Sem dúvidas, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais importantes no nosso país e estudantes de todo o Brasil participam. Há algum tempo, ele foi aceito por diversas faculdades como forma de selecionar os candidatos para os seus cursos de graduação.

Porém, a verdade é que nem todo mundo sabe como usar a nota do ENEM para obter benefícios em alguns processos seletivos. Pensando nisso, listamos hoje as quatro possibilidades que você pode explorar se quiser entrar na faculdade usando o resultado da sua avaliação. Confira o texto a seguir e escolha a melhor alternativa para o seu caso!

ProUni

O Programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni, foi criado pelo governo federal com o intuito de facilitar o acesso do povo brasileiro ao Ensino Superior. Para tanto, são concedidas bolsas de estudo integrais e parciais para os candidatos selecionados.

O critério de seleção é justamente a nota do ENEM, que deve ser pelo menos de 450 pontos nas provas objetivos e diferente de zero na redação. Além disso, o estudante precisa comprovar que a sua renda familiar mensal per capita não ultrapassa três salários mínimos. De qualquer forma, não é possível ter acesso às bolsas sem ter participado do exame.

Sisu

Outra iniciativa do governo é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que também usa a nota do ENEM para classificar as pessoas interessadas em vagas em cursos de faculdades públicas. Nesse caso, a condição é ter feito a prova no ano interior do ingresso na graduação e não há uma nota mínima para ter apresentada — apenas não ter zerado a parte da redação.

Assim como no ProUni, as inscrições podem ser feitas semestralmente e todo o sistema é informatizado. Ou seja, basta conferir na internet os pré-requisitos e fazer tudo pelos sites dos programas.

Substituição do vestibular

Por fim, essa é uma oportunidade que passa despercebida por muitas pessoas. Mas tanta dedicação ao estudar para o ENEM não podia ser desperdiçada e várias instituições de ensino reconhecem isso. Então, caso você não saiba, existe a chance de usar a nota do exame para substituir o tradicional vestibular oferecido pelas faculdades.

Tudo depende das regras que cada instituição estabelece, logo, vale a pena procurar essa informação no local que você tem interesse de estudar. Normalmente, a exigência é atingir uma determinada média geral para que a substituição direta do vestibular possa ser realizada, sem a necessidade de fazer qualquer outra avaliação para efetivar sua matrícula no curso escolhido.

Como funciona na FAI? 

A FAI é uma dessas faculdades que aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso. A regra é ter atingido o mínimo de 500 pontos e não ter zerado a prova de redação. Com o número de inscrição do ENEM é possível verificar os resultados e garantir uma vaga nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Pedagogia ou Sistemas de Informação.

A partir da divulgação das notas (a previsão é sair no dia 17/01/2020 para quem fez a edição de 2019), qualquer estudante que obteve a pontuação exigida pode se inscrever no Vestibular da FAI e sinalizar que prefere usar a nota do ENEM para substituir a prova. Tudo isso pode ser feito virtualmente, pelo link a seguir: Fazer Inscrição.

Viu só como é fácil? Se você se dedicou e quer utilizar a sua nota do ENEM para fazer um curso de graduação de qualidade, entre em contato conosco!