A+ A A-

Alunos da FAI desenvolvem projetos de TI com foco na Indústria 4.0

foto 1
Fonte:
Intelligent Sensor Networks Conference

 Antenados ao que muitos consideram como a nova Revolução Industrial, a Indústria 4.0, uma equipe de alunos do 4º ano de Sistemas de Informação da FAI, Atiley de Cássia Ribeiro Silva, Gabriel da Silva Coelho, Jonatas Balestra Oliveira e Sanara Maciel Felício, está desenvolvendo um projeto na área de TI para a empresa Fênix Indústria de Eletrônicos Ltda., de Santa Rita do Sapucaí. A Fênix é uma empresa do grupo Foxconn, considerada a maior montadora de componentes eletrônicos do mundo. 

Os alunos falam sobre os objetivos do projeto denominado Extranet Fênix: “O projeto objetiva melhorar a comunicação interna entre os colaboradores da empresa e ainda organizar o acesso às informações importantes para a empresa. O colaborador terá uma conta de acesso que irá permitir acessar, por exemplo, gráficos de produção, sistemas internos, quadro de avisos e funções específicas de cada setor da empresa, tudo isso baseado na credencial (privilégios) do usuário em uso”.

Entusiasta com a parceria, o supervisor de TI na empresa, Thiago Rodrigues de Moraes, ex-aluno de Sistemas de Informação da FAI, comenta: “A TI tem papel fundamental na construção deste modelo de indústria, a Indústria 4.0 ou Smart Business. Podemos citar como principais facilitadores para esta revolução as seguintes tecnologias: IOT (Internet Of Things), BI (Business Intelligence) e Big Data. A Fênix, como a maioria das indústrias, está trabalhando para que essa nova realidade aconteça em seu ambiente produtivo, e graças a parceiras como a da FAI e alunos como estes é que conseguimos mais forças para implementação das melhorias”. E, complementa: “O projeto criado pelos alunos da FAI busca a mobilidade e facilitação para que gestores possam administrar a empresa de qualquer lugar, por meio de um smartphone. Este é um grande avanço e um dos conceitos de mobilidade de gestão da Indústria 4.0”.

Além da aplicabilidade prática na empresa, o projeto também almeja uma vaga para participar da 28ª edição da Faitec - Feira de Tecnologia da FAI, que será realizada de 18 a 20 de outubro, no Ginásio do Alcidão, em Santa Rita do Sapucaí. O resultado será divulgado em 1º de outubro. “Estamos na maior expectativa!”, confidenciam os alunos.

SOBRE A INDÚSTRIA 4.0, A EMPRESA DO FUTURO 

“Uma revolução está ocorrendo no mundo da produção. O mundo real e a realidade virtual continuam a fundir-se; modernas tecnologias da informação e da comunicação estão sendo combinadas com processos industriais tradicionais, alterando assim as várias áreas de produção.Os especialistas estão atualmente discutindo estes desenvolvimentos sob o título de ‘indústria 4.0’”, destaca o articulista da Revista Ferramental,Paulo Roberto dos Santos.

O conceito surgiu na Alemanha em 2011 na Feira de Hannover como parte da estratégia do governo alemão para o desenvolvimento de alta tecnologia para manufatura do país.

É um termo que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicosInternet das Coisas e Computação em Nuvem.

A quarta revolução industrial provoca uma mudança de perfil do trabalhador. Nesse novo contexto, a integração de diversas formas de conhecimento exige profissionais multidisciplinares e altamente qualificados.

Indústria 4.0 575x300
Extraida do logiquesistemas.com.br/blog/industria-4-0/

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi selo 2015
 

 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário