A+ A A-

Sistemas de Informação

O Curso

O curso de Sistemas de Informação tem Conceito de Curso  igual a 5 (ou “Muito bom”) atribuído para suas condições de "Organização didático-pedagógica”, “Corpo Docente” e “Infraestrutura” e Conceito ENADE igual 5 (nas edições de 2011 e 2014)

A FAI tem experiência no ensino superior da área de Informática e Computação, desde 1978, quando criou o Curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Este foi o primeiro curso da área oferecido no interior do estado e o segundo implantado em Minas Gerais.

Em 1997, o MEC autorizou a transformação do Curso de Tecnologia em Processamento de Dados para Bacharelado em Ciência da Computação, ministrado em quatro anos. Em 2002, o curso de Ciência da Computação foi renomeado Bacharelado em Sistemas de Informação.

Em 2005, na realização do primeiro Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Ensino Superior (ENADE), os concluintes de Ciência da Computação conseguiram a melhor média entre os cursos de instituições privadas do interior do estado.

Em 2008, em relação ao Curso de Sistemas de Informação, o conceito ENADE foi 4, na escala de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima. Este foi o melhor conceito obtido na região, sendo a média geral da turma classificada entre as 25 melhores do Brasil.

Em 2012, foram divulgados os resultados do ENADE/2011 e o curso de Sistemas de Informação obteve o conceito 5, classificando-se entre os 10 melhores do Brasil. Também em 2012, a equipe “Xeque-mate” formada por alunos do curso foi campeã estadual do Desafio Sebrae e terceira colocada nacional da competição que visa a preparação de empreendedores para o mercado de trabalho.

Em 2015, foi publicado o resultado do ENADE/2014 e o curso, novamente, obteve o Conceito 5.

O curso oferece um currículo preparado para uma formação profissional de excelência, com linhas de formação e ênfases bem definidas, com oportunidades de especializações em nível de pós-graduação.

As condições de oferta são apresentadas a seguir:

Turnos: diurno (50 vagas) e noturno (50 vagas).

Aulas: das 8 h. às 11 h. e 35 min. (diurno) ou das 19 h. 30 min. às 23 h. e 05 min. (noturno), de segunda a sexta-feira.

Duração: 4 anos (mínimo) e 7 anos (máximo).

Regime:por períodos, semestral.

Carga horária: 3.000 horas.

Titulação: Bacharel em Sistemas de Informação.

Coordenador: Profa. Ma. Eunice Gomes de Siqueira

Objetivos

Objetivo Geral

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem a computação como atividade meio e visa formar recursos humanos para a automação dos sistemas de informação das organizações. Para cumprir seu objetivo, o curso deve abranger duas grandes áreas de atuação: (1) aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia da informação e (2) o desenvolvimento e evolução de sistemas e infra-estrutura para uso em processos organizacionais.

Objetivos Específicos

O curso de Bacharelado de Sistemas de Informação da FAI tem o caráter de atendimento ao seu objetivo geral e também às demandas mais específicas que a região tem apresentado nesses últimos anos nas áreas de Eletrônica, Telecomunicações e Informática, advindas do Pólo Tecnológico, de iniciativas como a Rota Tecnológica e de outros eventos resultantes de esforços para o desenvolvimento sustentado da região.

Assim, o curso precisa formar profissionais críticos, ativos, conscientes de seu papel social e de sua contribuição para o desenvolvimento humano e tecnológico do país e capazes de:

 especificar, analisar, projetar, implementar, testar, implantar, manter e validar sistemas de informação;

 gerenciar projetos para o desenvolvimento de sistemas de informação;

 gerenciar os sistemas de informação aplicados às áreas administrativas e industriais das organizações.

A Profissão

O profissional de Sistemas de Informação se diferencia dos outros profissionais da área por estar preparado para empregar tecnologia de computação em um contexto ampliado, que pressupõe conhecimentos de administração, economia e de outras ciências sociais e humanas.

Com conhecimentos sólidos de informática e com base teórica sobre administração, ele é competente para analisar os dados manipulados pela organização e, mediante suas necessidades específicas, desenvolver soluções que ajudam na tomada de decisão. Para isso, utiliza-se de metodologias de diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de projetos de tecnologia da informação voltados para esse fim.

As características necessárias para atuar na área são: raciocínio lógico, exatidão, concentração, organização e iniciativa. O domínio de um idioma estrangeiro, como o inglês, complementa a habilidade e pode ser um diferencial.

As perspectivas do Bacharel em Sistemas de Informação da FAI no mercado de trabalho são bastante promissoras, tendo em vista que ele tem condições de atuar em qualquer empresa ou instituição informatizada, podendo ainda, prestar serviços de assessoria e consultoria especializada, atuar no meio escolar e acadêmico como pesquisador e professor ou ter seu próprio negócio.

Ele poderá exercer as seguintes funções:

  programador, projetista e analista de sistemas;

  administrador de banco de dados e de redes de computadores;

  gerente de projetos de informática;

  gerente de sistemas de informação;

  consultor e auditor na área de Sistemas de Informação;

  empresário da área de Sistemas de Informação.

O projeto pedagógico do curso da FAI garante a formação de profissionais que, ao final do curso, terão condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades, agregando:

√  domínio de novas tecnologias da informação e gestão da área de Sistemas de Informação, visando melhores condições de trabalho e de vida;

√  conhecimento e emprego de modelos associados ao uso das novas tecnologias da informação e ferramentas que representem o estado da arte na área;

√  conhecimento e emprego de modelos associados ao diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de projetos de sistemas de informação aplicados nas organizações;

√  uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade e nas organizações.

Corpo Docente

O corpo docente do curso de Sistemas de Informação é constituído por professores com formação acadêmica de ponta, com 81% de mestres e doutores, além de possuírem experiência prática de mercado. São eles:

Profa. Ma. Adriana de Moraes Pereira Santos

Prof. Me. Afonso Celso Soares

Prof. Me. André Godoi Chiovato

Prof. Me. Benedito Márcio B. Magalhães

Prof. Diogo Gabriel de Castro Vasconcelos

Profa. Ma. Eunice Gomes de Siqueira

Prof. Esp. Evandro Luis Brandão Gomes

Prof. Dr. Fábio Gaviäo Avelino de Mello

Prof. Me. Jaci Alvarenga Theodoro Filho

Prof. Dr. José Cláudio Pereira

Prof. Me. Júlio Resende Ribeiro

Prof. Esp. Roberto de Souza Porto

Profa. Ma. Rosa Stela Ribeiro de Lorena

Profa. Ma. Silvana Isabel de Lima

Prof. Dr. Thiago Ribeiro de Freitas

Prof. Ma. Vinicíus A. Montgomery Miranda

Diferenciais FAI

√ Formação empreendedora
√ Maratona de Programação
√ Apresentação de projetos na Feira de Tecnologia e Empreendedorismo da FAI, FAITEC
√ Desenvolvimento de projetos de pesquisa com bolsas de Iniciação Científica
√ Publicação de artigos na Revista Inicia de Iniciação Científica
√ Semana Acadêmica de Sistemas de Informação com palestras, minicursos e atividades culturais
√ Possibilidade de incubar projetos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FAI, INTEF
√ Integração com empresas do Vale da Eletrônica e região com oportunidades de estágios e empregos
√ Participação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no NPDI/FAI
√ Curso com conceitos elevados junto ao MEC e excelência reconhecida pelo mercado, com índice de empregabilidade de 98%

Calendário Escolar

Calendário Escolar Anual

Calendário Escolar Semestral

  

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi selo 2015
 

 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário