Bill Gates (o fundador da Microsoft e um dos maiores bilionários do mundo) e tantos outros empresários são exemplos de sucesso que não têm um diploma do Ensino Superior. Então, uma dúvida começou a ficar cada vez mais frequente nas rodas de conversa: será que fazer faculdade ainda é importante?

É claro que o acesso ao conhecimento foi facilitado, especialmente com o avanço da internet. As escolas e os livros deixaram de ser a única fonte de aprendizado. Mesmo assim, precisamos refletir um pouco mais sobre esse tema — até porque esse é o tipo de coisa que influencia nas nossas decisões para o futuro, certo?

Continue lendo o texto para descobrir 3 ótimos motivos para apostar em uma boa graduação.

Porque é uma oportunidade única de crescimento

A vida universitária é uma fase de desenvolvimento intenso. É como ser apresentado para uma área e começar um processo de imersão naquele assunto por aproximadamente três, quatro ou cinco anos.

Durante essa jornada, sua visão de mundo vai ser ampliada e você deve encontrar uma nova realidade, que vai ser cheia de desafios e de conquistas. É preciso ser responsável, ter disciplina e organização para lidar com as suas tarefas. Ao mesmo tempo, em alguns momentos sua estabilidade emocional será o fator mais importante.

A cada dia você deve aprender coisas novas que vão fazê-lo desenvolver diferentes habilidades para chegar ao mercado de trabalho mais preparado. E, claro, essa também é uma oportunidade de transformação pessoal. Ao final, você garante uma certificação para agregar valor ao seu currículo e para a sua carreira.

Porque é uma chance de desenvolver o seu networking

Estudar sozinho é possível, contudo, nada se compara aos benefícios que a convivência no ambiente acadêmico é capaz de proporcionar. A rotina de aulas muitas vezes é cansativa, mas ajuda a estabelecer vínculos e criar uma rede de relacionamentos.

Os professores trazem para a sala de aula suas experiências, assim como os colegas também contribuem com opiniões e vivências diferentes. Essa troca frequente enriquece a relação, formando um terreno fértil para a geração de ideias e negócios. 

Por isso é tão comum que empresas sejam criadas dentro das faculdades, especialmente quando o empreendedorismo é estimulado. Sem falar nas possibilidades de indicações e parcerias. Afinal, nunca se sabe do futuro, não é?

Porque o mercado espera isso de você

Existem profissionais que não tem uma formação específica e estão empregados. Contudo, não dá para negar que o risco de viver nessa situação tende a ser maior. A maioria dos processos seletivos apresentam requisitos — e quando ter um diploma do Ensino Superior não é uma obrigação, com certeza é um diferencial entre os candidatos. 

Aliás, para quem tem interesse nos concursos públicos, vale sabe que essa é uma premissa básica em muitos editais.Isso não quer dizer que apenas esse título vai garantir a conquista de uma vaga, mas vai deixá-lo mais perto disso.

Inclusive, diversos recrutadores já elevaram o nível de exigência e agora estão pedindo profissionais pós-graduados para algumas das suas vagas. Ou seja, ainda que não seja um critério determinante para diferenciar um profissional bom de um profissional mediano (ou ruim), não deixa de ser uma forma das empresas avaliarem os seus candidatos.

Em outras palavras, é como ter um passaporte para entrar na disputa por boas oportunidades, embora o seu sucesso nessa jornada também dependa muito da sua dedicação. Tenha certeza que a combinação do seu esforço com uma capacitação de qualidade pode levá-lo muito longe!

Será que agora você está convencido de que fazer faculdade é mesmo uma boa ideia? Já sabe qual curso tem mais a ver com o seu perfil? Aproveite para conhecer os nossos cursos de graduação e fazer a sua inscrição no vestibular da FAI!

Além disso, continue acompanhando o blog para receber dicas de estudos e carreira!