária oferece aos participantes a oportunidade de desenvolvimento profissional na estruturação, análise e monitoramento de processos que apoiam as empresas na busca pelo cumprimento das normas e para que estejam em conformidade com as exigências do Fisco, de órgãos reguladores, de matrizes multinacionais e normas internas, aproveitando ainda as oportunidades para a melhoria da competitividade e do desempenho das empresas.

O curso será oferecido em Belo Horizonte, em parceria com a BlueTax, que sempre pensando de forma empreendedora e inovadora, com foco no aprimoramento dos profissionais do mercado, e seguindo a mesma qualidade e exigência já referenciada no mercado, oferecerá aos participantes, oportunidades reais de desenvolvimento, aprimoramento, relacionamento e prática em Conformidade Fiscal (Compliance, Governança Tributária e SPED’s).

 

Coordenação

Prof. José Adriano Pinto - Especialista em Conformidade Fiscal, Compliance e Governança Tributária; Participa de algumas reuniões com o Fisco desde o início do SPED e representa atualmente a AllSPED junto a RFB no GT Piloto (SPED 2.0, eSocial, EFD-Reinf...); Sócio-Diretor na AllSPED Conformidade Fiscal; Conselheiro, Palestrante e Coordenador Científico na BlueTax; Blogueiro há mais de 18 anos em blog.bluetax.com.br; Coordenador de MBA na FAI/BlueTax; Professor de MBA na FAI/BlueTax e FAI/IPECONT; Ex-Professor de MBA na FGV-SP, PUC Minas e IPOG; MBA em TI pela FGV com mais de 18 anos de atuação na área de Tecnologia; e Contador e Técnico em Contabilidade com mais de 30 anos de atuação nas áreas contábil e tributária.

  

Objetivos:

  • Habilitar os profissionais envolvidos com as atividades empresariais a lidar com os processos de Compliance.
  • Proporcionar aos participantes a realização de análises bem como, planejamento, controle e gestão dos arquivos digitais que compõe a Conformidade Fiscal do Fisco brasileiro - SPED (EFD ICMS/IPI, EFD-Contribuições), ECD, ECF, eSocial, EFD-Reinf, NF-e, NFC-e, CT-e, etc.).
  • Posicionar os profissionais do impacto da 4ª. revolução industrial nas atividades de compliance, bem como das metodologias e ferramentas existentes no mercado para o cumprimento das obrigações e aproveitamento das oportunidades de melhorias de processos e de automatização de atividades e funções. 

 

Programa:

O curso está estruturado em 4 módulos: Formação Básica, Formação Específica, Internacional, Competências Pessoais e Planejamento de Carreira. Os dois primeiros são obrigatórios.

I- Módulo Formação Básica tem o objetivo de desenvolver as competências básicas exigidas para todos os gestores, independente da sua especialização e é constituído por duas disciplinas que totalizam 32 horas, assim distribuídas:

1.Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios (16 horas)

2.Liderança e Habilidades Gerenciais (16 horas)

 

II- Módulo Formação Prática tem o objetivo de aprofundar os conceitos e aplicações relacionados com a área de Compliance e Governança Tributária e totaliza 328 horas, distribuídas em 15 disciplinas de 16 horas e 4 disciplinas de 24 horas:

1.Legislação Tributária, ICMS, ICMS/ST e IPI;

2.Indústria 4.0 e os Documentos Fiscais Eletrônicos (NF-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, MDF-e, MD-e);

3.SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) - Notas Fiscais, Inventário, CIAP e Bloco K;

4.Contribuições para o PIS/Cofins, CPRB e EFD-Contribuições;

5.Tributos Retidos na Fonte e EFD-Reinf;

6.IRPJ e CSLL e as Formas de Tributação das PJ;

7.Simples Nacional e ISS;

8.Planejamento Tributário;

9.Contabilidade e Auditoria Tributária;

10.IFRS - Contabilidade Internacional;

11.BEPS (Erosão da Base Fiscal e Desvio do Lucro), Transfer Pricing, FACTA e e-Financeira;

12.Estrutura, Análise e Indicadores das Demonstrações Contábeis;

13.ECD (SPED Contábil) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal);

14.Legislação Trabalhista e Encargos Sociais;

15.eSocial e DCTF-Web;

16.Mapeamento de Processos, Governança de TI e Gestão de Projetos;

17.Governança Tributária e Compliance (Gestão de Riscos);

18.Cruzamentos, Auditorias e Análises de Arquivos Digitais e Soluções Fiscais; e

19.Análise e Auditoria Preditiva - Automação do monitoramento de pontos de controle (alertas).

Para conclusão do curso e obtenção do título de especialista na área escolhida, o aluno deverá desenvolver um TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) que, a seu critério, poderá ser um Processo de Compliance e Governança Tributária desenvolvido no seu local de trabalho ou um artigo científico. O TCC será desenvolvido ao longo do curso sob a orientação de um professor e será apresentado após o último dia de aula para uma banca de avaliação. São previstas 82 horas de atividades acadêmicas, assim distribuídas:

  • Metodologia e Oficinas de TCC (32 horas); e
  • Orientação à distância e Bancas de Defesa (50 horas).

 

Além dos 2 módulos obrigatórios, o aluno poderá ainda complementar sua formação executiva com 3 programas especiais e exclusivos da Pós-Graduação FAI. Esses programas são opcionais e não precisam ser decididos no momento da matrícula no curso. São eles:

III- Módulo Internacional (opcional), onde o aluno participa de um Programa Intensivo sobre Internacionalização de Empresas no ISCA Business School de Coimbra, Portugal, com duração de uma semana.

IV- Módulo Competências Pessoais e Planejamento de Carreira (opcional), onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado e, ainda, elaborar um plano individual de carreira.

Conteúdos Especiais (opcional):

  •             BxFórum SPED (pontuação no PEPC); e
  •             BxGDE - Grupo de Discussões Empresariais (pontuação no PEPC). 

 

Carga Horária

O curso tem duração de 450 horas de atividades que são planejadas para um período total previsto de 18 meses de aula, com aulas aos sábados o dia todo (das 08h30 às 17h30) e predomínio de períodos quinzenais. As horas estão assim distribuídas:

  • Módulo Competências Básicas - 32 horas
  • Módulo Formação Específica - 336 horas
  • Módulo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 82 horas

 

Titulação

Ao completar 450 horas do programa e defender com êxito o Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno receberá o certificado de MBA em Conformidade Fiscal - Compliance e Governança Tributária.

 

Corpo Docente

As aulas são ministradas por especialistas, mestres e doutores com vivência empresarial, provenientes de diversas localidades do Brasil.

  • Professores exclusivos BlueTax/FAI: Álvaro Bahia (Coordenador Técnico Nacional do ENCAT e Coordenador Técnico Nacional do Sistema NF-e), Emanuel Franco Jr. (Uma das maiores referências em SPED do Brasil e integrante do GT Piloto do SPED), Me. Gilmara Marinho (Mestre em Gestão Estratégica de Organizações), Henrique Teixeira (Gerente de Custos e Impostos Diretos na Vallourec), José Adriano Pinto (Uma das maiores referências em SPED do Brasil e integrante do GT Piloto do SPED), José Alberto Maia (Coordenador do GT eSocial no Ministério do Trabalho), Dra. Margarida Barreto (Coordenadora Técnica de Desenvolvimento do eSocial no MTE), Mariuche Vieira (Psicóloga com MBA em Liderança e Gestão de Pessoas) e Matheus Rocha (Gerente de Contabilidade na Vallourec); e
  • Demais Professores: Adilson Torres (Mestre em Administração, MBA em Gestão Industrial e Especialização em IFRS e NIAS), Me. Alex Diamante (20 anos de experiência em consultoria de seleção e implantação de ERP’s e Gestão de Processos), Christiane Ferraz (Instrutora de Cursos de Capacitação profissional do CRC/MG, AMIS, Bluetax, Breve Relato, FECON, FIEMG, SEBRAE), Me. Eduardo Ezequiel Santos (Mais de 20 anos de experiência em áreas de controladoria, financeira, tributária, societária, jurídica, comercial), Me. Fábio Carvalho (Doutorando em Ciências da Linguagem, Mestre em Administração, Contador e Administrador com MBA em Gerência de Empresa e em Gestão Educacional), Filemon Oliveira (Conselheiro e Ex Membro do GT Tributário do CRC-MG, Membro do Grupo de Revisão e Simplificação Tributária de MG, Articulista e Palestrante), Hélio Noman (Membro da ABRADT, Mestrando em Administração e Governança Corporativa, Advogado e Consultor Tributário), Me. Joel Parsifal (Mestre em Administração e Contador com Especialização em Direito Tributário), Dra. Josmária de Oliveira (Doutora em Ciência da Informação, Mestre em Administração, Contadora e Administradora), Luiz Antônio Medeiros de Araújo (Integrante do GT eSocial no Ministério do Trabalho), Me. Luiz Felipe de Carvalho (Mestre em Administração e Contador com experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Tributos), Márcio Tonelli (Representante da Fenacon do GT Piloto do SPED), Me. Marco Antônio Pereira (Mestre em Finanças e Contador com Especialização em Controladoria), Me. Matheus Trolesi (Professor e Diretor do IPECONT, Mestre em Administração, Contador com Especialização em Direito Tributário), Mauro Negruni (uma das maiores referências em SPED do Brasil e integrante do GT Piloto do SPED) e Paulo David Ferreira (Conselheiro no Conselho de Assuntos Tributário da FIEMG e Coordenador do GT Tributário do IABR - Instituto Aço Brasil).

 

Investimento

Matrícula de R$ 608,00 + 20 Mensalidades de R$ 608,00

Como estímulo para as antecipações de pagamento das parcelas por parte do aluno, serão concedidos os descontos:

• Bolsa incentivo FES/FAI e BlueTax: desconto de 10%, para pagamento até o primeiro (1º) dia útil do mês do vencimento, valor líquido de: R$ 547,00

• Desconto de 5%, para pagamento até o dia 10 do mês do vencimento, valor líquido de: R$ 578,00

 

Regra Geral

Bolsas, descontos e convênios não são cumulativos.

 

Programa Internacional

Os cursos de pós-graduação da FAI oferecem um Programa Internacional para a Europa. O programa tem duração de 10 dias e inclui dois países - Portugal e Espanha. Em Portugal os alunos participam de um MBA Intensivo de uma semana sobre Internacionalização de Empresas no ISCA Business School de Coimbra. O programa inclui também visitas culturais incluindo, além da cidade de Coimbra, Lisboa, Porto e a capital espanhola Madrid. O Programa Internacional é opcional e não está incluído na carga horária nem no investimento do curso. Os alunos participantes recebem certificado especial expedido pelo ISCA Business School. As despesas para realização do curso ocorrem por conta da FAI.

 

Calendário Turmas Ingressantes em 2018

Turma 3 com início em 02/06/2018

VE2 

IPECONT 2015

logo

blue green orange red

© 2014 NPG-FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3032