A+ A A-

Equipe Pibid/FAI apresenta culminância do projeto Formando leitores pelas ondas do rádio

A manhã de sábado (3 de dezembro) foi de intensa movimentação no campus FAI. Ocorria ali em uma ampla sala de aula - transformada em estúdio de rádio -  a culminância do projeto Formando leitores pelas ondas do rádio.  Diante do olhar orgulhoso de pais, professores e equipe FAI, grupos de  alunos da  Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida e das escolas municipais Coronel Joaquim Inácio e José Ribeiro de Carvalho, todas de Santa Rita do Sapucaí, apresentavam  seus projetos radiofônicos ao público presente.

O projeto é uma ação do Pibid/FAI - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que tem entre seus objetivos a formação do docente na prática. Explica a coordenadora institucional do Programa, Profa. Ma. Valéria Paduan, que também é coordenadora do curso de Pedagogia: “O projeto tem como objetivo usar o fascínio que os alunos têm pela tecnologia para desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Serão eles os produtores das notícias, que contemplam entre outros assuntos, dicas de  filmes, livros, assuntos do cotidiano. A rádio escola irá ao ar diariamente na hora do recreio.”

A coordenação técnica do projeto é do expert em rádio escola, Wanderley Rodrigues de Souza, que atua na área desde 2001. Para ele, o projeto promove novas possibilidades na escola criando um ambiente interativo e alegre e também poderá ser levado para a sala de aula, tornando as aulas mais atrativas. Entusiasta, ele ressalta: “Este projeto me deixa muito feliz. São conhecimentos que os alunos irão levar para a vida.  E também desperta talentos. Vejo aqui futuros profissionais nesta área”.

O projeto será implantado nas três escolas em 2017 e será assessorado por um grupo de alunas, bolsistas do Pibid, acompanhadas pelos coordenadores de área, professores Dr. Thiago Freitas, Ma. Cláudia Novaes, Ma. Margarete Ribeiro e Me. André Ribeiro dos Santos, sob a coordenação da Profa. Ma. Valéria Paduan.

O QUE DIZ A COMUNIDADE ESCOLAR

Entre os participantes da escola Coronel Joaquim Inácio, a aluna Maria das Graças Pereira dos Reis, que não cabia em si de felicidade, pois comemorou seu aniversário atuando como sonoplasta de sua equipe. Diz, com convicção: “Adorei o projeto, a mesa de som, programar no notebook. Já descobri minha profissão: quero trabalhar em rádio.” A mãe dela, Vanusa Pereira dos Reis, contou que nunca tinha visto uma mesa de som e ficou feliz quando viu a filha desenvolta entre botões e fios. E ressaltou: “Que venham mais projetos como este”!

Felipe Ferreira Regis, da Escola José Ribeiro de Carvalho, relatou que gostou das duas partes do projeto: a elaboração de notícias e a parte técnica. Mas confidenciou: “Trabalhar na mesa de som é mais legal”!  Para sua mãe, Simone Ferreira de Souza, que cursa Pedagogia na FAI, o projeto contribui para o desenvolvimento das crianças. “Ótimo exercício para aprender a falar em público, a aprender a usar a tecnologia, a lidar com situações difíceis”, comenta.  

“Tenho acompanhado o projeto a distância pelas informações do meu filho que a cada dia está mais empolgado com a parte operacional. Chega em casa e fica brincando com CD, fazendo testes”, conta Maiara Fleming Costa Paduan, mãe de Lucas Paduan Dias, que estuda na escola Dr. Luiz Pinto de Almeida. Lucas, declarou, empolgado, que aguarda com grande expectativa a continuidade do projeto no próximo ano. “Gostei muito de tudo”, salientou.  

O que pensam os professores das escolas envolvidas?  A professora Liana Ordine de Souza, representante da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, sintetiza em três palavras sua opinião sobre o projeto: “Animação. Informação. Disciplina”. Ela e os outros professores aguardam com grande expectativa a implantação do projeto em suas respectivas escolas em 2017.

foto 1 Maria das Graças e Vanusa mãe
Maria das Graças e sua mãe Vanusa

Foto 2 Felipe e Simone
Felipe e sua mãe Simone

foto 3 Lucas e Maiara
Lucas, sua mãe Maiara e irmã, o coordenador técnico do projeto Wanderley Rodrigues e a coordenadora institucional do Pibid/FAI, Profa. Ma. Valéria Paduan

foto 4
Alunos, professores, pais e equipe FAI

foto 5
Grupo de alunos apresentando projeto

foto 6
No encerramento das atividades, um grupo de alunas do curso de Pedagogia  apresentou o Teatro de Sombras, projeto premiado na Faitec 2016

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi selo 2015
 

 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário