A+ A A-

Foto 08 da revista

 GESTÃO DE NEGÓCIOS INOVADORES

E COMPETITIVOS   

 Investimento                    Inscrições

O número cada vez maior de profissionais empreendedores de diferentes áreas que buscam criar seus próprios negócios tem apontado para o antigo conflito entre empreender e administrar. A história está repleta de casos de boas empresas que morrem nas mãoes de empreendedores criativos, ou de inovadores que perdem o controle de suas criações nas chamadas sucessões familiares. 

Entendendo essa realidade, o curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios Inovadores e Competitivos da FAI fornece aos participantes uma visão sistêmica e abrangente das atividades e funções básicas das organizações de negócios, apresentando as ferramentas necessárias para superar os desafios enfrentados pelos gestores. 

Turmas em Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre!

De forma inovadora, o curso oferece a cada participante a oportunidade de montar uma grade curricular customizada que atenda aos interesses e necessidades específicas de cada um. 

  

Coordenação

Profa. Dra. Sandra Carvalho dos Santos   ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

 

Objetivos     

- Proporcionar aos participantes uma visão abrangente e integrada da gestão empresarial.

- Proporcionar aos participantes a oportunidade para refletir e debater sobre as funções da gestão empresariaç e seu relacionamento externo.

- Capacitar os alunos nos fundamentos e ferramentas de gestão.

- Contribuir na formação gerencial de empresários e profissionais.

  

Público Alvo

Profissionais graduados em qualquer área que necessitam gerenciar seus próprios negócios ou que já atuam ou pretendem atuar na área de gestão em qualquer tipo de empresa. Esse curso também é recomendado para concluintes de cursos de tecnologia em alguma área de gestão que necessitem complementar e aprofundar seus conhecimentos. 

 

Programa

O curso está estruturado em 6 Módulos: Competências Básicas, Gestão Estratégica, Ferramentas de Gestão,  Trabalho de Conclusão de Curso, Internacional (opcional) e Competências Pessoais e Planejamento de Carreira (opcional).  

 

O MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS é constituído por 4 disciplinas e totaliza 64 horas assim distribuídas:

 - Ambiente Econômico e Gestão Estratégica de Negócios(16h)

 - Liderança e Habilidades Gerenciais(16h)

 - Marketing Estratégico(16h)

 - Inteligência de Mercado e seu Papel nas Organizações (16h)

 

O MÓDULO GESTÃO ESTRATÉGICA   deve totalizar, entre 212 e 232 horas de aulas presenciais, e será composto pelas disciplinas oferecidas pelos demais cursos de Pós em andamento, conforme a preferência do aluno, dentro do seguinte leque de opções: distribuídas em 4 disciplinas específicas:

 Área de Produção e Logística

 - Logísitica Empresarial e Supply Chain Management (24h)

 - Gestão de Produção e Estoques (24h)

 - Desenvolvimento de Fornecedores (20h)

Área de Inovação e Competitividade

 - Inovação e Design Think (24h)

 - Inovação em Produtos e Processos (24h)

 - Inovação em Serviços (20h)

 - Gestão de Portfólio de Projetos de Inovação (24h)

 - Gestão Estratégica da Tecnologia (24h)

 - Princípios da Sustentabilidade e da Inovação Sustentável (20h)

 - Estratégias Competitivas (20h)

Área de Marketing e Vendas

 - Segmentação de Mercados e Posicionamento Competitivo (20h)

 - Desenvolvimento e Gestão de Marcas (20h)

 - Desenvolvimento e Gestão de Produtos (20h)

 - Gestão Estratégica de Preço (20h)

 - Gestão de Serviços (20h)

 - Comunicação Integrada de Marketing (20h)

 - Gestão de Vendas e Relacionamento com Clientes (20h)

 - Canais de Distribuição e Trade Marketing (20h)

Área de Recursos Humanos

 - Estruturas e Modelos Organizacionais (20h)

 - Cultura, Poder e Mudança Organizacional (24h)

 - Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual (20h)

 - Planejamento Estratégico em RH (24h)

 - Responsabilidade Social nas Organizações (20h)

 - Gestão de Equipes de Trabalho (20h)

 - Relações Trabalhistas e Sindicais (24h)

Área de Finanças

 - Gestão Estratégica de Curso (24h)

 - Administração de Capital de Giro (24h)

 - Análise de Investimento (24h)

 

O MÓDULO FERRAMENTAS DE GESTÃO deve totalizar entre 80 e 100 horas de aulas presenciais, e será composto pelas disciplinas oferecidas pelos demais cursos de Pós em andamento, conforme a preferência do aluno, dentro do seguinte leque de opções: 

 - Análise do Mercado Concorrencial (20h)

 - Pesquisa de Mercado (20h)

 - Inteligência Estratégica, Antecipativa e Coletiva (20h)

 - Redes de Inteligência (20h)

 - Business Inteligence (20h)

 - Marketing Digital e Mídias Sociais (20h)

 - Planejamento Estratégico de Marketing (20h)

 - Tecnologia da Informação para Marketing (16h)

 - Técnicas de Vendas e Negociação (20h)

 - Tecnologia da Informação para Vendas (16h)

 - Sistema de Avaliação, Captação e Movimentação de Pessoas (24h)

 - Práticas em Finanças (24h)

 

Completando a carga horária, o MÓDULO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) é obrigatório para conclusão do curso e obtenção do título de especialista. O TCC será baseado em um projeto logístico desenvolvido em oficinas práticas ao longo do curso sob a orientação de um professor e será apresentado no último dia de aula para uma banca de avaliação. São previstas 60 horas de atividades acadêmicas, assim distribuídas:

 - 24 (vinte e quatro) horas aula de metodologia /oficinas de TCC (presencial)

 - 36 (trinta e seis) horas de orientação (à distância) e Bancas de Defesa

 

Além dos quatro Módulos obrigatórios, o aluno poderá ainda complementar sua formação executiva com dois programas especiais e exclusivos da Pós-Graduação FAI. Esses programas são opcionais, não estão incluídos na mensalidade e não precisam ser decididos no momento da matrícula. São eles:

 

MÓDULO INTERNACIONAL(opcional), onde o aluno participa de um Programa Intensivo sobre Internacionalização de Empresas no ISCA Business School de Coimbra, Portugal, com duração de uma semana.

 

MÓDULO COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PLANEJAMENTO DE CARREIRA (opcional), onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado e, ainda, elaborar um plano individual de carreira.

  

Carga Horária

O curso tem duração de 436 horas de atividades que são planejadas para um período total previsto de 21 meses de aula, com aulas aos sábados o dia todo (8h às 17h) e predomínio de períodos quinzenais. As horas estão assim distribuídas:  

 - Módulo Competências Básicas – 64 horas

 - Módulo Gestão Estratégica + Ferramentas Operacionais – 312 horas

 - Módulo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 60 horas

 

Titulação

Ao completar 436 horas do programa e defender com êxito o Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno receberá o certificado de Especialista em Gestão de Negócios Inovadores e Competitivos.

 

Corpo Docente

As aulas são ministradas por mestres e doutores com vivência empresarial provenientes de instituições como FIA/USP, UNESP, UFLA, UFMG, UFSJ, PUC, METODISTA, MACKENZIE, entre outras. Os dados completos do corpo docente estão no Manual do Aluno que é entregue na Aula Inaugural.

 

Calendário Turmas Ingressantes em 2017 

 

Calendario 2017 Sandra

 

Calendario 2018 Sandra

VE2 

IPECONT 2015

logo

blue green orange red

© 2014 NPG-FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3032