Com tantas opções de graduação disponíveis no mercado, é cada vez mais comum encontrar pessoas indecisas em relação a qual carreira seguir. Isso é ainda mais frequente quando existem profissões que apresentam algumas semelhanças.

Um bom exemplo é decidir entre o curso de Administração ou Engenharia de Produção. Apesar de serem formações diferentes, há muitos cargos de gestão que são ocupados por esses dois tipos de profissionais.

Você sabe quais são as diferenças e semelhanças entre as duas áreas? Aproveite para descobrir agora!

O curso de Administração

Como o próprio nome diz, essa é uma formação destinada às pessoas que querem atuar no mercado de trabalho como administradoras. Para isso, os anos de estudo envolvem o conhecimento das principais áreas de um negócio e de técnicas de gestão.

Assim, a grade curricular cabe dentro das Ciências Humanas e é formada por uma combinação de matérias que normalmente abrange: Sociologia, Estatística, Matemática Financeira, Recursos Humanos, Logística, Direito, Marketing e outras. Esse é o principal motivo para caracterizar o administrador como um profissional multidisciplinar.

Para aqueles que pensam em empreender e abrir uma empresa, essa é uma preparação valiosa. Contudo, existe espaço em todo tipo de negócio para um bom administrador — desde um pequeno comércio até instituições públicas e grandes corporações.

O curso de Engenharia de Produção

Por sua vez, a Engenharia de Produção é um curso de Exatas que combina alguns conhecimentos administrativos com uma formação técnica e voltada para o entendimento de toda a cadeia produtiva. A intenção é que o profissional seja capaz de gerenciar todas, algumas ou pelo menos uma das etapas de produção dentro de uma empresa.

O diferencial é ter a base da Engenharia, o que garante o estudo intenso de disciplinas como Física, Química e Cálculo — temas que não estão no curso de Administração. O foco gerencial fica em segundo plano, embora seja extremamente importante para quem tem o objetivo de conquistar um cargo de liderança.

Porém, o engenheiro de produção também pode assumir papéis mais específicos. Por exemplo, ele pode ser responsável pelo setor logístico, pelo monitoramento da qualidade de fabricação de um determinado produto, pela área de desenvolvimento de projetos, entre outras possibilidades.

Semelhanças e diferenças

A capacidade de gerir um setor ou uma instituição inteira talvez seja uma das maiores semelhanças entre os dois profissionais. O detalhe é que o engenheiro de produção costuma ser mais procurado pelos negócios que demandam maior capacidade técnica, como unidades fabris, empresas de tecnologia e de outros ramos.

Já o administrador pode ser utilizado em qualquer ambiente que necessite de controle organizacional. Dependendo da vaga e do local de trabalho, pode ser que falte a parte do conhecimento técnico do engenheiro. Ao mesmo tempo, o curso de Administração é mais aprofundado em gestão.

Ou seja, ambos possuem formações interessantes e muito úteis para o sucesso de um negócio. Pelo olhar do recrutador, é preciso avaliar as necessidades específicas da empresa para escolher qual o profissional mais apropriado. Pelo olhar do estudante que está em dúvida entre os dois cursos, o ideal é considerar as disciplinas que serão estudadas e refletir sobre o seu perfil pessoal para chegar a uma conclusão.

A grande vantagem é que as duas carreiras oferecem ótimas perspectivas de mercado, com oportunidades muito variadas. Uma boa dica é optar por uma das graduações e depois investir em cursos de especialização.

E você, tem interesse em fazer Administração ou Engenharia de Produção? Aproveite para conhecer os cursos da FAI e fazer a sua inscrição no vestibular.