A+ A A-

FAI acolhe os calouros 2017 com Trote Solidário

Desvincular o trote tradicional dos atos de humilhação e violência, transformando-o em uma ação de confraternização, entretenimento, responsabilidade social, respeito e alegria, sem deixar de lado seus principais valores: o rito de passagem que envolve integração entre calouros e veteranos. Esta é a proposta da Semana dos Calouros FAI, implementada há alguns anos com a adesão total dos novos alunos.

A Semana teve início na quarta-feira (1º de fevereiro) com a acolhida aos calouros e palestras motivacionais. O diretor da Faculdade, Prof. Dr. José Cláudio Pereira, e os coordenadores dos cursos ministrados pela Faculdade deram as boas-vindas aos novos alunos. Durante entrevista, o diretor disse “A FAI acolhe os novos alunos com muita alegria. Espero que esta turma, que tem um grande potencial, demonstrado nas redações do vestibular - faço parte da equipe de correção - tenha uma carreira acadêmica promissora”. E complementou: “Bem-vindos à FAImília.”

As palestras foram ministradas por profissionais conceituados. No período matutino, a professora da Instituição, Rosemy Aparecida Mendonça Villela, ministrou a palestra Uma marca forte faz muita diferença. Um dos pontos altos da palestra foi a apresentação do premiado curta Vida Maria, do diretor Márcio Ramos.

O convidado para falar aos alunos do noturno foi o psicanalista e palestrante motivacional, Mário Fonseca, de Varginha, que ministrou a palestra Relações Interpessoais de Alta Performance. Comenta, ele: “A minha fala foi na linha do autoconhecimento, onde abordei as relações intrapessoais e interpessoais, mesclada com música. A arte cria pontes. Em épocas em que estão falando em muros, precisamos criar pontes. A arte é uma ponte direta, de coração para coração.”

TROTE SOLIDÁRIO

Na acolhida aos novos alunos, o gestor de Marketing e Comunicação da FAI, Prof. Dr. Aldo Ambrósio Morelli, falou da proposta da Semana dos Calouros e das atividades sociais a serem desenvolvidas, que irão beneficiar entidades filantrópicas de Santa Rita do Sapucaí. “O objetivo do Trote é promover a integração dos novos alunos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Pedagogia e Sistemas de Informação da FAI, por meio de uma competição saudável, colocando em prática o trabalho em equipe e o exercício da cidadania”, ressalta, o professor.

Em equipes, os alunos participam durante a semana da Gincana Solidária que consta da arrecadação de alimentos não perecíveis e venda de tickets para a Macarronada Solidária, atividade tradicional que fecha a programação da Semana no dia 10 de fevereiro.

Além do lado social, os participantes das cinco melhores equipes no ranking geral serão contemplados com horas complementares, sendo a primeira equipe colocada com cinco horas.

fot 1
Professora Rosemy Aparecida Mendonça Villela ministrou palestra para os calouros do período da manhã

foto 2
O palestrante Mário Fonseca (centro) ao lado do diretor da Faculdade, Prof. Dr. José Cláudio Pereira, e do coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Me. Carlos Alberto Mont’Alvão

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi selo 2015
 

 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário