O curso de Ciências Contábeis existe há muito tempo e tem uma boa taxa de empregabilidade, o que significa que os seus profissionais são bem absorvidos pelo mercado de trabalho.
Contudo, não dá para desconsiderar que o setor contábil já passou por muitas mudanças ao longo do anos. Hoje, a preocupação para o profissional da área ou até mesmo para o estudante que pretende apostar nessa graduação é saber quais são os novos desafios da profissão.
Será que ser contador é uma coisa do passado? A tecnologia vai “engolir” esse tipo de carreira? Que tal pensar um pouco sobre isso? Acompanhe a leitura a seguir!
A contabilidade 4.0
O avanço da tecnologia causou inúmeras transformações no mundo, prova disso é que vivemos hoje situações que eram inimagináveis por outras gerações. Todos os setores passaram por mudanças e, seguindo essa tendência, sabemos que o futuro aguarda grandes surpresas.
Uma boa parte dessa discussão envolve o universo das profissões: cargos que já não existem mais, novas formações surgindo a todo momento, diferentes oportunidades de trabalho, posições que serão extintas em pouco tempo, habilidades que devem ser requisitadas etc.
Ninguém deve escapar de tudo isso e é preciso estar atento ao que está acontecendo. Nas Ciências Contábeis, o termo contabilidade 4.0 é usado para representar a combinação da área com a Tecnologia da Informação. Assim como acontece com a indústria, os sistemas tecnológicos são englobados nessa nova realidade.
E o que isso quer dizer?
Na prática, isso indica que o contador que armazena as informações dos seus clientes em pastas e arquivos físicos não existe mais. Aliás, ele até existe, mas não deve perdurar por muito tempo.
O profissional atualizado precisa entender das tecnologias que estão ligadas às Ciências Contábeis e que, ao contrário do que muitos pensam, servem para facilitar a rotina de trabalho. Os softwares já dominam o mercado e as documentações estão automatizadas no ambiente virtual.
Robôs e máquinas vão substituir os contadores? As tarefas simples e repetitivas devem ser cada vez mais automatizadas. A boa notícia é que, embora os cenários possam mudar, o conhecimento especializado sempre terá o seu valor.
A capacidade analítica dos contabilistas continua fazendo a diferença. Por exemplo, enquanto as atividades operacionais podem perder espaço, o lado estratégico se sobressai. As funções de controladoria e auditoria tendem a ganhar força nesse contexto.
No entanto, flexibilidade é a palavra-chave para se reinventar dentro de uma profissão. Uma coisa é certa: entender o mundo digital é uma necessidade para o profissional de Ciências Contábeis. Esse é o principal ambiente de trabalho para quem deseja ter sucesso nesse campo.
Então, se você está pensando em seguir essa carreira, não deixe de investir em habilidades tecnológicas, além de exercitar a sua capacidade de adaptação para poder acompanhar as mudanças da área!
Gostou do post? Lembre-se que um grande passo para construir a sua história profissional é investir na sua capacitação. Aproveite para conhecer o nosso curso de Ciências Contábeis e venha se tornar um contador de primeira. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!