CONVERSE COM A FAI

ADMINISTRAÇÃO
A PROFISSÃO QUE MAIS ABRANGE ÁREAS DE ATUAÇÃO
 
Ao ouvir a palavra administração, logo vem a ideia de gerir uma empresa, porém a Administração baseia-se no gerenciamento de vários recursos, que podem ser materiais, humanos ou financeiros dentro de uma organização ou setor público, privado ou sem fins lucrativos. O administrador deve ser capaz de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos que tem às mãos, cabendo-lhe cuidar do processo gerencial em diferentes áreas da organização.

A Administração busca definir estratégias, gerenciar, criar soluções, traçar metas, desenvolver políticas internas e analisar resultados para conquistar os objetivos de uma forma holística, buscando a perfeita sinergia entre os recursos e pessoas, tendo em vista o alcance de determinados fins, como maximização dos recursos ou adequação dos mesmos

O projeto pedagógico é baseado no empreendedorismo, na interdisciplinaridade e no desenvolvimento de competências especiais, como a comunicação e o uso de tecnologias da informação.

CALENDÁRIO ESCOLAR

Saiba mais sobre a Carreira de Administração

 

O que é Administração

Ao ouvir a palavra administração, logo vem à mente a ideia de administrar uma empresa. Mas, mais do que isso, a Administração baseia-se no gerenciamento de recursos materiais, tecnológicos, ambientais, logísticos, mercadológicos, humanos, financeiros etc., presentes em todos os tipos de empresas: privadas, públicas, ou sem fins lucrativos.

Porque é abrangente

O universo de trabalho do Administrador é muito vasto, possibilitando atuar no processo gerencial de diferentes áreas da organização: marketing, finanças, recursos humanos, vendas, compras, operações, pesquisa e desenvolvimento.

Porque é dinâmica

O dinamismo pode ser percebido já na graduação. As disciplinas são de diversas áreas: gestão, finanças, marketing, economia, empreendedorismo, abordadas de forma tanto teórica, quanto prática, inclusive com diversas palestras de profissionais da área e exposição anual de projetos na FAITEC, a feira tecnológica da FAI, em que alunos apresentam à comunidade propostas para necessidades locais, o que, frequentemente, viabiliza a gerações de negócios.

No mercado de trabalho, o administrador formado pela FAI é habilitado para atuar em diversos segmentos e setores, já que adquire uma visão global e estratégica de gestão.

Porque é objetiva

O Curso de Graduação de Administração na FAI foca seu ensino no empreendedorismo, formando profissionais com competência para compreender, analisar criticamente, realizar planejamentos e atuar em equipes multidisciplinares, possibilitando inovações e transformações dentro das organizações, sejam elas próprias ou construídas enquanto colaboradores.

Porque proporciona uma visão geral

Os bacharéis em Administração formados pela FAI possuem uma visão global de atuação para a tomada de decisão. Tal habilidade é resultado do investimento na formação humanística que objetiva a compreensão do meio social, político, econômico e cultural frente a sociedade diversificada e interdependente.

 

O curso

Dentre os cursos de graduação ofertados no país, pode-se dizer que o de Administração é um dos mais abrangentes, o que se dá graças a uma preparação ampla que habilita o profissional para atuar nos mais diversos tipos de gestão empresarial.

A curso de Administração da FAI

O Projeto Pedagógico do Curso de Administração da FAI tem como diferenciais a abordagem do empreendedorismo e a interdisciplinaridade para desenvolver competências técnicas em gestão de recursos humanos, materiais, produtivos, logísticos, mercadológicos e financeiros, além de aptidões específicas em comunicação e no uso de tecnologias da informação para gestão.

Com a marca FAI de excelência, o curso de Administração da FAI oferece uma formação profissional moderna e de qualidade, como exigido pelo mercado.

Outro destaque é a formação empreendedora que caracteriza os cursos da FAI, onde o aluno tem oportunidades para desenvolver competências e habilidades importantes como criatividade, flexibilidade, espírito crítico, iniciativa, tomada de decisão e atuação em equipes multidisciplinares.

Os principais diferenciais da Administração da FAI são:

  • Disciplina específica de Empreendedorismo já no 1º período.
  • Projetos práticos em parceria com as empresas da região em todos os períodos do curso, desde o 1º período.
  • Adesão ao Programa Acadêmico da Empresa (SAP) nas aulas práticas de Tecnologia da Informação para Gestão.
  • Laboratório de Informática.
  • Semana Acadêmica da Administração (Semana da FAI)
  • FAITEC - Feira de Tecnologia da FAI
  • Bolsas de Iniciação Científica
  • Revista Inicia
  • Alunos inseridos no mercado de trabalho desde o início do curso por intermédio dos projetos com as empresas da região.

 

O que faz o Administrador

O administrador planeja, organiza, dirige e controla os recursos disponíveis, gerenciando assim todas as áreas da organização. O profissional da área define estratégias, cria soluções, traça metas, desenvolve políticas internas, gerencia e analisa resultados buscando perfeita sinergia entre os recursos e as pessoas, alcançando os objetivos empresariais de forma holística.

