A+ A A-

Aluno de Administração da FAI assume a presidência dos “Vicentinos”

Um jovem universitário com o olhar humanizado para as questões sociais e para o amor ao próximo. Este é o perfil de Leonardo Balbino de Magalhães, aluno do 4º ano de Administração da FAI. Em maio deste ano, ele assumiu a presidência do Conselho Particular São Paulo Apóstolo da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), de Santa Rita do Sapucaí. Tamanha honraria para uma presidente tão jovem? É o presidente mais jovem da Instituição de 104 anos. Ele responde, com simplicidade: “A função de presidente na SSVP não é uma honraria, ela deve ser considerada uma grande responsabilidade”. A seguir, fragmentos da entrevista concedida por ele à assessoria de imprensa da FAI.

Há quanto tempo você pertence à SSVP e quais atividades desenvolveu?

Sou membro da SSVP, conhecida como 'vicentinos' desde criança, completando já treze anos de engajamento neste movimento.
O trabalho dos vicentinos é de caridade, de assistência e promoção social das famílias assistidas por meio de levantamento socioeconômico, visitas regulares à domicílio e ajuda material e espiritual.
Na estrutura da Instituição, tive a oportunidade de atuar em conselhos que dirigem nossa cidade, nossa microrregião de Santa Rita do Sapucaí e macrorregião do Sul de Minas.

Como aconteceu o convite para ser presidente? E qual é sua função?

A Sociedade é uma instituição democrática e que possui um regulamento. Na regra consta a promoção de eleições. Já havia sido presidente de uma conferência vicentina, e tive o incentivo de vários confrades e consócias (como são chamados os membros da SSVP) para me candidatar ao Conselho Particular.
A função de presidente na SSVP não é uma honraria, ela deve ser considerada uma grande responsabilidade. Principalmente porque lidamos com pessoas, com vidas, em situações de pobreza e miserabilidade. Pela espiritualidade vicentina, encontramos Cristo presente nos Pobres.

A Sociedade foi fundada por jovens universitários na França. Você se inspirou nestes jovens?

A juventude é dinâmica e sonha, sonha muito, quer mudanças e quer ser protagonista. A Sociedade foi fundada por seis jovens, com 20 anos de idade aproximadamente e um mais velho, com 40 anos, em Paris, no ano de 1833, na Universidade de Sorbonne, como Conferência de Caridade, para mostrar em obras a vitalidade de sua fé. Hoje, diante dos enormes desafios que a realidade nos apresenta, o engajamento nos movimentos da comunidade são de grande importância, e não podemos ser apenas mais um na multidão, precisamos fazer a diferença. Os desafios podem ter mudado, mas o trabalho não acabou.

Ser aluno FAI fará um diferencial na sua gestão?

Ser aluno FAI e receber os ensinamentos e acesso a tantas ferramentas e métodos de gestão são oportunidades que contribuirão muito com a gestão do Conselho Vicentino, que presidirei. O administrador pode somar aonde estiver, seja no setor privado, no público ou em instituições do terceiro setor, como é o caso. O terceiro setor é uma área que enfrenta enormes desafios, e contribui enormemente com a sociedade brasileira. Recebi o apoio da FAI e sei que nossa Faculdade sempre abraçará, assim como eu, essa nobre causa.

foto 1
Leonardo com o diretor da Faculdade, professor José Cláudio Pereira, e o gestor de Marketing e Comunicação, professor Aldo Ambrósio Morelli

foto 2
“A posse como presidente juntamente com minha diretoria composta ao todo por doze pessoas foi realizada no dia 7 de maio, no salão de eventos dos Vicentinos, de Santa Rita do Sapucaí. Tivemos a alegria de contar com a presença de representantes de vários escalões da Sociedade de São Vicente de Paulo, inclusive com a presença do vice-presidente internacional da instituição, confrade Willian Dimas. A Prefeitura e Câmara Municipal também estiveram representadas prestigiando o evento.
Na ocasião, fui presenteado com uma medalha da beatificação do fundador, Frederico Ozanam, abençoada pelo Papa São João Paulo II, em Paris - 1997, e uma cruz do Conselho Geral Internacional da Confederação Internacional da SSVP, que retrata da passagem bíblica Mateus 25.”

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário