A+ A A-

Coordenação do curso de Administração da FAI inova aulas de Tópicos em Administração

“Inovar no conteúdo, a forma de apresentá-lo e aproximar, de forma efetiva, a teoria da prática”. Esta é a proposta das aulas especiais da disciplina Tópicos em Administração ministrada aos alunos do 4º ano de Administração da FAI, explica o coordenador do curso, Prof. Dr. José Cláudio Pereira, que ministra a disciplina em parceria com o professor Prof. Me. Jaci Alvarenga.

Cada semana é convidado um empresário ou executivo de uma empresa do Vale de Eletrônica para falar aos alunos sobre a empresa, perfil do profissional, entre outros temas ligados ao mundo empresarial.

De acordo com o professor José Cláudio manter os alunos atentos às mensagens transmitidas em sala de aula hoje em dia tornou-se uma tarefa muito desafiadora para os professores. Diz, ele, entusiasmado: “Para concorrer com o whatsApp é necessário levar conteúdos realmente muito atrativos para a sala de aula. Atuando dessa forma, estamos muito satisfeitos com a postura e a receptividade dos alunos. Pretendemos continuar surpreendendo-os”.

Integrou o grupo de convidados deste primeiro ciclo de palestras: o presidente do Sindvel, Roberto de Souza Pinto; o gerente geral da empresa DL, Luciano Barbosa Neto; o gerente administrativo da CooperRita, Roberto Toledo Rennó, e os ex-alunos FAI, Paulo Henrique Martins e Rodrigo Alves Oliveira do Nascimento, sócios-proprietários da empresa Inova GS.

Ao final de cada atividade, os alunos preenchem um relatório emitindo suas impressões sobre a aula especial. “E o retorno dos alunos tem sido animador com a nova sistemática adotada”, conta o professor Jaci.

IMPRESSÕES DOS PALESTRANTES CONVIDADOS

Luciano falou aos alunos sobre sua experiência na DL, onde passou por diversos cargos nos doze anos de empresa, e também sobre o perfil de profissionais que a empresa busca. “Para garantir maior dinamismo, optei por falar de cada perfil, explica-lo a fundo e então dar dicas e até mesmo algumas ferramentas para desenvolver algumas delas”, relata.

Ao final, ele falou do Instituto Desenvolva-se, empresa recém incubadora na Intef – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FAI, da qual é sócio.

Sobre a iniciativa FAI, ele diz: “Acredito ser muito válido para os alunos que brevemente estarão formados e serão novos administradores terem uma visão mais direta do que a indústria tem buscado, não apenas em termos de formação acadêmica, mas também em termos de perfil e postura profissional. Fiquei lisonjeado pelo convite e por poder contribuir um pouco com minha experiência na área”.

Também participante do ciclo de palestras, Roberto, da CooperRita, que afirmou ter sido uma ótima oportunidade para divulgar o sistema cooperativista para o público jovem. Sobre a iniciativa FAI, destacou: “Esta iniciativa foi brilhante, pois aproxima o mundo acadêmico do mundo empresarial, a teoria e a prática. A FAI está de parabéns por esta inciativa e espero que os alunos tenham gostado, também. Muito boa a ideia, também, dos alunos terem que fazer um relatório sobre a palestra, pois isso faz com que se interessem pelo assunto que está sendo tratado. Por fim, quero agradecer a todos da FAI pela acolhida e pela oportunidade”.

A FALA DOS EX-ALUNOS PAULO E RODRIGO

A dupla Paulo e Rodrigo falou sobre o dia a dia na empresa Inova GS, uma startup em ritmo de crescimento. Abordaram temas como o caminho percorrido, conquistas e dificuldades do negócio, a importância de uma boa gestão para o sucesso do negócio, investimento e a importância de se fazer um bom networking.

Durante a fala, apresentaram dois produtos. Detalham: “O EmpresáriUs Lab, um jogo de empresas que comercializamos para instituições de ensino e que tem como objetivo proporcionar uma experiência incrível de gestão de empresas, uma oportunidade única de colocar em pratica tudo o que se aprende durante a faculdade no curso de Administração e sem correr riscos reais. E o EstagioOnline.com, uma plataforma de anúncios de oportunidades de estágio e emprego, além de dicas para estudantes alcançarem o mercado de trabalho que já conta com mais de 510 mil fãs no Facebook e 110 mil usuários”.

E prosseguem: “Tivemos ainda o prazer de poder contar com a presença de um parceiro nosso, Marcelo Egéa, que é diretor da Ser Total, uma empresa de consultoria já consolidada no Brasil e na América Latina e que gerencia aqui no Brasil a atual maior competição de estratégia e gestão do mundo, que é o Global Management Challenge - GMC. Ele contou sobre sua trajetória e experiência, falou de objetivos, sonhos e inspirou os alunos”.

“A iniciativa tem no mínimo dois pontos positivos. O primeiro é mostrar aos alunos que todo o esforço que eles colocam no seu dia a dia acadêmico vai refletir mais à frente na conquista de um bom emprego, de um bom cargo e de um bom salário. O segundo ponto é que aproxima os alunos dos ex-alunos que estão empreendendo, ampliando a rede de relacionamentos para futuras oportunidades. O legal disso tudo é que mesmo com a pouca idade que temos, já tivemos inúmeras experiências, já vivenciamos muita coisa e já somos capazes de contribuir com esse pessoal com orientações e dicas”, enfatizam.

foto 1
Os jovens empresários Paulo e Rodrigo e Marcelo Egéa (de paletó) com o coordenador do Curso de Administração, professor José Cláudio e o professor Jaci

foto 2 1
Luciano e os professores José Cláudio e Jaci

foto 3
Roberto, do Sindvel, com os professores José Cláudio e Jaci

foto 4 1
Roberto, da CooperRita, em sala de aula

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi selo 2015
 

 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário