A+ A A-

NAF/FAI presta serviço na área fiscal à população gratuitamente

foto
A coordenadora do NAF/FAI - atendimento, Leiliane Pereira, diz: “Firmar essa parceria com a RFB foi uma grande conquista para a FAI”.

Instalado há um mês na FAI, o NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é resultado de uma parceria da Receita Federal e Faculdade. O Núcleo é projeto pioneiro de educação fiscal no âmbito universitário de apoio às pessoas físicas de baixa renda e às micro e pequenas empresas. Foi criado pela Receita Federal em 2011.

O NAF/FAI está vinculado ao curso de Ciências Contábeis, cujo coordenador é o Prof. Me. Carlos Alberto Mont’Alvão, que articulou a parceria entre as instituições. Quatro alunos do curso foram selecionados para prestar atendimento ao público. São eles: Dayane Augusto e Luma Marques Pimenta, do 5º período, e Wesley Washington Raimundo e Gabriel Santos, do 3º período.

Além do atendimento ao público, o NAF/FAI compreende também um grupo de estudos, coordenado pelo professor. “Os temas estudados são o MEI – Microempreendedor Individual e Sistema de Tributação Simples Nacional”, explica Mont’Alvão.

De acordo com o portal da Receita Federal os objetivos do NAF são: proporcionar aos estudantes a formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação; qualificar o futuro profissional por meio de uma vivência prática, aplicada ao aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias, por meio, por exemplo, de discussões, criação de palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à RFB e disponibilizar orientação contábil e fiscal pelos estudantes universitários para pessoas físicas de baixa renda, bem como as microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

Para a coordenadora do NAF/FAI - atendimento, Leiliane Pereira, o projeto beneficia Instituição, alunos e população. “Firmar essa parceria foi uma grande conquista para a FAI. O funcionamento do Núcleo irá proporcionar aos alunos um contato com a prática que, certamente, os trará um conhecimento bem maior do que se tivessem contato apenas com a teoria. O aprendizado adquirido no NAF será aproveitado na vida profissional. Isso é um ganho imenso. Os alunos já saem na frente e melhor capacitados para o mercado. Junto a isso, a FAI poderá proporcionar à população hipossuficiente e às micro e pequenas empresas auxílios e orientações nos assuntos da competência do Núcleo, um propósito social de promoção da cidadania”, relata.

SERVIÇOS PRESTADOS PELO NAF/FAI

• Auxílio à inscrição e Informações cadastrais do CPF
• Auxílio à emissão e Informações sobre Certidões Negativas de Débitos PF e PJ
• Auxílio à consulta à situação fiscal
• Agendamento on-line de atendimento na RFB
• Informações e auxílio à regularização de CPF suspenso
• Orientações e auxílio à elaboração de pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por portadores de deficiência física, mental ou visual
• Auxílio à Inscrição e Informações gerais sobre o Microempreendedor Individual
• Informações e auxílio no eSocial do empregador doméstico

Atendimento no campus FAI, das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Mais informações: 3473-3000 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário