A+ A A-

Professor do curso de Engenharia de Produção da FAI defende tese de doutorado na Unifei

O professor do curso de Engenharia de Produção da FAI, Vinícius Fortes de Castro, é o mais novo doutor da Instituição. Ele defendeu sua tese de doutorado com o título “Dendrissomas Magnéticos com Propriedades Teranósticas” pela Unifei - Universidade Federal de Itajubá, em 12 de dezembro de 2016. Participaram da banca: Prof. Dr. Edson Giuliani Ramos Fernandes, Prof. Dr. Rondinelli Donizetti Herculano, Profa. Dra. Maria Elena Leyva Gonzalez, Profa. Dra. Andrea Arantes Borges, Prof. Dr. Carlos Roberto Rocha e o orientador de seu projeto de pesquisa, Prof. Dr. Álvaro Antônio Alencar de Queiroz.

O professor faz um breve resumo do seu projeto de pesquisa: “A nanotecnologia, associada a agentes antiinflamatórios, não esteroidais (AINES) e nanopartículas magnéticas (NPM) parece ser uma alternativa promissora para a melhora da efetividade dos fármacos antineoplásicos atualmente utilizados em oncologia. Neste contexto, este trabalho apresenta os resultados dos estudos físico-químico e biológico de magneto-dendrissoma de poliglicerol (MDS) para aplicações multimodais na terapia clínica e diagnóstica do câncer. O presente trabalho destina-se a terapia e diagnóstico do câncer através da magnetohipertermia, processo pelo qual as células tumorais vão a lise pela elevação da temperatura corporal”.

De acordo com o professor, os principais achados da pesquisa são: “sistemas transportadores de partículas magnéticas (nanoesferas), análise das respostas do organismo humano frente as nanoesferas, citotoxicidade, encapsulamento das nanoesferas, respostas das células tumorais”.

Quanto à aplicabilidade prática, ele explica: “inserção das nanoesferas no organismo humano, de modo que as mesmas possam atuar junto as células tumorais, causando sua lise. Testes iniciais foram realizados em ratos, com respostas promissoras e encorajadoras”.

tese vinicius
Prof. Vinicius e a banca composta pelos professores Carlos, Edson, Álvaro (orientador) Rondinelli, Andrea e Elena.

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário