A+ A A-

Engenharia de Produção

O Curso

Um curso que já nasce com o diferencial e a excelência da FAI.

Diferente de outras engenharias, em que a habilitação profissional fica vinculada a um ramo industrial (naval, civil, petróleo, etc.) ou a uma área técnica dentro de uma empresa (química, elétrica, mecânica, etc.), a Engenharia de Produção busca aliar conhecimentos da engenharia tradicional a conceitos de gestão empresarial e métodos matemáticos avançados, envolvendo administração, economia e tecnologia da informação. O objetivo é formar um profissional com visão global do negócio de uma organização, com competência para entender, aplicar e desenvolver métodos e ferramentas para melhorar o desempenho ao longo de toda a cadeia produtiva de produtos e serviços.

O curso de Engenharia de Produção da FAI foi autorizado pela Portaria MEC Nº 539 de 23/10/2013 e iniciou a primeira turma em fevereiro de 2014. O curso tem um total de 3.848 horas e está estruturado em oito áreas de conhecimento – Engenharia, Métodos Quantitativos, Engenharia de Produção e Operações, Engenharia de Produto, Engenharia de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança, Engenharia Organizacional, Sistemas de Informação e Humanidades, cada uma delas contendo uma sequência específica de disciplinas distribuídas ao longo dos 10 semestres do curso. Cada sequência, chamada de eixo de formação, visa desenvolver as competências, habilidades e atitudes, necessárias à formação do engenheiro de produção, atendendo plenamente aos conteúdos básicos, profissionais e específicos definidos nas diretrizes do MEC, além de estarem alinhados com o perfil do novo engenheiro de produção apontado pela ABEPRO e CREA e demandado pelas empresas do país.

O curso oferece um currículo moderno, diferenciado, com linhas de formação e ênfases bem definidas. As condições de oferta são apresentadas a seguir:

Turnos: diurno (60 vagas) e noturno (60 vagas).

Aulas: das 8 h. às 11 h. e 35 min. (diurno) e das 19 h. 30 min. às 23 h. e 05 min. (noturno), de segunda a sexta-feira; sábados das 8:00h às 11:35h.

Duração: 5 anos (mínimo) e 7 anos (máximo).

Regime: seriado, anual.

Carga horária: 3.848 horas.

Titulação: Bacharel em Engenharia de Produção.

Coordenador: Profa. Dra. Sandra Carvalho dos Santos

Objetivos

Objetivo geral

O curso de Engenheira de Produção da FAI tem como objetivo principal prover uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando o aluno a absorver e desenvolver novas tecnologias e estimulando a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Objetivos específicos

Os objetivos específicos são:

√ Prover uma excelente formação técnica, voltada para a engenharia, produção, tecnologia e gestão de sistemas.

√ Prover ampla e sólida gama de conhecimentos em finanças, gestão de pessoas e equipes e em marketing estratégico.

√ Prover visão global e estratégica, com uma sólida formação em administração e economia.

√ Prover a formação empreendedora que já caracteriza os cursos da FAI, onde o aluno tem oportunidades para desenvolver criatividade, flexibilidade, espírito crítico, iniciativa, tomada de decisão e atuação em equipes multidisciplinares.

√ Garantir uma formação profissional moderna e de qualidade, como exigido pelo mercado.

A Profissão

Pode-se afirmar que o curso de Engenharia de Produção se coloca como um dos que mais abre portas no mercado de trabalho atual, por capacitar o aluno a tratar de forma abrangente as questões fundamentais para a sobrevivência das empresas, como a otimização de processos e a qualidade dos produtos, de forma a agregar valor à cadeia logística das empresas e dos negócios, considerando não só aspectos econômicos, mas também os ambientais e humanos.

A formação abrangente do Engenheiro de Produção atende, simultaneamente, às principais necessidades das organizações modernas: conhecimento técnico, científico e de gestão.

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Produção no Brasil e no mundo encontra-se em expansão devido, principalmente, a grande gama de áreas de atuação onde o profissional com boa formação tem espaço garantido no mercado de trabalho.

O Engenheiro de Produção pode atuar em inúmeras áreas profissionais. Dentre elas, destacam-se: Engenharia de Processos, da Qualidade e de Produtos; Engenharia Ambiental e de Segurança; Gestão de Projeto, Financeira e Tecnológica, Administração, Docência, Pesquisa, etc.

Para atender às exigências do mercado profissional, o Engenheiro de Produção formado pela FAI possuirá habilidades e competências para:

√ Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

√ Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

√ Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

√ Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

√ Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

√ Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

√ Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;

√ Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

√ Atuar em equipes multidisciplinares;

√ Compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais;

√ Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental (responsabilidade sócio ambiental);

√ Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;

√ Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;

√ Dimensionar e integrar recursos humanos e financeiros a fim de produzir com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas;

√ Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões;

√ Ser capaz de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas;

√ Prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidades;

√ Incorporar conceitos e técnicas de qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria. 

√ Prever a evolução de cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade;

√ Acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade;

√ Compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade;

√ Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos;

√ Gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologia adequada.

Corpo Docente

O corpo docente do curso de Engenharia de Produção é constituído por professores com formação acadêmica de ponta, com 84% de mestres e doutores, além de possuírem experiência prática de mercado. São eles:

Prof.   Dra. Adriana Aparecida dos Santos Izidoro

Prof.   Me. André Godoi Chiovato

Prof.   Me. Carlos Alberto Mont'Alvåo

Profa. Esp. Christina Telles

Profa. Ma. Daniella F. Amaral Mont Alvão

Prof.   Me. Júlio Resende Ribeiro

Profa. Esp. Luciana Aparecida de Pontes

Prof.   Me. Paulo Fonseca Junior

Profa. Ma. Rosa Stela Ribeiro de Lorena

Profa. Dra. Sandra Carvalho dos Santos

Prof.   Me. Vinicíus A. Montgomery Miranda

Prof.   Me. Vinicius Fortes de Castro

Prof.   Me. Wilson Alixandrino da Silva

Diferenciais FAI

√ Formação empreendedora
√ Projetos Interdisciplinares com aplicação prática nas empresas nos 5 anos do curso
√ Apresentação de projetos na Feira de Tecnologia e Empreendedorismo da FAI, FAITEC
√ Grupo de Estudos Avançados em Engenharia de Produção (GEAEP)
√ Desenvolvimento de projetos de pesquisa com bolsas de Iniciação Científica
√ Publicação de artigos na Revista Inicia de Iniciação Científica
√ Semana Acadêmica de Engenharia de Produção com palestras, minicursos e atividades culturais
√ Possibilidade de incubar projetos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FAI, INTEF
√ Integração com empresas do Vale da Eletrônica e região com oportunidades de estágios e empregos
√ Participação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no NPDI/FAI

 

 

 

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi selo 2015
 

 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário