A+ A A-

Alunos de Pedagogia da FAI visitam o Museu Delfim Moreira

Uma noite no Museu! O Museu como instrumento didático. Esta foi a proposta da Profa. Ma. Denise da Silva Segura dentro da disciplina Metodologia de História VI direcionada aos alunos do 6º período do curso de Pedagogia da FAI. A atividade foi realizada na noite de 26 de setembro no Museu Histórico Delfim Moreira, de Santa Rita do Sapucaí.

Desenvolver o aprofundamento da temática de patrimônio e memória na formação docente; entender as funções dos museus como lugares de memória e comunicação com diferentes públicos e aproximar os discentes da história local e seus referenciais, discutindo-se ações de preservação e organização do acervo estes foram os objetivos da aula especial, de acordo com a professora.

“Houve uma profunda interação no que se refere à visitação, onde a pedagoga e responsável pelo Museu a senhora Sônia percorreu com a turma as cinco salas do Museu, cada uma delas com sua temática e, ao final, a mesma respondeu a um roteiro de perguntas preparado pelos alunos. Um trabalho na forma de álbum será estruturado a partir das informações coletadas, e disponibilizado para apreciação das turmas da Pedagogia em momento a ser definido antes do encerramento letivo,” relata Denise.

Os alunos aprovaram a atividade, entre eles, Éderson José Ramos e Adrielle Roberta Corrêa Tavares, que emitiram suas impressões sobre a visita.

“É muito importante aprender sobre a história local tendo como referência o Museu Municipal Dr. Delfim Moreira para relembrarmos, por meio das obras expostas, as culturas e tradições do Município. A visita alimenta nossa sensibilização em relação à produção da arte, possibilitando levantar aspectos discutidos nas reflexões e nos diálogos vivenciados em sala. Proporciona-nos uma aprendizagem significativa, adquirindo ferramentas profissionais. Um aprendizado para a vida!”

Considero o museu um espaço de grande potencial educativo.”

Éderson José Ramos

“Aprender sobre a história local tem uma grande importância. Permite-nos perceber a importância do que foi construído no passado, permite-nos um entendimento das vivências da população compreendendo seu processo histórico e sua identidade cultural e social. Adorei a visita, achei o local bem conservado, agradável e bonito. As salas são bem organizadas e os objetos também. Possui acervos bastante interessantes. Traz muitas informações sobre a história de Delfim Moreira. É ótimo para todas as idades. Recomendo.”

Adrielle Roberta Corrêa Tavares

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi selo 2015
 

 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário