A+ A A-

Foto 02 da revista

 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

E DE MERCADO  

 Investimento                    Inscrições

A crescente complexidade e velocidade das mudanças no mundo corporativo exigem que os executivos tenham uma visão estratégica, oportuna e precisa, na busca pelo desempenho e competitividade das organizações. Para isso é necessário compreender com precisão as necessidades dos clientes e as estratégias dos concorrentes e interpretar adequadamente os cenários econômicos, político, cultural, tecnológico, demográfico e natural, visando identificar as tendências e antecipar ameaças e oportunidades.

Com este olhar, antenado às tendências e expectativas do mercado, a FAI apresenta seu novo curso de Pós-Graduação em Inteligência Competitiva e de Mercado, capacitando profissionais para apoiar as organizações contemporâneas na busca, seleção e direcionamento de informações que orientarão a implementação de novas ações de mercado e a tomada de decisões estratégicas.

Turmas em Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre!

  

Coordenação

Profa. Dra. Sandra Carvalho dos Santos   ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

 

Objetivos     

- Desenvolver a compreensão do conceito de Inteligência Competitiva, a capacidade para identificar as informações necessárias para a tomada de decisões estratégicas e a habilidade de identificar e avaliar as fontes de dados disponíveis para este processo.

- Capacitar o profissional para condução de processos de inteligência competitiva e de mercado nas empresas.

  

Público Alvo

- Profissionais graduados de qualquer área que buscam desenvolver suas competências no processo de inteligência competitiva, bem como conduzir a implantação desta atividade na empresa ou atuar como especialista neste área.

 

Programa

O curso está estruturado em 6 Módulos: Competências Básicas, Processo de Inteligência, Ferramentas de Inteligência,  Trabalho de Conclusão de Curso, Internacional (opcional) e Competências Pessoais e Planejamento de Carreira (opcional).  

 

O MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS totaliza 80 horas de aulas presenciais distribuídas em 5 disciplinas de 16 horas cada uma:

 - Ambiente Econômico e Gestão Estratégica de Negócios

 - Liderança e Habilidades Gerenciais

 - Marketing Estratégico

 - Inteligência de Mercado e seu Papel nas Organizações

 - Ética e legislação em IC

 

O MÓDULO PROCESSO DE INTELIGÊNCIA totaliza 200 horas de aulas presenciais distribuídas em 10 disciplinas específicas de 20 horas cada uma:

 - Planejamento, Gestão e Operação de Inteligência

 - Coleta de Informações

 - Inteligência Analítica de Dados

 - Cenários Prospectivos

 - Comunicação da Inteligência

 - Análise do Mercado Concorrencial

 - Pesquisa de Mercado

 - Inteligência Estratégica, Antecipativa e Coletiva

 - Redes de Inteligência

 - Marketing Digital e Mídias Sociais

 

O MÓDULO FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA totaliza 96 horas de aulas presenciais distribuídas em 6 disciplinas específicas de 20 horas cada uma:

 - Estatística e Econometria aplicadas à Inteligência

 - Sistemas de Informação em IC:Banco de Dados, Datawarehouse e Data Mining

 - Business Inteligence(BI)

 - Big Data Analytics

 - Geomarketing

 - War Game

  

Completando a carga horária, o MÓDULO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) é obrigatório para conclusão do curso e obtenção do título de especialista. O TCC será baseado em um projeto logístico desenvolvido em oficinas práticas ao longo do curso sob a orientação de um professor e será apresentado no último dia de aula para uma banca de avaliação. São previstas 60 horas de atividades acadêmicas, assim distribuídas:

 - 24 (vinte e quatro) horas aula de metodologia /oficinas de TCC (presencial)

 - 36 (trinta e seis) horas de orientação (à distância) e Bancas de Defesa

 

Além dos quatro Módulos obrigatórios, o aluno poderá ainda complementar sua formação executiva com dois programas especiais e exclusivos da Pós-Graduação FAI. Esses programas são opcionais, não estão incluídos na mensalidade e não precisam ser decididos no momento da matrícula. São eles:

 

MÓDULO INTERNACIONAL(opcional), onde o aluno participa de um Programa Intensivo sobre Internacionalização de Empresas no ISCA Business School de Coimbra, Portugal, com duração de uma semana.

 

MÓDULO COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PLANEJAMENTO DE CARREIRA (opcional), onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado e, ainda, elaborar um plano individual de carreira.

  

Carga Horária

O curso tem duração de 436 horas de atividades que são planejadas para um período total previsto de 21 meses de aula, com aulas aos sábados o dia todo (8h às 17h) e predomínio de períodos quinzenais. As horas estão assim distribuídas:  

 - Módulo Competências Básicas – 80 horas

 - Módulo Análise de Mercado – 200 horas

 - Módulo Estratégias Competitivas - 96 horas

 - Módulo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 60 horas

 

Titulação

Ao completar 436 horas do programa e defender com êxito o Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno receberá o certificado de Especialista em Inteligência Competitiva e de Mercado.

 

Corpo Docente

As aulas são ministradas por mestres e doutores com vivência empresarial provenientes de instituições como FIA/USP, UNESP, UFLA, UFMG, UFSJ, PUC, METODISTA, MACKENZIE, entre outras. Os dados completos do corpo docente estão no Manual do Aluno que é entregue na Aula Inaugural.

 

Calendário Turmas Ingressantes em 2017 

 

Calendario 2017 Sandra

 

Calendario 2018 Sandra

VE2 

IPECONT 2015

logo

blue green orange red

© 2014 NPG-FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3032