Depois de escolher um curso superior e concluir essa etapa, é importante que o profissional continue se capacitando para conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, a competitividade tende a selecionar aqueles que estão mais preparados. Por isso, fazer uma pós-graduação é uma das melhores estratégias para alavancar a carreira.
Porém, essa não deixa de ser uma decisão que deve ser avaliada com calma. Para tentar ajudar, reunimos bons motivos que você deve considerar antes de dar esse passo. Confira!
1 – Ter uma especialização no currículo
O curso de pós-graduação normalmente é voltado para uma área mais específica, já que durante a faculdade nem sempre é possível abordar tantos temas e se aprofundar nas diferentes vertentes que uma profissão pode ter.
Então, essa é a chance de escolher uma especialização do seu interesse e ganhar um novo título para acrescentar ao seu currículo. Como especialista, você terá uma bagagem maior para crescer na carreira que escolheu. Inclusive, muitos processos seletivos apresentam a pós como um critério obrigatório para os candidatos. Se essa não for a condição, não deixa de ser um diferencial.
2 – Atualizar seus conhecimentos
Percebemos que o mundo está em constante evolução e dificilmente as coisas ficam paradas. Isto é, todas as áreas mudam com o passar do tempo e novas descobertas são feitas, o que exige que os conhecimentos sejam atualizados.
Essa é mais uma razão que confirma o valor de estar sempre atento ao seu mercado de atuação, buscando informação e estudando. O profissional que deseja se manter informado e em sintonia com as demandas da sua profissão precisa passar por atualizações frequentemente — sendo a pós-graduação uma das formas de fazer isso, além de cursos intensivos, palestras, leituras, workshops e outros.
3 – Desenvolver novas competências
Não dá para dizer que estamos sempre 100% preparados para os desafios que surgem a cada dia. Diante disso, precisamos reconhecer nossas dificuldades e desenvolver novas habilidades para que a melhoria seja contínua.
Um profissional se completa ainda mais a cada competência que consegue agregar ao seu perfil — o que não inclui somente o seu domínio técnico sobre um assunto, mas também as suas capacidades comportamentais, como comunicação e liderança. Nesse contexto, a pós complementa o que foi iniciado na graduação e contribui para o desenvolvimento de outros talentos.
4 – Expandir os seus contatos
Voltar para a sala de aula e conhecer novas pessoas é mais uma das vantagens de investir em um curso. Ainda mais quando falamos de uma pós-graduação, quando todos já têm certa experiência no mercado e estão focados na mesma área de atuação.
A troca entre os alunos e professores tem tudo para ser enriquecedora para todas as partes. Aliás, esse networking é capaz de gerar boas oportunidades de negócio e possíveis indicações profissionais.
5 – Poder redirecionar a sua carreira
Se você não está totalmente satisfeito com a sua vida profissional e quer dar um novo rumo para ela, talvez não seja preciso fazer uma outra faculdade e estudar por mais 4 ou 5 anos. Encontrar uma pós que atenda às suas perspectivas é uma ótima alternativa para redirecionar a carreira e garantir o conhecimento necessário para apostar em um segmento diferente.
6 – Melhorar suas oportunidades de trabalho
Como já citamos na introdução do texto, é fato que o mercado de trabalho é competitivo e que melhores cargos exigem pessoas mais preparadas. Logo, ter diferenciais na sua formação vai abrir portas e favorecer o seu crescimento na carreira desejada, especialmente se você tem o intuito de ocupar posições privilegiadas e com maior remuneração.
O que achou de todos esses motivos para fazer uma pós-graduação? Não tenha dúvidas de que investir em educação é a melhor escolha para aumentar o seu potencial e conquistar os seus objetivos!
Você já conhece as pós-graduações oferecidas pela FAI? Acesse o nosso site e fique por dentro de todas as oportunidades para encontrar a que mais combina com você!