CONVERSE COM A FAI

ENFERMAGEM, A ARTE DO CUIDAR DE PESSOAS QUE CUIDAM DE OUTRAS...
 
A Enfermagem é a ciência e a arte de cuidar de seres humanos, se expressa em uma prática social que se objetiva no atendimento das coletividades, das famílias e do sujeito individual. A abordagem humanística se destaca tanto na ação (cuidar) como no objeto de trabalho (cuidado). É uma profissão dinâmica com a finalidade de promover, manter e restaurar a saúde.

CALENDÁRIO ESCOLAR

 

O objetivo do Curso de Enfermagem é proporcionar condições para uma aprendizagem ética, crítica, empreendedora e altamente qualificada para o exercício da profissão, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos e sociais, capazes de identificar e intervir sobre o processo saúde-doença.

O enfermeiro egresso da FAI deve ser capaz de atuar de forma generalista com competência científica, técnica, ética, social, educativa e empreendedora seja no processo de cuidar, nas práticas educativas e administrativas, na pesquisa científica e no empreendedorismo.

O que faz o enfermeiro?

A atuação do enfermeiro no mercado de trabalho é amplo e está em constante crescimento. Suas principais funções são assistenciais, administrativas e educacionais, no que tange: à prestação do cuidado de enfermagem ao ser humano, nos aspectos promocionais, preventivos, curativos, de reabilitação e de alívio da dor e do sofrimento; ao gerenciamento de serviços de enfermagem de instituições hospitalares, empresariais e de saúde coletiva; ao planejamento, coordenação, execução e controle de programas de saúde, comtemplando a interdisciplinaridade.

 

O projeto pedagógico é baseado no cuidado da atenção à saúde, no desenvolvimento de competências e habilidades específicas como liderança, tomada de decisão, comunicação, gestão, educação permanente e empreendedorismo.

As disciplinas do Curso de Enfermagem da FAI contempla uma multiplicidade de conhecimentos e integralização da estrutura curricular com o desenvolvimento dos conteúdos essenciais, das competências gerais e específicas e das habilidades por meio da metodologia ativa, integradora e criativa, considerando situações reais para alcance dos objetivos e do perfil desejado dos egressos.

Os conteúdos contemplam:

  • - Ciências Biológicas e da Saúde
  • - Ciências Humanas e Sociais
  • - Ciências da Enfermagem

Os principais diferenciais da Enfermagem na FAI:

  • - Professores atualizados, preparados e com experiência;
  • - Laboratórios Didáticos e de Técnicas de Enfermagem;
  • - Programa de Bolsas – Modalidade Filantrópica;
  • - Projetos práticos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde;
  • - FAITEC – Feira de Tecnologia e Empreendedorismo da FA;
  • - Revista Inicia e Revista Cientifica da FAI;
  • - Programa de Monitoria;
  • - Apoio Psicopedagógico;
  • - Biblioteca virtual da Pearson.

 

A FAI estabeleceu convênios com Prefeituras/Scretárias de Saúde e Hospitais para que o alunos possa realizar estágios e após formado o enfermeiro pode atuar em serviços públicos e privados como hospitais, clínicas, ambulatórios, atendimento domiciliar, unidades de saúde, centros de ensino de nível médio, técnico e superior, centros de pesquisa ligados às ciências da saúde, centros de pesquisa para o desenvolvimento de novas metodologias, tecnologias e equipamentos, nas políticas públicas de atenção à saúde, consultoria de saúde, e autônomo.

O Plenário do Senado aprovou no dia 24 de novembro de 2021 o projeto que institui o novo piso para profissionais de enfermagem. O projeto inclui o piso salarial na Lei 7.498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, e estabelece um valor mínimo inicial nacional para enfermeiros no valor de R$ 4.750,00 tanto na esfera pública como privada.

 






















O corpo docente do Curso de Enfermagem da FAI é constituído por professores de excelência, com experiência profissional e na docência, 80% de Mestres e Doutores. São eles:

 

Profa. Dra. Adriana de Moraes Pereira Santos

Profa. Dra. Ana Cláudia Alves Freire Ribeiro

Profa. Dra. Fernanda Pereira Monteiro

Prof.   Dr. José Renato Silva

Prof.   Dr. Thiago Ribeiro de Freitas

Profa. Ma. Elisângela Cássia Marques

Profa. Ma. Flávia Vanessa Vieira Ribeiro do Vale

Prof.   Me. Lidinei José AlvesVinícius A. Montgomery Miranda

Prof.   Me. Lincoln Fonseca de Souza

Profa. Ma. Luciana Aparecida de Pontes

Prof.   Luiz Francilsley de Paiva

Profa.  Esp. Daniela dos Santos Morais Sene

Prof.   Marco Aurélio Magalhães Paiva