A+ A A-

 Maratona de Programação

FAI SI Maratona2015

 

Apresentação

A Maratona da Programação da FAI destina-se a alunos do curso de graduação em Sistemas de Informação. A competição busca promover nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano 2000. Ela nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM - ACM International Collegiate Programming Contest - e é parte da regional sul-americana do concurso.

A Premiação e Confraternização

A comissão organizadora da Maratona de Programação da FAI oferecerá trofeus aos 3 primeiros colocados na competição. Após o encerramento e entrega dos trofeus será realizado um almoço de confraternização entre os participantes.

Os times participantes que resolverem no mínimo 2 problemas, receberão um bônus nas disciplinas ligadas à área de programação (Técnicas de Programação, Linguagem de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Laboratório de Desenvolvimento de Software e Sistemas Distribuídos), segundo o critério: nº de problemas resolvidos * 2. 

Realização

 

Regras

Modelo do Caderno de Tarefas

Serão seguidas as regras estabelecidas pela ACM e SBC.

Os times serão compostos por três alunos (pode ser de qualquer série/turma) e, no máximo, um reserva (não obrigatório). A participação do reserva no concurso se dará apenas em caso de algum problema ocorrer com um dos participantes antes da realização do concurso. Depois de iniciado não há possibilidade de substituições no time.

O time tentará resolver durante 4 horas o maior número possível dos 5 ou mais problemas que serão entregues no início da competição. Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

Os problemas serão resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis: C, C++ ou Java, sem utilização de IDEs gráficas.

Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.

À sua disposição estes alunos terão um computador e material impresso (livros, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

A cada submissão incorreta de um problema é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da submissão correta somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto.

Ambiente Computacional

 

Computadores: Dell Intel I3, 2 GB Ram. 

Sistema Operacional: Windows.

Compiladores: C, C++ e Java. 

IDEs:  a ser definido. 

Sistema de submissão eletrônica: BOCA Online Contest Administrator - Sistema de Submissão. 

Manual de Referência para equipes

Programação

02 de dezembro de 2017

 8h 30min.

Chegada das equipes.

9h

Início da competição.

13h

Término da competição.

13h 15min.

Premiação.

13h 30min.      

Almoço.

 

Inscrição

A inscrição dos times deve ser feita até 13/11 (segunda-feira)  acessando o  Formulário de Inscrição On-line!

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone:(35) 3473-3000.

 

 

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário