Todo mundo sabe que para entrar em uma faculdade e começar um curso de graduação é preciso passar por um processo seletivo. A diferença é que cada instituição de ensino superior escolhe as suas maneiras de selecionar os seus alunos. Na maioria das vezes, o vestibular é o método escolhido para avaliar o nível de conhecimento dos candidatos.
Contudo, há outro termo bastante comum que encontramos nesse meio: o vestibular agendado. Você sabe o que ele significa? Aproveite para descobrir agora!
Qual a principal característica do vestibular agendado?
A grande diferença do vestibular agendado é oferecer maior flexibilidade para o estudante. O nome já demonstra a ideia do que ele quer dizer: uma prova que pode ser agendada em data combinada entre a faculdade e a pessoa.
Normalmente, as instituições definem um único dia para aplicar o vestibular tradicional a cada semestre. Acontece que nem todo mundo tem disponibilidade para comparecer na data marcada e isso dificulta a entrada do aluno no curso que ele tem interesse de fazer.
Para solucionar essa questão, muitas faculdades oferecem essa alternativa de agendar a avaliação para outro dia. Assim, a oportunidade é garantida para uma ocasião que se encaixe melhor na rotina de cada um. O que pode variar é que algumas escolas escolhem outras datas, enquanto outras deixam a escolha livre para o candidato.
Quando um candidato deve recorrer a essa modalidade de prova?
Todo candidato que não conseguiu participar do vestibular semestral deve entrar em contato com a faculdade para encontrar uma nova chance de fazer a prova. É o caso de pessoas que estavam viajando na data ou tinham um outro compromisso importante que coincidiu com o evento. Para quem estava trabalhando, por exemplo, o agendamento é uma alternativa para não criar impasses com o empregador.
Ainda que a avaliação não seja idêntica àquela que já foi aplicada, é provável que seja semelhante e siga o mesmo direcionamento do edital. Ou seja, as instruções de estudo são as mesmas, só que há um tempo maior para se preparar.
Essa é uma vantagem escolhida também pelos candidatos que têm dificuldade em passar por testes e avaliações com um grupo muito grande. O dia do vestibular geral muitas vezes é marcado por uma pressão psicológica que algumas pessoas não conseguem lidar bem. Assim, elas acabam escolhendo uma ocasião que ofereça maior tranquilidade.
O que fazer para agendar o seu vestibular?
O primeiro passo é entrar em contato com a instituição de ensino para confirmar se existe essa opção. Então, demonstre o seu interesse de agendar a prova e verifique qual é o procedimento que deve ser seguido. Esse é o momento de informar sobre a sua disponibilidade para encontrar uma data favorável.
Você sabia que a FAI oferece a oportunidade do vestibular agendado? Se você não conseguiu participar do nosso processo seletivo tradicional, basta fazer a sua inscrição para realizar a prova em outro dia que seja melhor para você! Mande um e-mail para atendimento@fai-mg.br ou ligue para 35 3473 3000.