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Pedagogia

O Curso

Melhor curso de Minas Gerais e 15º melhor do Brasil (ENADE 2011).

Diferenciando-se dos diversos cursos de Pedagogia oferecidos atualmente, o curso da FAI possui um projeto pedagógico que vai muito além das diretrizes curriculares mínimas exigidas, formando realmente um educador preparado para os desafios de uma Sociedade do Conhecimento.

Essa inovação pode ser vivenciada nos laboratórios de práticas pedagógicas, nos laboratórios de informática para o desenvolvimento de atividades relacionadas às tecnologias da comunicação e informática na educação, na moderna biblioteca que oferece todo apoio literário ao estudante, nos softwares educacionais e no aprimoramento da área artística e da educação física.

A Pedagogia da FAI inova também com a inclusão no currículo de dois projetos especiais que capacitam seus alunos para trabalhar com o uso de tecnologias especiais e com portadores de necessidades educacionais especiais – PNEE.

O curso oferece um currículo moderno, diferenciado, com linhas de formação e ênfases bem definidas, e especializações em nível de pós-graduação. As condições de oferta são apresentadas a seguir:

Turnos: noturno (50 vagas).

Aulas: das 19 h. 30 min. às 23 h. e 05 min. (noturno), de segunda a sexta-feira.

Duração: 4 anos (mínimo) e 5 anos (máximo).

Regime: semestral.

Carga horária total: 3.200 horas.

            Formação básica: 2.400 horas.

            Estágio supervisionado: 300 horas.

            Atividades teóricas-práticas: 300 horas.

            Atividades complementares: 200 horas.

Titulação: Pedagogo – Licenciado no Magistério da educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e matérias pedagógicas do ensino médio e médio profissionalizante.

Coordenador: Profa. Ma. Valéria Santos Paduan Silva

Objetivos

Objetivo

I - Formar o educador como profissional que tem o domínio dos conteúdos técnico, científico e pedagógico necessário para perceber as relações entre a educação e a sociedade na sua totalidade, sendo capaz de atuar como agente de transformação da realidade educacional, expressando seu compromisso ético e político com os interesses da maioria da população brasileira;

II - Conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento, que serão objeto de sua atividade docente, adequando-os às necessidades dos alunos;

III - Compreender e atuar sobre o processo de ensino-aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino;

IV - Resolver problemas concretos da prática docente e da dinâmica escolar, zelando pela aprendizagem dos alunos;

V - Considerar na formação dos alunos da educação básica, suas características sócio-culturais e psicopedagógicas;

VI - Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente.

(artigo 1º - parágrafo 2º da Resolução nº 1/99- CP/CNE)

Objetivos Específicos

De acordo com a Proposta de Diretrizes do MEC, a Formação de Professores de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e visa:

I - Promover o desenvolvimento das capacidades previstas para as crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da compreensão das expectativas de desenvolvimento e aprendizagem específicos dos alunos dessa etapa da escolaridade;

II - Selecionar e organizar conteúdos da Língua Portuguesa, da Matemática, de História, Geografia, Ciências Naturais, Arte e Educação Física, da Ciência da Computação e da Informática, de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos de Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma consistente formação nessas áreas, destacando seu papel na formação dos alunos, seus conteúdos, sua historicidade, seus métodos de investigação, bem como sua didática;

III - Compreender as relações entre professor, aluno e saber a ser ensinado e propor/escolher seqüências didáticas adequadas ao desenvolvimento e aprendizagem de crianças nessa etapa da escolaridade, a partir da compreensão de estudos e pesquisas das didáticas das diferentes áreas, da análise e da vivência de práticas em que esses conhecimentos possam ser experienciados;

IV - Planejar e gerenciar o tempo, o espaço e as rotinas escolares, selecionar e usar bons recursos didáticos e estratégias metodológicas, a partir da compreensão dos temas didáticos como os acima indicados, da observação, da tematização e reflexão sobre a prática;

V - Analisar as produções dos alunos e interpretar o significado dos “erros”, para fazer intervenções apropriadas que façam as crianças avançarem em suas hipóteses, a partir do conhecimento sobre desenvolvimento e aprendizagem e do confronto entre esse conhecimento e a aplicação de teorias e práticas didáticas;

VI - Trabalhar os temas que são transversais ao currículo dessa etapa de ensino, tanto em sua área específica como no convívio escolar;

VII - Trabalhar com crianças portadoras de necessidades especiais, na perspectiva da inclusão, a partir da adaptação curricular das diferentes áreas de conhecimento, às necessidades específicas dessas crianças.

