A+ A A-

Curso de Sistemas de Informação da FAI realiza XV Maratona de Programação

 foto 0 a foto 0 b

Resolver problemas sob pressão em menor tempo. É este um dos objetivos da Maratona de Programação FAI, que também incentiva o trabalho em equipe e instiga a criatividade. Destinada aos alunos de Sistemas de Informação, a competição, que este ano celebrou a 15ª edição, contou com a participação de vinte times com criativos nomes. Munidos de computadores, livros e manuais, os(as) maratonistas participaram da prova com duração de quatro horas na manhã de 2 de dezembro no campus da FAI.

A profa. Eunice Gomes de Siqueira, coordenadora do curso de Sistemas de Informação, detalha a atividade: “O modelo da maratona é semelhante ao utilizado nas competições regionais e nacionais organizadas pela Sociedade Brasileira de Computação e o ambiente para submissão e correção dos problemas também é o mesmo”. De acordo com ela, o(a) maratonista pode praticar a programação nas diversas linguagens estudadas na FAI, como C, C++ e Java.

Homenagem Maratona foto 5

Na ocasião, a profa. Eunice fez uma homenagem aos alunos Marcos Antônio de Sousa (4º período), Jônatan Arriel Rezeck Neves (3º ano) e Marcelo Augusto de Almeida (4º ano) e ao coach prof. Roberto Porto pela participação do time na Maratona Regional da SBC, realizada na Unifei, em Itajubá.

Comemoração 15 anos de Maratona foto 6

Os quinze anos de competição da Maratona, que é realizada desde 2003, foram comemorados com o já tradicional almoço e um bolo especial. Também teve seu lado social com arrecadação de material de higiene que será destinado a uma entidade filantrópica. 

foto 7

Além da profa. Eunice, a comissão organizadora foi composta também pelo professor Roberto de Souza Porto, responsável pela montagem dos cadernos de provas e presidente do júri. Participaram como juízes os professores Wellington Openheimer, Silvana Lima e Fábio Gavião e na administração do sistema de correção automática, os profissionais Mateus Popolizio e César Lopes. A atividade contou com o apoio logístico dos profissionais Rita Melo, Andréa Ribeiro, Regiane Souza e demais funcionários da Faculdade.

OS VENCEDORES DA XV MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

1 lugar foto 2

O primeiro lugar ficou com o time “Kenobi”, cujos integrantes são os alunos do 4º ano Diego Dulval de Freitas, Marcos Antônio dos Santos e Roberto de Souza Porto Júnior. “A inspiração do nome veio de um personagem da saga Star Wars, cujo nome é Obi Wan Kenobi, um mestre Jedai”, contam os alunos.

A equipe participa da Maratona desde o primeiro ano do curso e para eles, encerrar a graduação com esta premiação é motivo de alegria e orgulho. Relatam: “É uma competição muito importante para o crescimento técnico dos alunos, que propicia um ambiente competitivo e ao mesmo tempo amigável. A Maratona possibilita conhecer alunos de outros anos e sentir uma pequena dose de como é trabalhar sob pressão. Além disso, os problemas resolvidos durante a competição são problemas do mundo real e que podem surgir durante a nossa carreira profissional”.

2 lugar foto 3

A dupla de alunos do 2º período, João Vitor Teixeira e Mateus José Barbosa, “Os Programadores de Beverly Hills”, obteve o segundo lugar na competição. Eles contam que escolheram o nome inspirado no filme "As Patricinhas de Beverly Hills".

Sobre a Maratona, dizem: “Treinamos bastante. Desde o início do 2° período, estávamos ansiosos com a Maratona. Sendo assim, nos empenhamos e chegamos no dia bem familiarizados com o clima de maratona. Conquistar o segundo lugar foi sensacional, não esperávamos receber esse prêmio, deixando ainda mais incrível a competição. Que continuemos assim nos próximos anos”.

3 lugar foto 4

Coube o 3º lugar à equipe “Os Desapontados” do 4º ano, composta pelos alunos Ana Júlia Barbosa Fagundes, Tamires Pereira Lemes e Lyan Masterson Pereira Miguel.

O porquê do nome da equipe? “Escolhemos este nome, pois como todo jovem, não estamos satisfeitos com qualquer coisa. Queremos ser mais, melhores e gostaríamos de uma sociedade mais íntegra e mais evoluída, onde possamos aplicar nossa verdadeira essência”, filosofam.

Quanto à Maratona, dizem, empolgados: “Maravilhosa! Acreditamos que é o melhor momento do ano, onde podemos realmente mostrar se somos ou não somos bons”. A equipe já participou das maratonas de 2015 e 2016.

foto 1
Os maratonistas e a comissão organizadora

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário