Enquanto para algumas pessoas a parte dos cálculos é a mais temida, para outras fazer a redação do ENEM ou de um vestibular é a missão mais difícil. Porém, uma boa preparação é capaz de afastar toda essa insegurança e deixá-lo afiado para fazer a prova.

Quer saber o que pode ajudá-lo nesse momento? Confira a seguir as dicas que separamos!

Conheça a proposta e as competências avaliadas

Sua primeira preocupação é saber exatamente o que deve ser feito na prova que você irá fazer. Como cada instituição de ensino tem liberdade para montar a sua avaliação, esse é um detalhe que pode variar e é bom ficar atento.

A redação do ENEM, por exemplo, segue a tendência do modelo dissertativo-argumentativo, em que o candidato precisa desenvolver o seu ponto de vista a respeito de um tema e fazer uma proposta de intervenção social respeitando os direitos humanos. Na verdade, esse é o tipo mais comum e adotado pela maioria dos vestibulares.

Além disso, é importante conhecer quais são as competências avaliadas, ou seja, o que vai conferir a nota de cada pessoa — isso é uma informação que costuma aparecer nos editais da prova. 

Normalmente, os avaliadores ficam atentos a pontos como: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão do tema e do modelo de texto solicitado, capacidade de organizar dados e de construir uma argumentação. Agora que você já sabe disso, preste atenção nas suas próximas redações para verificar se elas atendem a esses critérios.

Reserve um tempo para ler e acompanhar notícias

Uma coisa que faz toda a diferença para o seu desenvolvimento como um bom escritor é a bagagem que você carrega como pessoa. Isto é, se está atualizado com o que acontece no mundo para ser capaz de falar sobre assuntos relevantes, que provavelmente vão ser cobrados em uma prova.

Logo, sua tarefa é reservar um tempo todos os dias para acompanhar as notícias e não se tornar uma pessoa alienada. Você pode fazer isso do jeito que achar melhor, seja assistindo aos telejornais, seja seguindo sites ou aplicativos especializados ou como quiser.

Contudo, se a leitura não estiver presente no seu dia a dia, encontre um outro momento para se dedicar a esse hábito. Ler é uma das atividades que mais contribuem para desenvolver a sua criatividade, raciocínio lógico e poder de argumentação. Quando você tem boas referências, fica bem mais fácil saber como desenrolar o seu próprio texto.

Exercite a sua escrita

Pode ser que algumas pessoas já nasçam com o talento para a escrita, se tornando verdadeiros prodígios no futuro. Se esse não é o seu caso, não precisa ficar desanimado.

Assim como outras habilidades, a arte de escrever pode (e deve) ser treinada. Para tanto, essa é mais uma atividade que não pode ser deixada de lado na sua rotina. Em época de preparação para o ENEM e outras provas, intensifique a frequência para ter resultados ainda melhores. 

Tente, pelo menos, fazer uma redação por semana para treinar todos os aspectos, incluindo a sua agilidade para colocar as ideias no papel — até porque na hora do vestibular o tempo é limitado e você precisa estar preparado para lidar com isso. Uma ideia legal é pedir para alguém com certa experiência para ajudá-lo a corrigir todos os textos.

Revise sempre antes de entregar

O nervosismo e a ansiedade em terminar logo um exame importante quanto o ENEM ou qualquer outro, faz com que alguns erros passem despercebidos. Acontece que esse tipo de coisa deve ser evitada ao máximo para não prejudicar a sua pontuação.

Então, nunca entregue a sua redação sem ler antes todo o conteúdo com bastante calma. Veja se as palavras estão corretas, se as frases estão coerentes e se não há nenhum erro de português. O resultado final deve fazer sentido, sendo claro e objetivo no seu propósito.

Que tal fazer uma nova tentativa a partir de agora? Coloque as nossas dicas de redação do ENEM e de outros vestibulares em prática e acompanhe a sua evolução. Estamos torcendo para o seu progresso!

Aproveitando a oportunidade, faça sua inscrição no vestibular da FAI e arrase na nossa redação!