A+ A A-

FAI e Delegacia da Receita Federal de Varginha inauguram o NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Na noite de 5 de abril, a FAI e a Delegacia da Receita Federal de Varginha celebraram uma parceria histórica com a inauguração do NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, o décimo do sul de Minas. A cerimônia teve início com a fala de boas-vindas do diretor da Instituição, Prof. Dr. José Cláudio Pereira. Na sequência, profissionais da Receita Federal de Varginha ministraram duas palestras. A primeira delas foi ministrada pelo auditor fiscal e delegado, Alessandro Martins dos Santos Rocha, com o tema Visão Sistêmica da Receita Federal do Brasil. Em seguida, o auditor fiscal e delegado adjunto, Eduardo Antônio Costa, apresentou o funcionamento dos NAF. Por último, o coordenador do NAF/FAI e do curso de Ciências Contábeis, Prof. Dr. Carlos Alberto Mont’Alvão falou sobre a estrutura e funcionamento do Núcleo local.

Os NAF estão vinculados aos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior. Funciona como um “escritório”, com oferta de assistência tributária e fiscal gratuitamente à população.

De acordo com o portal da Receita Federal, os NAF promovem uma interação maior entre a RFB, as instituições de ensino, os alunos e a sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, a qualificação de futuros profissionais contábeis e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes, com vistas ao fortalecimento da imagem de ambos perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e da cidadania.

Durante a inauguração, o coordenador NAF/FAI, professor Mont’Alvão, ressaltou que o Núcleo irá proporcionar aos alunos uma ótima oportunidade para colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, possibilitando o crescimento profissional. E anunciou: “Começaremos a funcionar na próxima segunda-feira, das 14 às 17 horas, com atendimento ao público todos os dias”.

SOBRE O NAF/FAI

“É um projeto voltado à cidadania para pessoas com menor capacidade contribuitária. Importante para a Instituição, pois fortalece sua imagem perante a sociedade, importante para a RFB e acima de tudo para a sociedade.”
Alessandro Martins dos Santos Rocha, auditor fiscal e delegado RF Varginha

“O acolhimento da FAI em relação à proposta foi além das expectativas. Estamos muito felizes com a inauguração do 10º NAF. Nossa meta é implementar dezenove NAF na região. Com o Núcleo instalado aqui, a população de Santa Rita do Sapucaí não precisa mais se deslocar até a unidade da RF em Pouso alegre para esclarecer dúvidas.”
Eduardo Antônio Costa, auditor fiscal e delegado adjunto, coordenador do NAF na região

“Assim que fomos contatados pela Receita Federal para implementação do NAF na nossa Instituição, abraçamos o projeto com força e carinho. O NAF é uma forma excelente de fazer extensão universitária. Vamos fazer uma divulgação intensa para chegarmos até as pessoas.
São quatro atores envolvidos e, todos serão beneficiados: a Receita Federal, a FAI, os alunos e a comunidade.”
Prof. Dr. José Cláudio Pereira, diretor da FAI

“Estou aqui para prestigiar este grande passo que a Faculdade está dando na sociedade de Santa Rita e da região como um todo. Tenho grande carinho pela FAI, pois os conhecimentos adquiridos aqui são importantes na execução do meu trabalho.”
Carlos Márcio Ortiz Pereira, auditor fiscal e ex-aluno do curso de Processamento de Dados FAI

“O NAF proporciona uma ótima oportunidade para colocarmos em prática o que estamos estudando em sala de aula. Estou meio inseguro ainda, o que é normal, pois passar conhecimento para as pessoas é um compromisso sério, mas irei me esforçar muito.”
Wesley Washington Raimundo, estagiário do NAF, aluno do 3º período de Ciências Contábeis

“Vejo o NAF como um diferencial para o curso de Ciências Contábeis, pois podemos colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Irá enriquecer nossa formação e também tem o lado social, que é a prestação de serviço para a sociedade.”
Gabriel Augusto dos Santos, estagiário do NAF, aluno do 3º período de Ciências Contábeis

Os alunos de Ciências Contábeis, que irão prestar atendimento ao público, realizaram treinamento em ambiente virtual e presencial no posto da Delegacia da Receita Federal de Pouso Alegre de 26 a 29 de março.

A coordenadora de atendimento ao público na FAI é a profissional Leiliane Pereira.

Mais informações pelo telefone: 3473-3017.

foto 1
O diretor da FAI, Prof. Dr. José Cláudio Pereira, e Alessandro Martins dos Santos Rocha, auditor fiscal e delegado da RF de Varginha, selam convênio entre a FAI e a RF. Na foto, com Eduardo Antônio Costa, coordenador do NAF na região, Carlos Márcio Ortiz Pereira, auditor fiscal, e professor Mont’Alvão, coordenador do NAF/FAI

foto 2
O diretor da FAI, o coordenador do NAF/FAI e os alunos Wesley Washington Raimundo e Gabriel Augusto dos Santos, estagiários do NAF

foto 3
O palestrante da RF, Alessandro Martins dos Santos Rocha, ministrou a palestra Visão Sistêmica da Receita Federal do Brasil

foto 4
Equipe RF e equipe FAI

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário