Pensar no seu futuro é um exercício que deve ser feito com frequentemente. Ter metas bem definidas e saber onde você quer chegar não deixa de ser uma maneira de facilitar o seu caminho. Por isso, fazer um planejamento de carreira é tão importante.

Ao longo do tempo, é claro que as suas vontades podem mudar. É como redirecionar a rota do seu GPS e traçar um novo ponto de chegada, mas sem ficar perdido ou desviar do foco no objetivo principal.

Você já pensou nessa ideia? Tem um plano de carreira em mente? Confiras quais são as nossas dicas para montar o seu!

Comece pelo autoconhecimento

Antes de qualquer coisa, faça uma análise de si mesmo para entender melhor quem você é e quais são os seus sonhos. Muitas vezes, a correria do dia a dia não permite que a gente dedique tempo para isso.

Então, comece a pensar nos seus interesses e nas características da sua personalidade. O que você mais gosta de fazer? Quais são as profissões que chamam a sua atenção? O que você faz no seu tempo livre? É comunicativo ou mais tímido? Gosta de acordar cedo ou prefere ter horários mais flexíveis?

Imagine várias situações e tente encontrar respostas para elas até esclarecer algumas questões. Sabe aquela pergunta “o que você quer ser quando crescer?”, pense em todos os detalhes dessa resposta.

Identifique seus talentos e dificuldades

Depois da primeira fase de autoconhecimento, passe para o reconhecimento das suas forças e fraquezas. Ou seja, considere as atividades que você tem mais facilidade ou dificuldade para fazer.

Por exemplo, pense nas matérias escolares que você vai mais se identifica ou menos gosta. Outra sugestão é avaliar os seus talentos — enquanto algumas pessoas são ótimas como trabalhos manuais e artesanatos, outras escrevem muito bem ou sabem tocar instrumentos.

Nesse momento, provavelmente você vai encontrar coisas que atraem o seu interesse e que ainda não fazem parte das suas especialidades, como aprender uma língua estrangeira ou dominar um determinado assunto. Elas devem entrar nas suas metas de aperfeiçoamento para conquistar os seus objetivos.

Defina sua área de interesse

Agora que você já tem uma ideia mais clara sobre todos esses pontos já citados, encontre quais áreas combinam com o seu perfil. Talvez você não chegue a essa resposta de forma tão simples e rápida, até porque o mundo hoje está cheio de opções.

Mesmo assim, faça esse filtro antes de começar a pesquisar sobre cada área e definir qual será a sua escolhida. Lembre-se que escolher uma carreira não é uma sentença para o resto da vida. Você pode mudar as suas decisões no futuro, fazer especializações para redirecionar a sua trajetória e tomar novos rumos.

O que não pode acontecer é já começar a sua carreira como uma escolha que não combina com você. Sua motivação para estudar, fazer uma faculdade e crescer como profissional vai depender muito do seu interesse.

Pense no objetivo final e monte um plano de ação

Com a cabeça cheia de ideias, elabore um plano estratégico para chegar ao seu objetivo com metas de curto, médio e longo prazo. Esse vai ser o seu guia de carreira, pelo menos durante o tempo em que você se identificar com ele.

Será que o seu sonho é abrir o seu próprio negócios e ter uma empresa de sucesso? Você pode começar fazendo um bom curso de Administração para adquirir as principais competências para gerir um negócio. Além disso, pode ser necessário entrar em um curso de inglês, aprender a mexer em um software específico ou melhorar a sua comunicação.

Se quiser ser engenheiro, veterinário, professor, contador ou ter qualquer outra profissão, busque quais as são as habilidades essenciais para desenvolver. Assim, você aumenta as suas chances no mercado de trabalho e passa a subir um degrau de cada vez rumo ao seu objetivo final.

O que achou da proposta de ter um planejamento de carreira? Comece logo a pensar no seu e conte com a FAI para construir a sua história! Conheça os nossos cursos e invista na sua qualificação.