As grandes capitais são conhecidas pela variedade de oportunidades: escolas, comércio, gastronomia, lazer e tantos outros. Porém, as cidades menores também têm o seu charme e, já que estamos aqui no sul de Minas Gerais, vamos falar das vantagens de fazer uma faculdade no interior.
Não estamos afirmando que as considerações a seguir são verdades absolutas. Sabemos que toda regra possui sua exceção e que as situações são variáveis. Mesmo assim, vale a pena parar pra pensar um pouco nos benefícios citados. Confira quais são eles!
1.Facilidade de acesso
Contra fatos não há argumentos: existem pessoas que moram no interior e gastam menos tempo para estudar em uma cidade vizinha do que um morador de cidade grande gasta da sua casa até uma escola que fica localizada em outro bairro.
A facilidade de acesso e de locomoção fora dos grandes centros é uma bela vantagem. Não há tanto trânsito, o transporte público não é tão lotado e o resultado disso é a otimização de tempo para quem está estudando e ainda tem outras atividades para cumprir.
2.Menores custos
Em uma cidade menor, o custo de vida também costuma ser reduzido. Moradia, transporte e alimentação são bons exemplos disso. Como as distâncias são menores, fica mais fácil evitar tantos gastos com deslocamento ou comer em casa para economizar um pouco.
É claro que em qualquer lugar do mundo é possível ter um padrão de vida alto ou mais controlado, o que depende das possibilidades financeiras e das preferências de cada pessoa. Ainda assim, em geral, os preços tendem a ser mais baixos — desde a compra no supermercado até a própria mensalidade dos cursos.
3.Maior interação pessoal
Mais uma vez, ressaltamos que toda regra possui sua exceção, mas as pessoas no interior geralmente são mais próximas e acolhedoras. Em uma grande cidade, ninguém tem muito tempo para conviver tão de perto. Além do mais, é mais difícil que as pessoas se conheçam, como acontece em uma cidade pequena.
4.Qualidade de vida
Por fim, não há como negar que o interior é um lugar mais tranquilo para se viver. A sensação é que os dias rendem mais: é possível trabalhar, estudar, fazer academia ou um esporte, almoçar com a família, visitar um amigo e ainda encaixar outras atividades no mesmo dia.
Essa não é uma rotina tão comum para quem vive em uma capital, onde tudo é mais distante e complicado. Sem contar que há outros detalhes como a redução do barulho e da poluição, os menores índices de violência e até a menor concorrência no mercado de trabalho.
Então, a qualidade de vida passa a ser um ponto positivo, até mesmo para quem precisa se dedicar aos estudos e não quer ser engolido pela correria. Na hora de se divertir, programe um roteiro legal e visite uma grande cidade para curtir as suas atrações! Não é uma boa ideia?
O que achou das vantagens de fazer faculdade no interior citadas acima? Aproveite para conhecer os nossos cursos de graduação e fazer a sua inscrição no vestibular da FAI!