O mercado para Administração no Brasil é bastante amplo e é uma das profissões que mais abrange áreas de atuação. Administradores vêm conseguindo boas colocações no mercado principalmente em função do seu perfil que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje: um profissional com uma sólida formação científica e com visão generalista suficiente para solucionar os problemas de maneira global.

A variedade de áreas de atuação do Administrador tem garantido espaço no mercado de trabalho. O Administrador pode atuar em inúmeras áreas profissionais, sendo algumas delas: Administração de empresas; Administração esportiva; Administração financeira; Administração hoteleira; Administração hospitalar; Administração de produção; Administração pública; Administração de recursos humanos; Administração rural; Administração do terceiro setor; Comércio exterior; Controladoria; Empreendedorismo; Gestão ambiental; Gestão de qualidade; Logística; Marketing; Peritagem; Compras e Vendas.

Ainda, se desejar, o Administrador pode optar por atuar na área acadêmica, ou trabalhar como autônomo e montar o seu próprio negócio.

 

“Decidi cursar Administração porque tem várias possibilidades e áreas de emprego. A FAI foi minha escolha de faculdade, porque tem, com certeza, a melhor localização, além disso, tem uma boa visibilidade no mercado, e os alunos da FAI tem sempre preferência no mercado. Os professores e funcionários estão sempre disponíveis e o conhecimento que tenho adquirido é de qualidade e faz diferença nos estágios por onde passei”.

Josiane Aparecida Ribeiro, aluna do 5º período do curso de Administração.

 

 "A FAI é muito mais do que uma faculdade na minha vida, é uma família, e é assim que a considero. Escolhi a FAI pela qualidade e reputação da Instituição, e optei por Administração para lidar com pessoas, pois a vida é feita de pessoas. Estudar uma graduação de nível superior está sendo um desafio, uma conquista e uma vitória. Hoje vejo o mundo com outros olhos, vejo novos horizontes, novas possibilidades e realização de sonhos. Nessa trajetória, percebo um desenvolvimento intelectual, profissional e, acima de tudo, um crescimento pessoal".

Michel Liberato de Sousa, aluno do 5° período do curso de Administração.

 

“Quando estava no processo de escolha da faculdade, procurei por uma instituição na qual me identificasse. Tive a oportunidade de conversar com professores e alunos da FAI, o que me ajudou a tomar minha decisão. Entrei na FAI em 2018, e já de início me apaixonei pelos métodos aplicados e pela seriedade como o trabalho é desenvolvido. Os professores tornaram-se fiéis conselheiros e amigos, sempre com a preocupação de ministrar conhecimentos que possam contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos. Tive oferta de duas bolsas integrais em duas outras faculdades, mas em momento algum a ideia de sair da FAI passou por minha mente. Um dos diferenciais é a Faitec, uma oportunidade única e imperdível para os alunos, na qual tive minha maior realização até hoje. Os dizeres de ensino de qualidade, conceitos elevados e comprometimento com a boa formação acadêmica são todos comprovados diariamente em sala de aula. Tenho orgulho por ser aluno da FAI e pretendo continuar meus estudos. Já estou analisando pós graduações e mestrado, para contribuir com minha futura carreira de professor, sonho que tenho há muitos anos”.

Claristoni Acássio de Faria Mota, aluno do 3º período do curso de Administração

 

fai-02-12-2013-administracao.jpg

fai-13-05-2019-palestra-leucotron-administracao.jpg

fai-14-05-2019-especifico-administracao.jpg

fai-24-10-2018-faitec-administracao.jpg

fai-28-02-2019-sorteio-administracao.jpg

O corpo docente do curso de Administração é constituído por professores com formação acadêmica de ponta, com 80% de Mestres e Doutores, além de possuírem experiência prática de mercado. São eles:

 

Profa. Dra. Adriana de Moraes P. Santos

Prof.   Dr. Aldo Ambrósio Morelli

Prof.   Me. Alexandre Franco de Magalhães

Prof.   Esp. Anderson Silva de Souza

Prof.   Me. Benedito Márcio B. Magalhães

Prof.   Me. Carlos Alberto Mont'Alvão

Profa. Ma. Cláudia Marinho Ribeiro

Profa. Ma. Cláudia Mesquita da S. Gomes

Profa. Dra. Daniella Ferraz Amaral Mont Alvão

Prof.   Me. Jaci Alvarenga Theodoro Filho

Prof.   Dr. José Cláudio Pereira

Prof.   Dr. José Renato Silva

Prof.   Esp. Kennedy Barros Dias Leão

Prof.   Esp. Paulo Renato Raposo Abrahão

Profa. Ma. Rosa Stela Ribeiro de Lorena

Profa. Ma. Sônia Regina Pereira F. Barros

Prof.   Me. Vinícius A. Montgomery Miranda