O curso de Administração é bastante requisitado pelos estudantes universitários, o que confirma a importância da área e, ao mesmo tempo, gera uma certa competitividade. Então, para ser um administrador de sucesso é preciso investir em diferenciais que vão além de uma boa graduação no currículo.

Quer saber quais são eles? Listamos algumas características que normalmente fazem parte do perfil de um profissional bem-sucedido na carreira administrativa. Confira!

Empatia

Uma das atividades comuns do administrador é ter que trabalhar com pessoas. Clientes, fornecedores, concorrentes e até mesmo os seus colegas de trabalho. Na maioria das vezes, sua função é negociar ou conduzir conversas para conquistar um determinado objetivo.

Nesse contexto, a empatia é muito importante para entender as diferenças de perspectivas de cada um e conseguir uma boa solução. Quem não é capaz de se colocar no lugar do outro tende a ser menos conciliador, mais difícil de conviver e, possivelmente, menos efetivo em seus resultados. 

Liderança

O fato de ter que lidar com muitas pessoas também deve demandar uma boa capacidade de liderança, principalmente para quem deseja ocupar cargos mais privilegiados. Quem estuda Administração aprende a gerenciar — seja uma empresa inteira ou um setor, isso envolve liderar uma equipe.

A grande questão nesse caso é perceber que a liderança já não está mais relacionada apenas com o poder. Ser um bom líder é muito mais inspirar e motivar as pessoas do que simplesmente fazer cobranças (que, às vezes, são necessárias).

Comunicação

Outra habilidade que deve ser reforçada por quem assume o papel de administrador é a comunicação. Saber se posicionar e expressar suas ideias com clareza, além de ouvir o que os outros têm a dizer para ter uma gestão mais participativa e produtiva. Sendo assim, aqueles que têm dificuldade nessa missão precisam encontrar formas de aprimorar essa competência.

Organização

É comum que muitas tarefas fiquem sob a responsabilidade do profissional da Administração, afinal, ele deve gerenciar vários processos em busca da otimização de todos eles. 

E como fazer isso sem o mínimo de organização e planejamento? Por isso, essas duas características também fazem parte do perfil de um administrador de sucesso. É essencial conseguir organizar uma agenda, programar ações futuras, acompanhar prazos, gerenciar os recursos disponíveis, entre outros.

Cooperação

Ainda que ocupe uma posição de destaque, o administrador não faz nada sozinho. Considerar a importância das outras pessoas como parte significativa para o resultado final é imprescindível. Além disso, aqueles que acreditam e pregam a cooperação geralmente têm o melhor de cada um que está a sua volta. 

Flexibilidade

Da mesma forma que é importante ter metas e trabalhar para atingi-las, ser flexível diante dos acontecimentos é necessário em muitos momentos. Imprevistos podem ocorrer e eles requerem profissionais que saibam se adaptar às mudanças sem perder a estabilidade ou causar prejuízos por conta disso.

Mente empreendedora

Por fim, uma competência que não pode faltar é a capacidade de empreender e inovar. Isso não quer dizer que todo administrador precisa abrir o seu próprio negócio ou criar um produto revolucionário, mas saber identificar oportunidades, trabalhar suas ideias e solucionar os eventuais problemas.

O que achou das características que formam o perfil de um administrador de sucesso? Você já pensou em seguir essa profissão? Aproveite para conhecer o curso de Administração da FAI que é um dos mais reconhecidos da região!