Tradicionalmente, relacionamos o local de trabalho do pedagogo ao ambiente escolar. Esse é o profissional que está nas salas de aula da educação básica e que também ocupa cargos de orientador educacional, supervisor, diretor de ensino, entre outros.

O que muita gente não sabe é que existem outras possibilidades de atuação para quem é formado em Pedagogia, o que é uma ótima perspectiva para aqueles que estão pensando em seguir essa profissão. Além de aumentar as chances de emprego, é possível direcionar a carreira para áreas diferentes e que atendam aos interesses de cada pessoa.

Que tal descobrir quais são os locais que estão demandando pedagogos no mercado? Confira as informações a seguir e perceba como as oportunidades são variadas!

Empresas

Quem gosta do mundo corporativo não precisa ficar desanimado, pois a Pedagogia Empresarial é uma vertente em alta. Nesse caso, o profissional deve atuar como um instrumento da educação dentro das organizações para atingir objetivos como: incentivar a criatividade, melhorar o espírito de equipe, transformar o clima organizacional, promover a capacitação individual e conjunta etc.

A aprendizagem e o comportamento dos funcionários da empresa serão os focos do pedagogo. Eles devem ser trabalhados para que os resultados sejam cada vez melhores.

Hospitais

Por sua vez, quem lida bem com a área da Saúde pode encontrar na Pedagogia Hospitalar uma oportunidade de conciliar as duas coisas. Normalmente, os hospitais contratam pedagogos para oferecer um atendimento mais personalizado e humano para os pacientes — principalmente para crianças e jovens que estão internados precisando de estímulos educacionais.

Instituições sociais

Igrejas, presídios, orfanatos, museus, ONGs, asilos e todos os tipos de instituições que prestam serviço social geralmente têm o apoio de um pedagogo. Isso pode acontecer de forma espontânea por quem deseja oferecer um pouco do seu tempo para ajudar uma causa importante, ou o profissional pode ser realmente contratado para atuar nesse contexto socioeducativo.

Editoras

Essa talvez seja uma possibilidade um tanto quanto óbvia, mas esquecida por inúmeras pessoas. A elaboração de materiais didáticos e livros educacionais necessita de toda a expertise dos pedagogos para cumprir os propósitos de cada publicação. Assim, as editoras estão cheias de profissionais dessa área, o que é uma ótima ideia para quem gosta de escrever e de atividades de criação.

Negócios de tecnologia

Apesar do conhecimento do pedagogo ser aplicável a todo tipo de negócio, em alguns setores ele é ainda mais requisitado. É o caso das empresas de tecnologia que desenvolvem materiais educacionais.

Ter uma equipe forte de engenheiros, administradores ou analistas de informação nem sempre é suficiente para atender as demandas dos consumidores. Então, as pessoas formadas em Pedagogia são capazes de oferecer toda a assistência para a criação de produtos — em geral, softwares como jogos, aplicativos, programas etc — que possam um caráter pedagógico.

Viu só como é grande a diversidade dos locais de trabalho do pedagogo? Se você está pensando em investir nessa carreira, considere esse ponto favorável do mercado de trabalho

Aproveite para ficar por dentro de outros detalhes da profissão e ainda conhecer o curso da FAI com a leitura do nosso e-book gratuito de Pedagogia.