O fim do ano se aproxima e isso significa que os vestibulandos precisam estar preparados para lidar com a programação de provas. Afinal, a maioria dos processos seletivos acontece entre os últimos e os primeiros meses do ano. Ou seja, não há tempo a perder e estudar para o vestibular é a prioridade.

Se você também está passando por essa fase, aproveite para ver quais são as dicas que separamos para ajudá-lo nessa tarefa e garantir a sua vaga na faculdade!

  1. Crie uma agenda de estudos

Organização é a palavra-chave para não deixar nada que seja importante de lado, principalmente assuntos que você precisa dar uma atenção especial. Sem ter um cronograma de estudos fica mais difícil manter a disciplina e abranger todas as matérias.

Então, a dica é dividir o tempo disponível até a prova para distribuir todas as atividades que você tem em mente. Nesse momento, pense em uma estratégia para tentar favorecer a sua produtividade. Por exemplo, aproveite a disposição das segundas-feiras para estudar os tópicos mais complexos e deixe a sexta-feira para aquilo que você tem maior facilidade.

Outro detalhe é que não adianta fugir da realidade e estabelecer uma agenda impossível de ser cumprida. Seja bem realista para equilibrar as suas obrigações e ter um bom resultado. 

  1. Divida o tempo entre teoria e prática

Não existe uma única maneira de estudar, não é verdade? O processo de aprendizagem pode acontecer de jeitos diferentes e cada um tem as suas preferências. Passar o dia debruçado sobre um livro não é necessariamente mais produtivo do que assistir um vídeo ou ouvir um podcast interessante. 

Sendo assim, uma recomendação para ativar o cérebro e não ficar tão cansado é variar as atividades — em especial, tentando revezar entre teoria e prática. A compreensão dos assuntos passa pela leitura, mas a rotina de responder questões também é essencial para preparar o vestibulando. 

O desafio envolve memorizar os conteúdos estudados, saber aplicar o conhecimento adquirido e, ainda, lidar com o contexto da prova. Por isso, fazer simulados é um ótimo exemplo de treino.

  1. Encontre o melhor método

Seguindo a ideia de que não há um jeito certo ou melhor de estudar, o segredo é descobrir quais métodos funcionam para você. Enquanto algumas pessoas preferem fazer resumos escritos para fixar o que já foi estudado, outras acham mais vantajoso elaborar mapas mentais ou apenas grifar o texto.

Além disso, é natural que cada estudante funcione de um modo diferente. Alguns são mais produtivos pela manhã, o que não vale para quem gosta de estudar com o silêncio da madrugada. Se você ainda não sabe qual é a melhor alternativa no seu caso, comece a fazer alguns testes para analisar o seu rendimento até encontrar essa resposta.

  1. Determine metas para o seu desempenho

Todo mundo sabe que dedicação é um componente primordial para quem está estudando para uma prova importante, como o ENEM ou um outro vestibular. Logo, é preciso trabalhar a sua motivação para não perder o ritmo e conseguir alcançar o seu objetivo.

Nesse sentido, uma boa dica é determinar metas para que a cada dia você tenha um compromisso para cumprir e não se perca tão fácil. Ao montar a sua agenda, aproveite para destacar tudo o que precisa ser executado em uma hora, um dia, uma semana ou no prazo de tempo que preferir.

  1. Evite a exaustão

A falta de descanso e o desespero de última hora não vão contribuir em nada, muito pelo contrário. Por essa razão, a organização prévia é tão importante e aumenta as suas chances de sucesso.

Passar noites em claro estudando é capaz de ser mais improdutivo do que ter um horário fixo para isso todos os dias. Saiba que o equilíbrio, a tranquilidade e o seu bem-estar serão seus aliados. Assim, não deixe de cuidar da sua saúde e de programar pausas para distrair a mente!

E aí, gostou das nossas dicas de como estudar para o vestibular? O processo seletivo da FAI já tem data marcada e as inscrições estão abertas! Clique aqui para saber maiores informações e participar.