A+ A A-

Curso de Sistemas de Informação realiza sua 14ª Maratona Interna de Programação

Promover a habilidade de resolver problemas sob pressão; a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe. São estes os objetivos da Maratona de Programação do curso de Sistemas de Informação da FAI. A atividade, que está em sua 14ª edição, teve início em 2003. Vencem a competição as três equipes que conseguirem resolver o maior número de problemas no menor tempo. A Maratona foi realizada no último sábado (30 de novembro) no campus FAI. Participaram vinte e três equipes, compostas, em sua maioria, por três alunos.

Integraram a comissão organizadora: a coordenadora do curso de Sistemas da Informação da FAI, professora Eunice Siqueira, e os professores Roberto Porto, Silvana Lima, Júlio Resende, Fábio Gavião e o analista de sistemas César Lopes.

Ao final da Maratona, o diretor da FAI, professor José Cláudio Pereira, enalteceu a atitude e a harmonia da competição e a participação de todos os maratonistas. Em seguida, a Faculdade ofereceu um almoço de confraternização aos alunos e à comissão organizadora.

EQUIPES VENCEDORAS

As três equipes vencedoras receberam troféus. Coube o primeiro lugar à equipe Close, composta pelos alunos Andrey J. Pereira, Elson  R. Vieira e Leidiane E. Cunha.

O segundo lugar ficou com a equipe Adblock, cujos integrantes são os alunos Marcelo Augusto de Almeida, Jennifer Borges de Oliveira e Thiago Vinícius Ribeiro. Já o terceiro lugar no pódio foi da equipe Zu.bat, composta pelos alunos Alessandra Caroline de Assis Pereira, Braian Neves Trigo Leite dos Santos e Brenner Neves Trigo Leite dos Santos.

“Este ano, a Maratona teve uma disputa muito acirrada, sendo este o nosso melhor desempenho dentre nossas participações. Como temos um tempo máximo determinado para resolvermos os problemas, estamos sempre sob pressão. O fato de ser realizado por equipes facilita o desenvolvimento das soluções, pois há troca de conhecimentos e experiências entre os membros. Durante a Maratona, somos desafiados de diversas formas. Temos que aplicar o nosso conhecimento em programação para conseguirmos desenvolver soluções para os problemas propostos. Consideramos a Maratona como um dos diferenciais do curso da FAI, uma vez que estimula o trabalho em equipe e conscientiza os alunos da importância da programação para solucionar os mais diversos problemas.”

Equipe Close 1º lugar
Equipe Close (1º lugar)

“Participar da Maratona é uma experiência muito boa, pois nos coloca em um cenário muito parecido com o ambiente de trabalho real. Temos pouco tempo para resolver o maior número de problemas, quando além de precisarmos ter um raciocínio rápido, é preciso saber trabalhar com toda a pressão gerada pela competição. A Maratona contribui e muito com nosso desenvolvimento, além de nos mostrar o quanto sabemos e o quanto ainda precisamos estudar para desenvolver ainda mais nossas habilidades.  Para nós foi um resultado muito bom e com certeza iremos participar das próximas edições.”

Equipe Adbloc 2º lugar
Equipe Adbloc (2º lugar)

“Trabalhar sobre pressão é algo comum hoje, como vemos no mercado de trabalho, estamos sempre correndo contra o tempo. O maior desafio foi mesmo o tempo para resolver as questões, tínhamos pouco tempo e somente um computador para programar e fazer os testes, mas conseguimos nos organizar. A excelência do curso em si já é um diferencial e a Maratona fecha o ano letivo com chave de ouro proporcionando ótimas experiências a nós alunos e permitindo que coloquemos em prática nosso aprendizado de forma descontraída, apesar da pressão do tempo. Como nosso grupo já é uma família, trabalhamos melhor em equipe e conseguimos então colher bons resultados de nosso trabalho.”

Equipe Zu.bat 3º lugar
Equipe Zu.bat (3º lugar)

geral
Os maratonistas, comissão organizadora e o diretor da FAI, professor José Cláudio Pereira

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário