INSCRIÇÕES

PEDAGOGIA
A EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MELHOR
 
Diferenciando-se dos diversos cursos de Pedagogia oferecidos atualmente, o curso da FAI possui um projeto pedagógico que vai muito além das diretrizes curriculares mínimas exigidas, formando realmente um educador preparado para os desafios de uma Sociedade do Conhecimento.

Essa inovação pode ser vivenciada nos laboratórios de práticas pedagógicas, nos laboratórios de informática para o desenvolvimento de atividades relacionadas às tecnologias da comunicação e informática na educação, na moderna biblioteca que oferece todo apoio literário ao estudante, nos softwares educacionais e no aprimoramento da área artística e da educação física.

A Pedagogia da FAI inova também com a inclusão no currículo de dois projetos especiais que capacitam seus alunos para trabalhar com o uso de tecnologias especiais e com portadores de necessidades educacionais especiais - PNEE.

O Curso de Pedagogia está articulado para o desenvolvimento de Competências em um profissional inserido num mundo contemporâneo, em que o papel do professor está sendo questionado e redefinido de diversas maneiras, principalmente quanto ao impacto da Tecnologia da Informação e das Comunicações sobre os processos de ensino e aprendizagem e suas metodologias, técnicas e materiais de apoio.

CALENDÁRIO ESCOLAR

 

Porque é abrangente

A Pedagogia proporciona uma série de áreas de atuação, que vão desde o licenciado no magistério da educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e matérias pedagógicas do ensino médio e médio profissionalizante.

Porque é dinâmica

O dinamismo se percebe já na graduação. As disciplinas visam transmitir os conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento, que serão objeto de sua atividade docente. Compreender e atuar sobre o processo de ensino-aprendizagem na escola e suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino. Resolver problemas concretos da prática docente e da dinâmica escolar, zelando pela aprendizagem dos alunos. Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente.

Porque é objetiva

A Pedagogia tem o foco em formar o educador como profissional que tenha o domínio dos conteúdos técnico, científico e pedagógico necessário para perceber as relações entre a educação e a sociedade na sua totalidade, sendo capaz de atuar como agente de transformação da realidade educacional, expressando seu compromisso ético e político com os interesses da maioria da população brasileira.

Porque proporciona uma visão geral

Busca promover o desenvolvimento das capacidades previstas para as crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da compreensão das expectativas de desenvolvimento e aprendizagem específicos dos alunos dessa etapa da escolaridade. Planeja e gerencia o tempo, o espaço e as rotinas escolares, seleciona e usa bons recursos didáticos e estratégias metodológicas, a partir da compreensão dos temas didáticos, da observação, da tematização e reflexão sobre a prática. Trabalhar os temas que são transversais ao currículo dessa etapa de ensino, tanto em sua área específica como no convívio escolar e trabalhar com crianças portadoras de necessidades especiais, na perspectiva da inclusão.

 

Com a marca FAI de excelência, o curso de Pedagogia da FAI oferece uma formação profissional moderna e de qualidade, como exigido pelo mercado.

Alinhada com a nova realidade educacional, o curso de Pedagogia da FAI está capacitado para formar um Educador com as seguintes competências: que organiza e dirigi situações de aprendizagem; administra a progressão das aprendizagens; concebe e faz evoluir os dispositivos de diferenciação; envolve os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho; ensina a trabalhar em equipe; participa da administração da escola; cria estratégias para informar e envolver os pais nas atividades da escola; utiliza novas tecnologias; enfrenta os deveres e dilemas éticos da profissão e ainda tem a consciência da importância de administrar a sua própria formação contínua.

Outro destaque é a formação empreendedora que já caracteriza os cursos da FAI, onde o aluno tem oportunidades para desenvolver competências e habilidades importantes como criatividade, flexibilidade, espírito crítico, iniciativa, tomada de decisão e atuação em equipes multidisciplinares.

Os principais diferenciais da Pedagogia da FAI são:

  • Desenvolvimento de Projetos Educacionais desde o 1º período.
  • Oficinas de Programação e Robótica Educacional.
  • Oficinas de Culinária Infantil.
  • Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação, voltado à pesquisa e o desenvolvimento de novos métodos e didáticas educacionais.
  • Brinquedoteca para a realização de atividades educativas práticas e lúdicas.
  • Visitas a ambientes não formais de Educação.
  • Semana Acadêmica da Pedagogia (Semana da FAI).
  • FAITEC - Feira de Tecnologia da FAI
  • Bolsas de Iniciação Científica
  • Bolsas de Programa de Iniciação à Docência - CAPES (PIBID)
  • Revista Inicia
  • Participação em Feiras Nacionais de Educação e Congressos Científicos.
  • Alunos inseridos no mercado de trabalho desde o início do curso por intermédio dos projetos com as escolas e empresas da região.

 

No cenário de uma Sociedade do Conhecimento, a escola precisa redefinir valores, posturas e assumir novos papeis, vivenciando práticas coerentes. Como sistema aberto, precisará trabalhar em ritmo de aprendizagem permanente e de possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

O pedagogo formado na FAI poderá atuar em diferentes áreas da educação, quais sejam: lecionar para a educação infantil e para as primeiras séries do ensino fundamental em escolas da rede pública e privada; atuar na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico; lecionar em instituições que trabalham com alunos portadores de necessidades educacionais especiais (PNEE); prestar consultoria e assessoria pedagógica em empresas, organizações e outros; na gestão escolar; na edição e criação de materiais didáticos; no ensino à distância (tutoria e design instrucional); no desenvolvimento de atividades educacionais e treinamentos para funcionários de empresas; em escolas de idiomas; em hospitais, museus e bibliotecas; em brinquedoteca.

Buscando atender esse vasto campo de atividades, o curso de pedagogia da FAI apresenta um currículo atualizado e condizente com as áreas de atuação emergentes da profissão.

 

“Escolhi a FAI pelo reconhecimento no trabalho de mercado e pela seriedade com que ensina seus alunos. Sou de uma família de professores, meu avô, minha mãe era professora, meu tio ainda é professor. Minha mãe tinha amor pelo que fazia, ela concluiu o curso de Pedagogia eu era pequena e ia à faculdade com ela. Hoje sou muito realizada com esse curso. Quando entrei em Pedagogia não sabia se era realmente o que queria para minha formação, mas depois que me matriculei percebi que era exatamente o que precisava para minha vida. Trabalhar e estudar não é tão fácil mas, fica muito mais leve quando temos aulas dinâmicas, professores compreensivos, colegas que acabam virando família e colaboradores da faculdade que nos tratam sempre com um sorriso aconchegante diariamente. Nos sentimos especiais e estes detalhes completam a formação. Um ponto forte que vejo é o leque de oportunidades que o curso nos proporciona. Pedagogia abrange muitas áreas que a maioria nem conhece, várias especializações em diferentes modalidades de profissionalismo. Pretendo ser uma profissional tão excelente quanto a FAI me ensina. A faculdade nos faz enxergar o quanto podemos ir além do que apenas conhecemos e isso é muito importante para o mercado de trabalho em que estamos inseridos. Sabemos que a mudança que tanto queremos, tanto na educação como no mundo, deve começar com nós mesmos e a FAI nos permite sempre inovar para continuar a melhorar”.

Jéssica Magalhães Ribas, aluna do 3º período do curso de Pedagogia.

 

“O curso de Pedagogia ofertado pela FAI, diferencia-se de diversos cursos de Pedagogia oferecidos atualmente. Seu Projeto Pedagógico vai além das Diretrizes Curriculares exigidas. O curso oferece um método de ensino diferenciado, com ênfase à uma formação ativa, crítica e reflexiva por meio de práticas pedagógicas e desenvolvimento de projetos educacionais, com objetivo de formar educadores preparados para os desafios da sociedade, a fim de compreender e atuar sobre o processo de ensino-aprendizagem nas escolas e nas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino. O corpo docente do curso, é constituído por professores com formação acadêmica de ponta, sendo 92% mestres e doutores. O Curso tirou o conceito máximo no MEC: nota 5 e dá para sentir o porquê de tal resultado. Sinto que me encontrei aqui dentro da instituição e no curso, crescendo em diversos aspectos, delimitando conhecimentos acadêmicos, profissionais e pessoais e sobretudo conhecendo e vivenciando a seriedade da práxis pedagógica, trazendo à tona reflexões e indagações, abordando a dimensão afetiva no campo escolar: como é vivenciada no cotidiano e focalizada na formação docente”.

Sara Eduarda Machado Mariano, aluna do 5° período do curso de Pedagogia.

 

  
fai-14-05-2018-pedagogia-contacao-de-historias.JPG

fai-27-05-2019-teatro-pedagogia.jpg

fai-faitec-pedagogia.JPG

fai-i-jornada-pedagogica-pedagogia.jpg

fai-pedagogia-jornada-pedagogica.png

fai-residencia-pedagogica-pedagogia.JPG

 

O corpo docente do curso de Pedagogia é constituído por professores com formação acadêmica de ponta, com 92% de mestres e doutores, além de possuírem experiência prática de mercado. São eles:

Profa. Ma. Adriana de Moraes P. Santos

Prof.   Dr. Aldo Ambrósio Morelli

Profa. Ma. Claudia Mª V. Novaes de Souza

Profa. Ma. Denise da Silva Segura

Profa. Esp. Francisca S. Paduan Mendonça

Profa. Ma. Luciana Aparecida de Pontes

Profa. Ma. Margarete Ribeiro Siqueira

Profa. Ma. Maria Camila Moreira Fonseca

Prof.   Me. Marcelo Saber Bitar

Profa. Ma. Rosemy Ap. Mendonça Villela

Prof.   Dr. Thiago Ribeiro de Freitas

Profa. Ma. Valéria Santos Paduan Silva

Prof.   Dr. Vinicius Fortes de Castro