CONVERSE COM A FAI

ÀREA DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO – 4 ANOS
 

Sistemas de Informação é o curso que prepara o estudante para atuar na área de Tecnologia da Informação (TI), cujo mercado de trabalho está repleto de oportunidades para quem que deseja vivenciar muita inovação e dinamismo na sua carreira!

No trabalho, pode desempenhar funções de Analista de Sistemas, Desenvolvedor(a) de Software, Administrador(a) de TI ou Gerente de Projetos.

A FAI é pioneira em Minas Gerais na formação de profissionais para a área de TI e o seu curso de Sistemas de Informação conquistou elevados conceitos de qualidade atribuídos pelo MEC, recebendo 5, a nota máxima nos indicadores “Conceito de Curso” e “Enade”.

Modalidade: Bacharelado em Sistemas de Informação. Ensino 100% presencial.

Turnos: Noturno (50 vagas).

Aulas: 19h30 às 23h05 (noturno), de segunda a sexta-feira.

Duração: 4 anos (mínimo).

Regime: Semestral, sob forma de períodos.

Carga horária: 3.000 horas.

Titulação: Bacharel em Sistemas de Informação.

Coordenadora: profa.Eunice Gomes de Siqueira

Contato: eunice@fai-mg.br

 

Porque é abrangente!

O profissional de Sistemas de Informação está preparado para empregar as tecnologias de Computação em um contexto ampliado, nos vários segmentos produtivos (indústria, comércio, serviços) de nossa sociedade.

Porque é dinâmico!

Com conhecimentos sólidos de Computação e com base sobre Administração e Matemática, o profissional de Sistemas de Informação é competente para analisar os dados manipulados pelas organizações e, mediante suas necessidades específicas, desenvolver soluções que transformam esses dados em informação e conhecimento!

Porque é objetivo!

A formação em Sistemas de Informação abrange duas grandes áreas: 

aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia da informação; e

desenvolvimento e evolução de sistemas e infraestrutura para uso em processos organizacionais.

Porque tem, sobretudo, uma visão humanística!

Compreende os avanços tecnológicos e os associa à perene construção do sentido da humanidade e do bem comum.

 

A FAI é pioneira em Minas Gerais na formação de profissionais para a área de TI e o seu curso de Sistemas de Informação tem conceitos de qualidade atribuídos pelo MEC muito elevados, com indicadores “Conceito de Curso” e “Enade” iguais a 5.

No curso de Sistemas de Informação da FAI, o estudante conseguirá:

• expor projetos na Feira de Tecnologia da FAI (Faitec)

• desenvolver projetos práticos em parceria com as empresas da região em todos os períodos do curso

• pesquisar com bolsas de iniciação científica e tecnológica

• publicar artigos e trabalhos na Revista Inicia

• realizar estágios por intermédio dos convênios com as empresas da região

• participar da Incubadora de Base Tecnológica da FAI e do Vale da Eletrônica.

 

 

O mercado de Sistemas de Informação é bastante amplo, pois esse profissional tem condições de atuar em qualquer empresa ou instituição informatizada, como indústrias, bancos e demais organizações públicas e privadas.

Pode-se atuar em inúmeras áreas, dentre elas, destacam-se: desenvolvimento de sistemas de softwares complexos, desenvolvimento de aplicativos, gerência de projetos, administração de redes de computadores e bancos de dados. Podendo ainda, prestar serviços de assessoria e consultoria especializada.

 No trabalho, pode desempenhar funções de analista de sistemas, desenvolvedor(a) de software, administrador(a) de TI ou gerente de projetos.

 

“As monitorias que temos acesso, a qualidade dos professores, que estão sempre disponíveis para nos atender, a estrutura física da faculdade com laboratórios modernos e área de estudo. Também destacamos a Faitec - Feira de Tecnologia da FAI, onde colocamos em prática o aprendizado na sala de aula.”

Jennifer Oliveira e Letícia Silva.

 

 “A princípio escolher a FAI foi uma questão de necessidade, oportunidade e localização, mas com o tempo pude comprovar a qualidade de ensino da Instituição. O curso que escolhi tem um fortíssimo potencial no mercado de trabalho, ampla gama de opções de atuação, além de ser um curso atual e promissor. Os pontos fortes de se cursar Sistemas na FAI são: atenção ao aluno, professores bem capacitados e aulas que envolvem a parte técnica e organização de TI. A FAI possui um ambiente tranquilo e amistoso para que o aluno possa se sentir à vontade. Quanto à carreira, pretendo atuar na área de desenvolvimento e gestão de projetos, chegando talvez em um nível estratégico de TI“.

Vinicius Simões Lobato, aluno do 3º período do curso de Sistemas de Informação.

 

Desde muito cedo, eu já tinha interesse em tecnologia e sempre gostei bastante de números e lógica. Ao formar o Ensino Médio, havia várias opções de cursos de TI (Tecnologia da Informação), mas escolhi exclusivamente a FAI por causa de sua excelente referência na região, ensino de qualidade e ótimos professores que estão sempre dispostos a ajudar o aluno seja dentro ou fora da sala de aula, funcionários simpáticos, além do conceito elevado no curso de Sistemas de Informação. Já no primeiro ano, pude participar da minha primeira Olimpíada de Programação dentro da FAI, em que foi preciso bastante trabalho em equipe e raciocínio lógico para resolver os problemas propostos, foi uma experiência única da qual recomendo para as pessoas que estão iniciando agora no curso. Um dos pontos fortes da FAI é sua metodologia de ensino, que é sempre atualizada, com professores atentos ao mercado de trabalho e preocupados com os futuros Analistas de Sistemas que formarão, por isso, estão sempre inovando e ensinando novas tecnologias exclusivamente na "Semana da FAI" que é uma semana de muito aprendizado, composta por palestras e minicursos. Seus minicursos são de extrema qualidade e ajudam nas horas complementares e no currículo. É notável o prazer e a dedicação que os professores ensinam os alunos, pois já dizia Paulo Freire "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".

Luanda Sacha Rezende, aluna do 7º período de Sistemas de Informação.

 

 

 

 

 

	FAI-CONGRESSO-SISTEMAS-DE-INFORMAO.jpg

FAI-FAITEC-SISTEMAS-DE-INFORMAO.jpg

FAI-MARATONA-DE-PROGRAMAO-2-SISTEMAS-DE-INFORMAO.jpg

FAI-MARATONA-DE-PROGRAMAO-3-SISTEMAS-DE-INFORMAO.jpg

FAI-MARATONA-DE-PROGRAMAO-SISTEMAS-DE-INFORMAO.jpg

FAI-PALESTRA-SISTEMAS-DE-INFORMAO.jpg

 

O corpo docente do curso de Sistemas de Informação é constituído por professores com formação acadêmica de ponta, com 81% de mestres e doutores, além de possuírem experiência prática de mercado. São eles:

Profa. Dra. Adriana de Moraes Pereira Santos

Prof. Me. Afonso Celso Soares

Prof. Me. Benedito Márcio B. Magalhães

Prof. Me. Carlos Alberto Mont'Alvão

Profa. Ma. Eunice Gomes de Siqueira

Prof. Esp. Evandro Luis Brandão Gomes

Prof. Dr. Fábio Gaviäo Avelino de Mello

Prof. Me. Jaci Alvarenga Theodoro Filho

Prof. Dr. José Cláudio Pereira

Prof. Me. Júlio Resende Ribeiro

Prof. Esp. Roberto de Souza Porto

Profa. Ma. Rosa Stela Ribeiro de Lorena

Profa. Ma. Silvana Isabel de Lima

Prof. Dr.  Thiago Ribeiro de Freitas

Prof. Me. Vinicíus A. Montgomery Miranda

Prof. Me. Wellington Openheimer Ribeiro