A+ A A-

Acadêmicos da FAI apresentam projetos criativos e inovadores na 28ª Faitec

 FAI Faitec 2017 CONVITE

A Feira de Tecnologia da FAI será realizada de 18 a 20 de outubro com entrada aberta ao público

A feira é acadêmica, mas com características de feira profissional. Este ano, celebra a sua 28ª edição. Estamos falando da Faitec - Feira de Tecnologia da FAI, que nasceu timidamente nas salas de aula e hoje ocupa todo o espaço do Ginásio Poliesportivo Alcidão, em Santa Rita do Sapucaí. Considerada a vitrine da Faculdade, a Feira será realizada de 18 a 20 de outubro – das 18h30 às 22h30h - com entrada aberta ao público.

Inovação e criatividade são alguns dos atributos dos projetos apresentados pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Pedagogia e Sistemas de Informação. Os projetos, desenvolvidos ao longo do ano, passam por uma criteriosa seleção para participarem da Feira.

E durante a Feira, os projetos também são avaliados por profissionais convidados para esta incumbência. A Faculdade premia os melhores trabalhos. Além da premiação FAI, os três projetos considerados mais inovadores recebem o Prêmio Municipal de Inovação da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí.

A cerimônia de abertura do evento será na noite de 18 de outubro, às 19h, com o lançamento das duas publicações científicas da Faculdade: a Revista Inicia e a Científica e com o lançamento do livro Charuto Cubano, de autoria do professor da Faculdade, Jaci Alvarenga. O encerramento e premiação dos vencedores da Faitec 2017 será na noite de 20 de outubro, às 21h30.

Durante a Feira, serão feitas inscrições para o Vestibular FAI 2018.

ALUNOS EXPOSITORES

Apresentar uma solução para problema real de uma empresa. É esta a proposta dos projetos desenvolvidos pelos alunos do 4º período de Engenharia de Produção. Coube à equipe da aluna Jaíne de Cássia F. Amaral resolver um problema na linha de produção da empresa Intelbras, unidade de Santa do Sapucaí: “O foco do projeto foi a análise e coleta de dados de um problema encontrado no setor de abastecimento ao entreposto e células da empresa e, posteriormente, apresentação das etapas até sua solução eficaz. A solução que encontramos foi a mesma encontrada pela consultoria contratada pela empresa. Ficamos muito felizes com o resultado”.

Mas os projetos dos alunos de Engenharia de Produção não são voltados somente para as indústrias. Este ano a coordenação do curso inovou e direcionou alguns projetos para outros tipos de organizações. Quatro equipes do 8º período desenvolveram projetos para a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí. Ana Elisa do Nascimento Silva integra a equipe vencedora que desenvolveu o projeto denominado Mova + para otimização de uma rota de ônibus da cidade. Conta, ela: “Uma das rotas de transporte urbano, em Santa Rita do Sapucaí, apresentava alto índice de reclamação junto à Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano devido à falta/atrasos de ônibus em horários de pico. Por meio do estudo foi analisado as possíveis causas de atraso e apresentada uma solução que fosse viável tanto à empresa quanto à população”.

Os alunos de Ciências Contábeis também vivenciam situações concretas nas empresas para desenvolverem seus projetos. Um grupo de alunos do 4º período composto por Carlos Henrique Magalhães, Bruna de Cássia Freitas Lopes, José Delzimar Ribeiro, Jhonatan Junior Daniel dos Santos e Natália Eduarda Fernanda Alves desenvolveu o projeto para implantação do sistema de custeio na empresa Engtek, de Santa Rita do Sapucaí: “A empresa abriu os arquivos, nos reunimos com o empreendedor algumas vezes e ele acatou nossas sugestões. Daremos continuidade no projeto”, comentam.

Sustentabilidade, gastronomia, alimentação saudável, qualidade de vida são temas inspiradores para grande parte dos alunos de Administração.

A equipe da aluna do 4º ano de Administração Ana Carolina Alves elaborou um projeto de viabilidade técnica e comercial de um produto de uma franquia de fast-food, Mr. Fit, que fica em Pouso Alegre: “A empresa tem como conceito a alimentação saudável com sabor, bom preço e a missão de transformar os hábitos alimentares. Usamos em nosso estudo um prato preparado pela casa, o strogonoff feito com biomassa de banana verde, que tem um preço bem acessível para o público”, relata a aluna.

A Faitec também possibilita o lançamento de produtos. A equipe de alunas do 4º período de Administração composta por Layra Rúbia Barcelos Fernandes, Ana Paula Oliveira de Mesquita, Laira Milena Claret e Camila Fernanda de Souza Ferreira irá fazer o lançamento de um equipamento inovador no mercado, o Hemo Analysis, por meio de um bem elaborado plano de marketing. De acordo com o grupo, o Hemo Analysis é um identificador de tipos sanguíneos preciso e instantâneo: “O equipamento faz exame de sangue e o resultado sai na hora. Um ótimo produto para ser comercializado para laboratórios, hemocentros, clínicas, quando estiver finalizado. Foi desenvolvido por um grupo de universitários do Inatel”, relatam.

Obs: Projetos dos cursos de Sistemas de Informação e Pedagogia foram abordados no release anterior

IMG 20170906 WA0008 1
Equipe que fará o lançamento do Hemo Analysis, um equipamento inovador

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário