A+ A A-

28ª edição da Faitec será realizada de 18 a 20 de outubro

Tudo preparado para a 28ª edição da Faitec - Feira de Tecnologia da FAI, uma feira acadêmica, mas com porte profissional. O evento acontece no Ginásio do Alcidão, em Santa Rita do Sapucaí, de 18 a 20 de outubro, com entrada gratuita. A Feira contempla projetos acadêmicos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Pedagogia e Ciências Contábeis da FAI.

Na Faitec, além da aprendizagem inerente aos projetos desenvolvidos, os alunos têm também uma experiência real de participação ativa como expositores, vivenciando o contato com o público, testando a sua capacidade de produzir, além de realizarem o marketing pessoal e a comercialização de produtos e serviços.

Na noite de abertura da Feira (18 de outubro) serão realizados lançamentos de duas publicações científicas da Faculdade: a 17ª edição da Revista Científica, que veicula artigos de pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e profissionais das áreas de administração, tecnologia e educação e a 17ª edição da Revista Inicia, que veicula artigos do corpo discente. Também integra a programação, o lançamento do quarto livro do professor da FAI Jaci Alvarenga com o sugestivo título Charuto Cubano.

ALUNOS EXPOSITORES

Para participarem da Feira, os alunos encaram um longo processo que tem início no primeiro dia letivo. São várias etapas dentro da rotina acadêmica do curso, até receberem a aprovação para participar da Feira.

Durante a Feira, os projetos são avaliados por um júri composto por professores, empresários e ex-alunos. Além da premiação da FAI, os três projetos considerados mais inovadores recebem o Prêmio Municipal de Inovação, de autoria do prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Jefferson Gonçalves Mendes, criado em 2014.

A aluna do 8º período de Pedagogia Samanta Roberta Silva Nora integra a equipe do projeto Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Para ela, a utilização desta tecnologia permite aulas mais dinâmicas e atrativas. “Por exemplo, podemos estudar uma célula por dentro, visitar um museu de outro país, tudo isto com riquezas de detalhes e de forma interativa.

Outro projeto na área de educação é o Psicomotricidade na Arte, desenvolvido por doze alunos do 2º período de Pedagogia, que estreiam na Faitec. “Nossa proposta foi desenvolver uma oficina para crianças utilizando materiais recicláveis para fabricação dos brinquedos como por exemplo pebolim de caixa de papelão, entre outros” contam. De acordo com o grupo, a oficina é direcionada para crianças de 3 a 7 anos.

Os alunos do 2º período de Sistemas de Informação desenvolvem projetos na área de jogos. A dupla João Vitor Teixeira e Mateus José Barbosa resgatou jogos antigos como o jogo da velha e batalha naval com foco na inclusão digital dos idosos e assim nasceu o VEI – Vovós Entretidos pela Informática. “Incrementamos os jogos e criamos também um personagem, o Vovô Faustino, que interage com o usuário”, revelam, entusiasmados. Também na área de jogos, os alunos Guilherme Ribeiro dos Santos Nora, Shaeny Paula Oliveira e Silva e Júlio Cesar Carvalho trabalharam com a versão do clássico jogo japonês Sokoban  implementando novos comandos no projeto denominado Sokoban Challenge. Empolgados com a participação na primeira Faitec, os alunos dizem que darão continuidade ao projeto pós Feira.

SOBRE A FAITEC

A partir de 2004, a Feira tornou-se um dos eventos integrantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com ampla divulgação em âmbito nacional e internacional.

 foto 1
Parte da equipe que desenvolveu o projeto Psicomotricidade na Arte

VEI foto 2
Os autores do projeto VEI com os professores Roberto de Souza Porto e Adriana Moraes, que participaram da banca de avaliação

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi selo 2015
 

 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário