A+ A A-

Faculdade realiza final da Gincana FAI com a participação de cerca de setecentos estudantes

foto de abertura depois do título

No último sábado, 7 de outubro, o Ginásio Poliesportivo Alcidão, de Santa Rita do Sapucaí, foi o cenário para a final da Gincana FAI - Empreendedores na Escola. Cerca de setecentos alunos de quatorze escolas de nove municípios pertencentes às Superintendências Regionais de Ensino de Pouso Alegre e Itajubá, acompanhados de profissionais de suas respectivas escolas, lotaram as dependências do Ginásio com seus gritos de guerra, torcida organizada e muita animação.

As escolas participaram de três provas: apresentação dos projetos selecionados na primeira fase e do Talentos da Escola, que consiste em apresentações artísticas, ambos sobre educação socioemocional, foco da Gincana este ano e do Game Show com questões de conhecimentos gerais e de raciocínio lógico.

Na fase final, foram premiadas as três escolas vencedoras da Gincana. O primeiro lugar ficou com a Escola Estadual Dr. Delfim Moreira, de Santa Rita do Sapucaí, que foi contemplada com uma TV Led 50" e uma bolsa de estudos para um curso de pós-graduação na FAI. A Escola Estadual João Ribeiro da Silva, de Gonçalves, obteve o segundo lugar e recebeu um projetor multimídia. A terceira colocada foi a Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria, de Cachoeira de Minas, que ganhou um notebook.

Os professores responsáveis pelas escolas classificadas nos três primeiros lugares foram contemplados com um aparelho celular do tipo Smarthphone.

Não só as escolas vencedoras foram premiadas. Todas as escolas participantes da fase final também. Receberam cada uma, uma impressora laser.

COM A PALAVRA, AS ESCOLAS VENCEDORAS 

1 lugar a 1 lugar b

1º lugar - Escola Estadual Dr. Delfim Moreira - Santa Rita do Sapucaí

“Esta Gincana permite aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades e competências. Os alunos participantes são mobilizados desde o primeiro dia da divulgação da Gincana até o dia da culminância.

Todos os alunos do 3º ano participam da seletivas internas, e após a seleção do grupo que representará a Escola, todos os outros formam uma grande equipe que representará a escola nas provas da final da Gincana.

A Gincana FAI proporciona aos jovens a oportunidade de serem protagonistas do processo de aprendizagem, por meio do desenvolvimento de projetos, os alunos podem realizar várias aprendizagens e ampliar conceitos específicos de diversas disciplinas. Esse tipo de proposta oferece estímulos diferentes para aprender e atende a estilos de aprendizagem diversos, além de valorizar o trabalho em grupo e o protagonismo do aluno, onde ele deverá estar atento para a resolução de situações problema e o desenvolvimento da autonomia e do trabalho em equipe

Ficamos muito satisfeitos com o primeiro lugar, embora desde o início ficou bem claro que estaríamos competindo com a finalidade de crescimento intelectual, e que desta maneira, iríamos fazer todo o possível para apresentarmos um projeto interessante e que realmente fizesse a diferença em nossa escola.”

Eliane Salgado, vice-diretora e coordenadora da Gincana

2º lugar - Escola Estadual João Ribeiro da Silva - Gonçalves

2 lugar

“Acreditamos que a Gincana desperta em nossos alunos o espírito da competição saudável e amistosa. A cada ano os alunos se preparam e se empenham ainda mais. Outro ponto bastante relevante é que os alunos têm uma preocupação muito grande em representar bem o nome da escola e isso nos deixa muito contentes, pois é um sinal do carinho e comprometimento com a mesma. Também é a chance do aluno se expressar e ter as suas ideias em seu próprio universo e linguagem, ou seja, o formato da Gincana permite aos alunos que eles se expressem livremente de acordo com o universo juvenil. A cada ano a Gincana é aguardada ansiosamente por nossos alunos e já faz parte das atividades desenvolvidas dentro da escola tendo em vista que contempla uma série de fatores positivos dentro do universo escolar.

Os prêmios oferecidos contemplam a necessidade tecnológica existente nas escolas. Independente da colocação são bens materiais que contribuem e muito com o desenvolvimento e atendimento, proporcionando mais qualidade as aulas.

Todos os anos a escola se prepara para participar da Gincana da melhor forma possível. A cada ano novas estratégias são traçadas e os próprios alunos reconhecem a necessidade quanto a melhoria em alguns pontos e isso tem despertado em nossos alunos a determinação e comprometimento. O principal objetivo nem sempre é vencer, mas sim representar bem a nossa escola. A 2ª colocação e premiação foram consequência disso. Ficamos imensamente felizes e isso com certeza servirá de estímulo para as próximas competições.

Fernanda de Fátima Souza, professora e coordenadora da Gincana

“É o segundo ano que acompanho o desenvolvimento e participação de nossa Escola na Gincana. Vejo que o empenho dos alunos é enorme, e essa é a forma de revelar e ressaltar os nossos talentos mais uma vez.”

Gisele Rosa Carlos, diretora da Escola

3º lugar - Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria - Cachoeira de Minas

3 lugar

“A participação da Escola na Gincana promove a união entre os estudantes e permite a reflexão sobre assuntos, que na maioria das vezes, não conseguem ter espaço durante as aulas devido o currículo escolar. Desde o planejamento e aplicação dos projetos até o ensaio da apresentação para a fase final é possível perceber o senso de responsabilidade e respeito que é e cultivado entre todos os participantes que acaba se espalhando por toda escola. 


Por se tratar de uma gincana, entendemos que deve haver uma premiação. Porém deve-se promover mais o espírito esportivo e levar a mensagem às escolas participantes de que "ganhar" não é o propósito da gincana, prova disso foi a medida tomada este ano em premiar todas as escolas. A organização está de parabéns!   


Já se tornou uma tradição participarmos da Gincana FAI. Agradecemos a atenção que sempre é dada à nossa escola. Não temos palavras para expressar o sentimento de ver nossos alunos, na maioria das vezes aqueles considerados "difíceis", trabalhando ativamente em prol da Gincana, e isso reflete na sua socialização e colabora no processo ensino-aprendizagem do dia a dia. Vê-los empenhados e motivados, trabalhando juntos pela nossa escola não tem preço.”

Ellen Ribeiro, professora e coordenadora da Gincana

Jurados
Jurados das duas provas: Projetos e Talentos da Escola

Na fase final, as escolas participaram de três provas:

Talentos da Escola - apresentações artísticas

 talentos da escola 1 talentos da escola 3

talentos da escola 4 Talentos da escola 2

Game Show - questões de conhecimentos gerais e de raciocínio lógico

games 1 games 2

Games 3

Apresentação de projetos selecionados na primeira fase:

projeto 1 projeto 2

projeto 3

 

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário