CONVERSE COM A FAI

CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTADORES ALTAMENTE QUALIFICADOS E ÉTICOS
 
Ao ouvir Ciências Contábeis, já lembramos de planilhas extensas com vários cálculos. Este curso forma profissionais com capacidade de planejamento e gerência contábil de instituições. Irá cuidar das contas de empresas e pessoas físicas, registrando o controle das receitas, das despesas e dos lucros.

O curso de Ciências Contábeis tem como objetivo geral formar profissionais empreendedores dotados de valores humanísticos, com habilidades técnicas e científicas na área contábil, aptos para atuarem junto ao processo de desenvolvimento local e regional, com senso crítico-reflexivo, ética e cidadania, pautado pela responsabilidade socioambiental.

CALENDÁRIO ESCOLAR

 

Porque é abrangente

A identificação, análise e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades exige do profissional um amplo e variado leque de conhecimento. O profissional contábil está capacitado, habilitado e possui o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente este profissional dispõe de técnicas para disponibilizar o valor patrimonial e a direção dos negócios.

Porque é dinâmica

O dinamismo se percebe já na graduação. As disciplinas abrangem profundos estudos teóricos e práticos de todas as áreas da Contabilidade, nos primeiros semestres o foco é voltado para os conceitos, controle e conhecimentos da área; já nos semestres finais há um aprofundamento dos estudos direcionados para as especialidades da carreira do contador.

Porque é objetiva

O bacharel em Ciências Contábeis é um profissional eclético. Todo e qualquer patrimônio necessita de critérios de formatação e de avaliação. A profissão vive um momento áureo. Onde há uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, existe a figura do profissional da Contabilidade.

Porque proporciona uma visão geral

Os contadores devem registrar atos e fatos administrativos que acontecem nas empresas e identificar, medir, acumular, analisar, preparar, interpretar e relatar informações, tanto financeiras quanto operacionais, para uso interno e externo à empresa. Além disso, responde judicialmente pela veracidade das informações administrativas divulgadas.

 

Com a marca FAI de excelência, o curso de Ciências Contábeis da FAI oferece uma formação profissional moderna e de qualidade, como exigido pelo mercado.

Nos dias de hoje, o mercado exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades e a FAI proporciona uma formação com noções sólidas de Finanças, Economia, Gestão, Ciências Humanas, Ética e Responsabilidade Social. Mais do que apenas registrar os atos e fatos dos gestores das empresas, ele deve nortear os empreendimentos e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista.

Outro destaque é a formação empreendedora que já caracteriza os cursos da FAI, onde o aluno tem oportunidades para desenvolver competências e habilidades importantes como criatividade, flexibilidade, espírito crítico, iniciativa, tomada de decisão e atuação em equipes multidisciplinares.

Os principais diferenciais da Ciências Contábeis da FAI são:

  • • Escritório Modelo com uso dos melhores sistemas de apoio contábil.
  • • Projetos práticos em parceria com as empresas da região em todos os períodos do curso, desde o 1º período.
  • • Programa interdisciplinar de ciências contábeis, PICC.
  • • Laboratório de informática e uso de software específico da área.
  • • Programa de Visitas Técnicas em todos os períodos do curso.
  • • Semana Acadêmica de Ciências Contábeis (Semana da FAI)
  • • FAITEC - Feira de Tecnologia da FAI
  • • Bolsas de Iniciação Científica
  • • Revista Inicia
  • • Alunos inseridos no mercado de trabalho desde o início do curso por intermédio dos projetos com as empresas da região.

 

O mercado de trabalho é bastante amplo e oferece muitas oportunidades para uma carreira de sucesso. Montar seu próprio escritório de contabilidade é uma opção para não depender de oferta de emprego. Atuando no mercado o contador coordena e controla os registros de negócios empresariais (compras, vendas, investimentos e aplicações) ou de pessoas físicas. Algumas atividades são exclusivas desse profissional, como a auditoria e as perícias contábeis.

O Profissional da Contabilidade pode exercer múltiplas funções, podendo atuar como: Autônomo, Empresário de Contabilidade, Auditor Independente, Auditor Interno, Consultor Tributário, Controller, Auditor Fiscal, Perito Contábil, Membro de Conselho Fiscal e de Administração, Árbitro em câmaras especializadas, Acadêmico e Executivo. Ainda, se desejar, o Contador pode optar por atuar na área acadêmica.

 

“Escolhi a FAI por ser de Santa Rita do Sapucaí, pela reputação da Instituição, pela história e avaliação dos cursos no MEC. Escolhi Ciências Contábeis por me identificar com a profissão, que desde minha adolescência era minha escolha profissional. Os pontos fortes do curso são: vivência prática com a contabilidade no laboratório e a formação de um profissional gestor de Contabilidade. Sei que ao concluir o curso e sair para o mercado de trabalho vou estar o mais capacitado possível para atingir grandes realizações profissionais”.

Hudson Rafael Oliveira da Silva, aluno do 5º período do curso de Ciências Contábeis

 

“O profissional formado em Ciências Contábeis tem sua procura só aumentando, mesmo com a crise econômica, acho que isso já diz muito sobre a potencialidade de emprego e a relevância do contador na sociedade. Aqui na FAI, a gente aplica na realidade o que aprende, tem um pique diferente, mais prático. Além disso, desde o primeiro período somos incentivados a empreender e a resolver problemas reais. Os professores nos incentivam a ter ideias e tem um arcabouço acadêmico muito grande, são dedicados e sem comprometem com o nosso ensino de verdade, acompanhando aluno por aluno. Outro fator que se destaca, é o olhar humano que é aplicado os tributos gerados. Os alunos têm um termômetro do real através dos trabalhos acadêmicos, como a FAITEC, aonde se percebe o mercado, já que são especialistas que julgam e leigos que pedem explicação, nos forçando a ter três tipos de discursos: técnico, acadêmico e popular, o que nos enriquece muito diante dos desafios profissionais. Outro diferencial da FAI é a divulgação constante de vagas, eu e vários colegas já conseguimos estágio através da plataforma da FAI”.

Luma Marques Pimenta, aluna do 8° período do curso de Ciências Contábeis.

 

"Eu escolhi Contábeis pela vasta área que o Bacharel poderá seguir após formar. São inúmeros ramos que o profissional Contador pode escolher para sua vida. Desde Auditoria, Custos até o ramo Internacional. Sem contar, que o mesmo nunca ficará sem serviços, visto que toda empresa, negócio, desde o seu início necessita de um responsável capacitado para orientá-los e guia-los. Esta profissão também é considerada como a profissão do futuro, devido a grande procura por profissionais capacitados. A FAI foi uma consequência muito feliz em minha vida. Logo no início, quando ainda procurava instituições para ingressar, muitos me falaram extremamente bem desta instituição, da qual tenho orgulho de hoje, fazer parte. Com professores capacitados nas áreas dos cursos e, especificamente o curso de Contábeis, conta com um coordenador que está disposto a ajudar os alunos em todos os momentos, que se preocupa e se mantém atualizado de tudo o que acontece com os mesmos. Sempre os guiando quando necessário, até mesmo em estágios. Eu indico a FAI para todos!!!"

Thayná de Oliveira Santos, aluno do 5º período do curso de Ciências Contábeis.

fai-13-05-2019-ciencias-contabeis-1.jpg

fai-13-05-2019-ciencias-contabeis-2.jpg

fai-14-05-2019-palestra-contabilidade.jpg

fai-15-05-2019-iniciacao-cientifica-ciencias-contabeis.jpg

fai-20-05-2019-declaracao-mei-naf-2.png

fai-24-10-2018-faitec-ciencias-contabeis.jpg