A Profissão

O Curso de Pedagogia está articulado para o desenvolvimento de Competências em um profissional inserido na realidade brasileira do terceiro milênio. Nesse mundo contemporâneo, o papel do professor está sendo questionado e redefinido de diversas maneiras, principalmente quanto ao impacto da Tecnologia da Informação e das Comunicações sobre os processos de ensino e aprendizagem e suas metodologias, técnicas e materiais de apoio.

No cenário de uma Sociedade do Conhecimento, a escola vai precisar redefinir valores, posturas e assumir novos papeis, vivenciando práticas coerentes. Como sistema aberto, precisará trabalhar em ritmo de aprendizagem permanente e de possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional para cada uma das pessoas que a compõem.

Alinhado com essa nova realidade, o curso de Pedagogia da FAI está capacitado para formar um Educador do Século XXI com as seguintes competências:

  Organizar e dirigir situações de aprendizagem

  Administrar a progressão das aprendizagens

  Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação

  Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho

  Trabalhar em equipe

  Participar da administração da escola

  Informar e envolver os pais

  Utilizar novas tecnologias

  Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão

  Administrar sua própria formação contínua.

O pedagogo formado na FAI poderá atuar em diferentes áreas da educação, quais sejam: lecionar para a educação infantil e para as primeiras séries do ensino fundamental em escolas da rede pública e privada; atuar na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico; lecionar em instituições que trabalham com alunos portadores de necessidades educacionais especiais (PNEE); prestar assessoria pedagógica em empresas, ONG´s e outros.

Corpo Docente

O corpo docente do curso de Pedagogia é constituído por professores com formação acadêmica de ponta, com 47% de mestres e doutores, além de possuírem experiência prática de mercado. São eles:

Profa. Ma. Adriana de Moraes P. Santos

Prof.   Dr. Aldo Ambrósio Morelli

Profa. Esp. Camila Graças Zucareli Souza

Profa. Ma. Claudia Mª V. Novaes de Souza

Profa. Esp. Creuza Leite de Souza

Profa. Esp. Denise da Silva Segura

Profa. Esp. Francisca S. Paduan Mendonça

Profa. Esp. Luciana Aparecida de Pontes

Profa. Esp. Margarete Ribeiro Siqueira

Profa. Esp. Maria Angelica Maia Santos

Profa. Me. Maria Camila Moreira Fonseca

Prof.   Me. Marcelo Saber Bitar

Profa. Esp. Rosemy Ap. Mendonça Villela

Prof.   Dr. Thiago Ribeiro de Freitas

Profa. Ma. Valéria Santos Paduan Silva

Prof.   Me. Vinicius Fortes de Castro

Diferenciais FAI

√ Formação empreendedora
√ Apresentação de projetos na Feira de Tecnologia e Empreendedorismo da FAI, FAITEC
√ Desenvolvimento de projetos de pesquisa com bolsas de Iniciação Científica
√ Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
√ Publicação de artigos na Revista Inicia de Iniciação Científica
√ Uso de tecnologias educacionais inovadoras
√ Semana Acadêmica da Pedagogia com palestras, oficinas e atividades culturais
√ Possibilidade de incubar projetos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FAI, INTEF
√ Integração com escolas, instituições e empresas do Vale da Eletrônica e região com oportunidades de estágios e empregos
√ Participação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no NPDI/FAI
√ Curso com conceitos elevados junto ao MEC e excelência reconhecida pelo mercado

 

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