A+ A A-

Foto 11 da revista

 INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 

 Investimento                    Inscrições

A inovação é, com certeza, o mais importante fator que, isoladamente, vai determinar o sucesso dos negócios nesse século. Gestão da inovação é o processo de descobrir, criar e implementar ou comercializar novas ideias, produtos, processos e serviços.

Por outro lado, uma empresa sustentável é aquela que contribui para o desenvolvimento sustentável ao gerar, simultaneamente, benefícios econômicos, sociais e ambientais – conhecidos como os três pilares do desenvolvimento sustentável.

Assim, a gestão da inovação sustentável objetiva vencer a concorrência, remunerando o investidor, envolvendo aspectos estratégicos e táticos relacionados com a gestão do capital intelectual, a concepção do modelo de negócio e a incorporação de aprimoramentos tecnológicos que permitam diferenciar produtos e serviços e ao mesmo tempo garantir o atendimento aos três pilares do desenvolvimento sustentável.

Com este olhar, antenado às tendências e expectativas do mercado, a FAI apresenta seu novo curso de Pós-Graduação em Inovação e Sustentabilidade, comtemplando a interação das estratégias de inovação tecnológica com a estratégia competitiva das organizações e com as oportunidades oferecidas pelo sistema de C&T&I brasileiro, bem como os conceitos, métodos e ferramentas para gerenciar o processo de inovação dentro de uma perspectiva de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Turmas em Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre!

  

Coordenação

Profa. Dra. Sandra Carvalho dos Santos   ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

 

Objetivos     

- Capacitar os profissionais para o gerenciamento dos processos de inovação relacionados com produtos, processos, serviços e negócios, contemplando as seguintes competências principais:

 - Uso dos conceitos, abordagens e técnicas mais modernas de gestão do conhecimento, da tecnologia e da inovação para a promoção da competitividade empresarial.

 - Integração entre as áreas-chaves do processo de inovação, especialmente: Marketing, Operações, P&D, Engenharia e Tecnologia da Informação e Comunicação.

 - Seleção de projetos para aquisição e desenvolvimento de tecnologia para novos produtos e processos que agreguem valor para a empresa.

 - Identificação dos fatores críticos e delineação da estratégia tecnológica da empresa de forma integrada ao seu planejamento estratégico, dentro da perspectiva da sustentabilidade.

 - Compreensão das particularidades do sistema de inovação brasileiro, suas instituições, políticas e atores.

  

Público Alvo

- Profissionais graduados em qualquer área que atuem em: 

- Gestores de Instituições de Pesquisa, públicas ou privadas, voltadas para Inovação Tecnológica.

- Profissional que atuem na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e programas de financiamento da inovação tecnológica.

- Profissionais de qualquer área que cujas empresas dependem de uma eficaz gestão do conhecimento para assegurar sua competitividade.

 

Programa

O curso está estruturado em 6 Módulos: Competências Básicas, Componentes Operacionais, Ferramentas de Gestão,  Trabalho de Conclusão de Curso, Internacional (opcional) e Competências Pessoais e Planejamento de Carreira (opcional).  

 

O MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS é constituído por 4 disciplinas e totaliza 72 horas assim distribuídas: 

 - Ambiente Econômico e Gestão Estratégica de Negócios (16h)

 - Liderança e Habilidades Gerenciais (16h)

 - Estratégia Competitiva e Inovação (20h)

 - Inteligência Competitiva e Prospecção de Oportunidades (20h)

 

O MÓDULO GESTÃO DA INOVAÇÃO totaliza 224 horas de aulas presenciais distribuídas em 10 disciplinas específicas:

 - Inovação e Design Thinking (20h)

 - Inovação em Produtos e Processos (24h)

 - Inovação em Serviços (20h)

 - Gestão de Portfólio de Projetos de Inovação (24h)

 - Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional (24h)

 - Sistema Nacional de Inovação (Instituições, Atores e Políticas de C,T&I)(20h)

 - Gestão Estratégica da Tecnologia (24h)

 - Gestão das Fontes Externas e Redes de Inovação (Open Inovation) (20h)

 - Fontes de Financiamento e Gestão Financeira da Inovação (24h)

 - Atividade Inovativa e Gestão da Propriedade Intelectual (24h)

 

O MÓDULO INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL totaliza 80 horas de aulas presenciais distribuídas em 4 disciplinas específicas de 20 horas cada uma:

 - Príncipios da Sustentabilidade e da Inovação Sustentável

 - Tecnologias Portadoras de Inovação Sustentável

 - Meio Ambiente e Inovação Tecnológica

 - Cultura de Inovação e Sustentabilidade

 

Completando a carga horária, o MÓDULO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) é obrigatório para conclusão do curso e obtenção do título de especialista. O TCC será baseado em um projeto logístico desenvolvido em oficinas práticas ao longo do curso sob a orientação de um professor e será apresentado no último dia de aula para uma banca de avaliação. São previstas 60 horas de atividades acadêmicas, assim distribuídas:

 - 24 (vinte e quatro) horas aula de metodologia /oficinas de TCC (presencial)

 - 36 (trinta e seis) horas de orientação (à distância) e Bancas de Defesa

 

Além dos quatro Módulos obrigatórios, o aluno poderá ainda complementar sua formação executiva com dois programas especiais e exclusivos da Pós-Graduação FAI. Esses programas são opcionais, não estão incluídos na mensalidade e não precisam ser decididos no momento da matrícula. São eles:

 

MÓDULO INTERNACIONAL(opcional), onde o aluno participa de um Programa Intensivo sobre Internacionalização de Empresas no ISCA Business School de Coimbra, Portugal, com duração de uma semana.

 

MÓDULO COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PLANEJAMENTO DE CARREIRA (opcional), onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado e, ainda, elaborar um plano individual de carreira.

  

Carga Horária

O curso tem duração de 436 horas de atividades que são planejadas para um período total previsto de 21 meses de aula, com aulas aos sábados o dia todo (8h às 17h) e predomínio de períodos quinzenais. As horas estão assim distribuídas:  

 - Módulo Competências Básicas – 72 horas

 - Módulo Gestão da Inovação – 224 horas

 - Módulo Inovação Sustentável - 80 horas

 - Módulo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 60 horas

 

Titulação

Ao completar 436 horas do programa e defender com êxito o Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno receberá o certificado de Especialista em Inovação e Sustentabilidade.

 

Corpo Docente

As aulas são ministradas por mestres e doutores com vivência empresarial provenientes de instituições como FIA/USP, UNESP, UFLA, UFMG, UFSJ, PUC, METODISTA, MACKENZIE, entre outras. Os dados completos do corpo docente estão no Manual do Aluno que é entregue na Aula Inaugural.

 

Calendário Turmas Ingressantes em 2017 

 

Calendario 2017 Sandra

 

Calendario 2018 Sandra

VE2 

IPECONT 2015

logo

blue green orange red

© 2014 NPG-FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3032