A+ A A-

Atores regionais debatem o potencial dos municípios da Bacia do Sapucaí para o lançamento da Agenda 2030

“Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania, da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás.”

O texto é parte do documento da Agenda 2030, que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados pela ONU, em 2015. Trata-se de um trabalho coletivo de governos e cidadãos do planeta para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Conscientes da importância da disseminação destas ações em ambiente regional, a EPR  ̶  Escritório de Projetos Regionais, a FAI  ̶  Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, o Sindvel  ̶  Sindicato das Indústrias de Material Elétrico, Eletrônico e Similares do Vale da Eletrônica, de Santa Rita do Sapucaí e a Amesp  ̶ Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí, com sede em Pouso Alegre e a SME  ̶  Sociedade Mineira de Engenheiros se uniram para promover a implementação da Agenda 2030 na região.

A primeira ação pública do grupo será o Encontro Intermunicipal  ̶  Mobilização pelo Desenvolvimento da Bacia do Sapucaí a ser realizado na próxima terça-feira (2 de maio) com a participação de palestrantes da Argentina e da região. Em Pouso Alegre, as palestras serão realizadas no Salão de Júri da Faculdade de Direito do Sul de Minas das 14 às 18h. Em Santa Rita do Sapucaí, no Teatro do Inatel, será ministrada a palestra Educar para a Inclusão, para a Solidariedade e a Paz, pelo professor José Maria del Corral, presidente mundial da Fundação Scholas, liderada pelo Papa Francisco.

O coordenador geral do evento, engenheiro Edgardo Cáceres, conselheiro do EPR, detalha o teor das atividades: “Os palestrantes irão abordar tecnologias e serviços que podem ser inseridos num projeto regional piloto e implantado em dois anos, servir de referência simultânea para outras regiões de países irmãos que passam por situações semelhantes, entre eles, Argentina, Brasil e Chile”.

Para o diretor da FAI, prof. Dr. José Cláudio Pereira, é uma honra para a Instituição estar inserida neste projeto de cooperação entre instituições e entidades do sul de Minas que visam disseminar os 17 ODS  ̶  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  ̶  na região. “Entre os objetivos podemos destacar o que se refere em diminuir as desigualdades, seja ela em qualquer âmbito. Experiências bem sucedidas aqui, poderão ser levadas para outras regiões, estados e até países”, destaca.

Apoiam o evento: as instituições de ensino Inatel, ETE e FDSM;  Prefeituras de Pouso Alegre - Superintendência M. de Lazer e Turismo - e  de Santa Rita do Sapucaí; Acevale;  Sebrae;  Prointec; Apac;  CooperRita e Engequali.

O EPR  ̶  Escritório de Projetos Regionais é uma entidade criada para cooperar com entidades públicas e privadas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. É o braço social da Alta Engenharia, empresa brasileira, sediada em Belo Horizonte. O EPR e a Alta Engenharia são os patrocinadores do evento.

Informações e inscrições (somente para o evento de Santa Rita do Sapucaí)  
André Vale (EPR/ FAI) - 9 9912 8499 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
presas.com.br

20161124 115808
Reunião de preparação do evento com a participação de representantes das instituições e entidades envolvidas

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi selo 2015
 

 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário