Professor da FAI lança seu primeiro livro ?Sociologia Pau Brasil?
A+ A A-

Professor da FAI lança seu primeiro livro ?Sociologia Pau Brasil?

Em entrevista, autor fala sobre como surgiu o sonho de se tornar escritor.
 

O autor, Prof. Yago Euzébio Bueno de Paiva Junho e sua mãe Profa. Rosé Mary Bueno         

O professor Yago Euzébio Bueno de Paiva Junho, da FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, participou no dia 14 de fevereiro, da solenidade de lançamento de seu primeiro livro Sociologia Pau Brasil, que aconteceu no Auditório Capitão Paulo Cunha Azevedo, da Prointec - Incubadora Municipal de Empresas Sinhá Moreira - em Santa Rita do Sapucaí.

Na ocasião, compuseram a mesa de honra ao lado do Prof. Yago, seu filho Henrique Almeida Bueno Junho, o Diretor da FAI, Prof. Dr. José Cláudio Pereira e o Presidente da ALCA - Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí (MG) Evandro Carvalho. Estavam presentes familiares, amigos e convidados do autor.

Prof. Yago, como é conhecido no meio acadêmico, é natural de Santa Rita do Sapucaí, mestre em Teoria da Literatura pela UFJF, professor universitário e articulista da Revista de Sociologia da Editora Escala de São Paulo.

Confira a entrevista com o autor:



FAI: Como foi a ideia de escrever a obra Sociologia Pau Brasil?

Prof. Yago ? Comecei a trabalhar como monitor do Professor Gilberto Felisberto Vasconcelos, meu orientador de graduação e mentor intelectual, e me interessei pelos seus livros, e pelos artigos que escrevia para o Jornal Folha de São Paulo e para a Revista Caros Amigos. Nessas leituras, percebi que o autor mais citado por ele, não era da área de sociologia, mas da literatura, especificamente o Oswald de Andrade.

Foi aí que quis entender o porquê e comecei a ler obras de Oswald de Andrade. Percebi que Gilberto não era influenciado só pelo estilo de escrever, mas ideologicamente. Várias proposições teóricas que Oswald fez, principalmente no livro Poesia Pau Brasil, Gilberto incorporou no seu trabalho sociológico. Por isso, o título do meu livro é Sociologia Pau Brasil, para fazer essa relação com o livro do Oswald de Andrade. Esse livro é resultado de minha dissertação de mestrado.
 
FAI:
A que tipo de público é destinado o livro?

Prof. Yago ? A profissionais e estudantes de sociologia, história, filosofia, letras, enfim, profissionais da área de humanas ou que se interessem pelo tema.
 
FAI: Como escolheu a área de ciências sociais?

Prof. Yago ? Escolhi essa área porque sabia que estudaria disciplinas como: sociologia, antropologia e ciências políticas, e na época, pretendia me preparar e me tornar um administrador público. Queria ser prefeito de Santa Rita do Sapucaí.

Essa ideia mudou quando iniciei os estudos, conheci as obras de Gilberto, como já falei, e comecei a cultivar o sonho de ser escritor e intelectual. Ser escritor eu já consegui.

FAI: É o seu primeiro livro, de muitos que virão?

Prof. Yago ? Na verdade, tenho mais três projetos em andamento. O primeiro é uma compilação de artigos, escritos pelo Gilberto para a Folha de São Paulo, no período de 1975 a 1985. Organizei, fiz a apresentação do livro com notas que explicam filmes, livros e autores citados pelo Gilberto, para que o público jovem possa compreender. O segundo é um livro de poemas, que já está pronto. O último é uma nova compilação de artigos, dessa vez, de minha autoria, que foram publicados na Revista de Sociologia.

Minha meta é lançar um (01) livro por ano.
 
pibid icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário