Muitas vezes percebemos que a nossa trajetória profissional já não oferece mais tanta satisfação no dia a dia. A desmotivação começa a tomar conta da rotina e impacta a produtividade no trabalho, além de influenciar a vida pessoal em vários aspectos.

Contudo, mudar de carreira não é uma decisão tão simples, pois nem sempre estamos preparados para fazer essa transição. É natural que o medo do futuro assombre a possibilidade de tomar um novo rumo. 

E então, o que fazer? A resposta está dentro de cada um, mas listamos algumas sugestões que devem ajudar nesse momento. Acompanhe!

Analise o momento com calma

Não tenha pressa e evite agir com impulsividade. Pense em toda a situação para identificar o que está deixando você insatisfeito com a sua carreira e como uma mudança poderia gerar melhorias. Talvez o seu desânimo não esteja relacionado exatamente à sua profissão, mas ao seu atual local de trabalho ou questões pessoais.

Perceber a causa certa é fundamental para não apostar em uma coisa que não vai solucionar o seu problema. Pode ser que você esteja desanimado com a ausência de perspectivas que o seu emprego oferece ou realmente não se identifica mais com aquela ocupação. Como são muitas variáveis, essa primeira fase de análise vai ajudar bastante.

Pesquise novas oportunidades

Você pode até ter decidido que precisa mesmo mudar de caminho, mas se não pensar para onde vai continuará perdido, não é verdade? Para que isso não aconteça, comece a pesquisar oportunidades que atraiam o seu interesse. A famosa pergunta “onde você quer estar daqui a alguns anos?” pode servir para clarear algumas ideias e expectativas.

A partir disso, busque informações para saber como realizar o seu objetivo. Se quiser abrir um negócio ou conquistar um determinado cargo, provavelmente terá que conhecer as etapas até chegar lá. Pense em estratégias que devem abrir portas para a sua inserção nesse novo caminho e trace um plano de carreira para facilitar a sua caminhada. 

Organize as suas finanças

Não se faz uma mudança como essa sem pensar na parte financeira — a não ser que você tenha ajuda de outras pessoas e não precise se preocupar com isso. Caso contrário, pedir demissão ou apostar em outra área pode abalar as suas finanças, mesmo que por um período curto. A dica é avaliar todas as suas receitas e despesas para criar uma reserva que possibilite tomar essa decisão e se manter por um tempo.

Invista em capacitação

Se tem uma coisa que pode afastá-lo de conseguir atingir as suas metas em uma nova carreira é o despreparo. A falta de experiência e conhecimento podem afastar muitas oportunidades, até porque sabemos que o mercado de trabalho é competitivo e exige dedicação.

Diante dessa realidade, não deixe de investir na sua capacitação para ocupar as posições que deseja. Faça um bom curso de graduação e pense também nas competências complementares, como dominar outros idiomas ou desenvolver habilidades comportamentais (comunicação, escrita, liderança e outras).

Não tenha dúvidas de que mudar de carreira é uma decisão que requer muito cuidado e esforço para se preparar para os próximos desafios! 

Gostou do post? Siga a FAI nas redes sociais para não perder outras dicas como esta. Confira os perfis do Facebook e Instagram.