A+ A A-

Em seu novo formato, Semana da FAI irá contemplar sessenta atividades

FAI Semana da Fai 2018

São sessenta atividades diferenciadas durante cinco dias – de 16 a 20 de abril. Estamos falando da Semana da FAI, que este ano apresenta um novo formato: um formato construído a várias mãos. Professores, coordenadores e alunos, com o apoio da direção, participaram da elaboração da programação que vai desde palestras sobre qualidade a temas inovadores como a indústria 4.0. Mas não só palestras contemplam as atividades, workshops, minicursos, exibição de filme integram a programação. A nova versão da Semana foi idealizada pela coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Profa. Ma. Eunice Gomes de Siqueira, com a adesão de toda comunidade acadêmica.

A vice-diretora da FAI, Profa. Ma. Silvana Lima, entusiasta em relação à Semana, diz: “A FAI, uma Instituição de ensino inquieta, curiosa, que curte a sua vocação de ensinar e aprender sempre, não para nunca. Na Semana da FAI ‘fazemos uma pausa’ nas aulas regulares entre o primeiro e o segundo bimestre para ensinar e aprender de outras formas e por meio de outros. Convidamos profissionais para colaborar e compartilhar seus conhecimentos, percepções, experiências e motivações conosco, alunos e professores, todos na mesma condição de aprendizes”.

Para a professora Cláudia Marinho, a Semana da FAI 2018 traz uma proposta inovadora, pois além dos profissionais convidados abordando assuntos relevantes para a formação dos acadêmicos, os próprios professores da Instituição terão oportunidade de apresentar temas que no dia a dia da sala de aula não têm oportunidade de apresentar. “Será uma experiência muito rica”, comenta.

Entre os professores da ‘casa’, o Prof. Dr. Aldo Ambrósio Morelli, irá abordar em sua palestra o tema Medo: sentimento bom ou ruim? O que fazer? O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Me. Carlos Alberto Mont’Alvão, irá ministrar palestra com o tema Vencendo desafios. Ferramentas da Qualidade é o tema da palestra da Profa. Me. Rosa Stela Ribeiro de Lorena.

O curso de Ciências Contábeis, que recentemente criou o NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal em parceria com a Receita Federal irá oferecer aos alunos durante a Semana treinamento sobre o Imposto de Renda, além de palestras, workshops e filme de abordagem da contabilidade

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Profa. Ma. Caroline de Miranda Borges, conta que os alunos serão contemplados com temas diversos, entre eles o relato de experiências de profissionais empreendedores sobre criações de startups vivência com investimentos em moedas digitais, marketing, FMEA - ferramenta muito utilizada na indústria automotiva e de processos contínuos, entre outros.

Para encerrar a Semana, o presidente da Fundação Educandário Santarritense, Cônego Benedito Ramon Pinto Ferreira, fará celebração no campus da Faculdade.

A FALA DOS PROFISSIONAIS CONVIDADOS

“O tema da minha palestra é Design Thinking - Inovar com criatividade. O Design Thinking nada mais é do que um processo que utiliza-se do pensamento crítico e criativo, como uma nova forma de abordar o problema no sentido de organizar ideias e adquirir novos conhecimentos, permitindo dessa forma propor soluções a partir do conhecimento adquirido.”
Dani Xavier, diretora da Divisão de Programas de Incubação da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí

Observatório 2

Como empreender com o que temos e somos é o assunto que iremos abordar. Apresentar ferramentas de inovação para fomentar a mudança de mindset com o objetivo de trazer à prática empreendedora, trabalhando aspectos como, a visualização de recursos disponíveis e acessíveis, o que é desejável pelas pessoas, processos de co-criação e como gerir projetos e resultados. O conteúdo engloba conceitos de Novas Economias, Design de Serviço e gestão de projetos.
Mariana Sayad, Júlia Lopes e Marcelo Ferreira, da empresa Observatório Luneta e do site Cultura Não é Perfumaria, de Pouso Alegre

30705686 2059252770782869 9014961403106164736 n

Dinheiro com Você: Como Ganhar, Economizar e Investir seu Dinheiro. Nesta palestra, eu abordo – de maneira prática e bem-humorada – dicas de finanças pessoais, visando otimizar as maneiras de se ganhar, economizar e investir dinheiro.”
William Ribeiro, educador financeiro, administrador do canal no youtube Dinheiro com Você, de Santa Rita do Sapucaí

A FALA DA PROFESSORA SILVANA LIMA

“Para motivar meus alunos do I Período do Curso de Sistemas de Informação convidei o ex-aluno e empresário Rafael Noronha para compartilhar conosco “Como ganhar a vida de férias”, ou seja, como ganhar a vida fazendo o que se gosta na área de TIC. Convidei também o Eng. Luciano Neto, gerente de produtos e engenharia da DL Eletrônicos, para compartilhar “Como prosperar na área de TIC na indústria”.
Para meus alunos do V Período do Curso de Sistemas de Informação convidei dois ex-alunos da FAI, hoje desenvolvedores do NPDI/FAI, Diego Dulval e João Pedro de Paula para conversar sobre “como fazer design de interface sem ser design”, pois precisaremos fazer agora, no segundo bimestre, o design de interface dos softwares que estão em desenvolvimento por eles para a FAITEC 2018. Eles vêm compartilhar conosco a experiência deles nos projetos do NPDI/FAI.”

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário