Foto 16 da revista

 MARKETING ESTRATÉGICO  

 Investimento                    Inscrições

O cenário contemporâneo vem exigindo um maior empenho das organizações em ajustar seus objetivos às oportunidades de um mercado em constante mudança. Independentemente do setor em que atua, a empresa precisa empreender um esforço contínuo para moldar negócios e produtos, visando alcançar os objetivos de crescimento e rentabilidade de forma sustentável.

Nesse contexto, o curso de Pós-Graduação em Marketing Estratégico da FAI oferece um programa inovador, com forte ênfase em estratégias e resultados de mercado, preparando profissionais capazes de enfrentar os desafios impostos pelas forças decorrentes do ambiente competitivo vigente.

Turmas em Santa Rita do Sapucaí!

  

Coordenação

Profa. Dra. Sandra Carvalho dos Santos   ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

 

Objetivos     

- Proporcionar aos participantes uma visão abrangente e integrada da gestão de marketing, sob a perspectiva estratégica de orientação para mercado e desenvolvimento de relacionamentos duradouros e lucrativos com clientes.

- Capacitar os alunos para a identificação de oportunidades e soluções inovadoras, que resultem em vantagens competitivas para a organização.

- Transmitir conhecimentos atualizados sobre os conceitos e as práticas de Marketing utilizadas nas organizações modernas.

- Introduzir uma visão prática do marketing, por meio da discussão de casos e troca de experiências reais.

- Contribuir para a formação de profissionais especializados na área de marketing.

  

Público Alvo

- Profissionais graduados de qualquer área que pretendam alavancar suas carreiras ou montar negócios próprios.

- Empresário ou profissional em cargos de comando e gerência.

- Profissional já atuante, ou que deseja atuar, nas áreas de marketing, comunicação e vendas.

 

Programa

O curso está estruturado em 8 Módulos: Competências Básicas, Análise do Mercado, Estratégias Competitivas, Criação e Entrega de Valor, Gestão e Controle de Marketing, Trabalho de Conclusão de Curso, Internacional (opcional) e Competências Pessoais e Planejamento de Carreira (opcional).  

 

O MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS totaliza 48 horas de aulas presenciais distribuídas em 3 disciplinas de 16 horas cada uma:

 - Ambiente Econômico e Gestão Estratégica de Negócios

 - Liderança e Habilidades Gerenciais

 - Marketing Estratégico

 

O MÓDULO ANÁLISE DE MERCADO totaliza 68 horas de aulas presenciais distribuídas em 4 disciplinas específicas:

 - Inteligência de Mercado e seu Papel nas Organizações (16h)

 - Pesquisa de Mercado (20h)

 - Análise do Mercado Consumidor (16h)

 - Análise do Mercado Organizacional (16h)

 

O MÓDULO ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS totaliza 60 horas de aulas presenciais distribuídas em 3 disciplinas específicas de 20 horas cada uma:

 - Segmentação de Mercados e Posicionamento Competitivo

 - Estratégias Competitivas

 - Desenvolvimento e Gestão de Marcas

 

O MÓDULO CRIAÇÃO E ENTREGA DE VALOR totaliza 140 horas de aulas presenciais distribuídas em 7 disciplinas específicas de 20 horas cada uma:

 - Desenvolvimento e Gestão de Produtos

 - Gestão Estratégica de Preço

 - Gestão de Serviços

 - Comunicação Integrada de Marketing

 - Gestão de Vendas e Relacionamento com Clientes

 - Canais de Distribuição e Trade Marketing

 - Marketing Digital e Mídias Sociais

 

O MÓDULO GESTÃO E CONTROLE DE MARKETING totaliza 64 horas de aulas presenciais distribuídas em 4 disciplinas específicas:

 - Planejamento Estratégico de Marketing (16h)

 - Tecnologia da Informação para Marketing (16h)

 - Métricas de Marketing (16h)

 - Simulação de Marketing (16h)

 

Completando a carga horária, o MÓDULO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) é obrigatório para conclusão do curso e obtenção do título de especialista. O TCC será baseado em um projeto logístico desenvolvido em oficinas práticas ao longo do curso sob a orientação de um professor e será apresentado no último dia de aula para uma banca de avaliação. São previstas 56 horas de atividades acadêmicas, assim distribuídas:

 - 20 (vinte) horas aula de metodologia /oficinas de TCC (presencial)

 - 36 (trinta e seis) horas de orientação (à distância) e Bancas de Defesa

 

Além dos quatro Módulos obrigatórios, o aluno poderá ainda complementar sua formação executiva com dois programas especiais e exclusivos da Pós-Graduação FAI. Esses programas são opcionais, não estão incluídos na mensalidade e não precisam ser decididos no momento da matrícula. São eles:

 

MÓDULO INTERNACIONAL(opcional), onde o aluno participa de um Programa Intensivo sobre Internacionalização de Empresas no ISCA Business School de Coimbra, Portugal, com duração de uma semana.

 

MÓDULO COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PLANEJAMENTO DE CARREIRA (opcional), onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado e, ainda, elaborar um plano individual de carreira.

  

Carga Horária

O curso tem duração de 436 horas de atividades que são planejadas para um período total previsto de 21 meses de aula, com aulas aos sábados o dia todo (8h às 17h) e predomínio de períodos quinzenais. As horas estão assim distribuídas:  

 - Módulo Competências Básicas – 48 horas

 - Módulo Análise de Mercado – 68 horas

 - Módulo Estratégias Competitivas - 60 horas

 - Módulo Criação e Entrega de Valor - 140 horas

 - Módulo Gestão e Controle de Marketing - 64 horas

 - Módulo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 56 horas

 

Titulação

Ao completar 436 horas do programa e defender com êxito o Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno receberá o certificado de Especialista em Marketing Estratégico.

 

Corpo Docente

As aulas são ministradas por mestres e doutores com vivência empresarial provenientes de instituições como FIA/USP, UNESP, UFLA, UFMG, UFSJ, PUC, METODISTA, MACKENZIE, entre outras. Os dados completos do corpo docente estão no Manual do Aluno que é entregue na Aula Inaugural.

 

Calendário Turmas Ingressantes em 2017 

 

Calendario 2017 Sandra

 

Calendario 2018 Sandra

VE2 

IPECONT 2015

logo

blue green orange red

© 2014 NPG-FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3032