Santa Rita do Sapucaí, antes conhecida somente como grande produtora de café e leite do Sul de Minas Gerais, é hoje identificada nacional e internacionalmente como “O Vale da Eletrônica”.
A cidade tornou-se um dos principais Polos de Tecnologia do Brasil e é reconhecida em todo o mundo pelo desenvolvimento e produção de eletroeletrônicos, que hoje são exportados para diversos países.
O Arranjo Produtivo Local de Eletroeletrônicos (APL), tem em torno de 153 empresas que empregam cerca de 14.700 pessoas e têm como característica comum a busca constante pela inovação e o pioneirismo no desenvolvimento dos mais de 14 mil itens que fabricam. Seus produtos estão voltados principalmente para os setores de Eletroeletrônico, Telecomunicações, Segurança, Eletrônica, Informática, Produtos para Radiodifusão, Automação Industrial, Predial e Comercial, Tecnologia da Informação, Eletro médico, Insumos e Prestação de Serviços.
Todo o desenvolvimento do Polo está ligado ao ensino de Eletrônica, Telecomunicações, Administração, Informática, Produção, tendo como principais características o empreendedorismo e incentivo à inovação tecnológica. As formações são promovidas por instituições pioneiras, como a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”, a primeira da América Latina (1959), o Instituto Nacional de Telecomunicações (1965), a FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (1971) e o SESI/SENAI (2002 - em Santa Rita do Sapucaí).