Programa de iniciação à docência abre inscrições para professores
A+ A A-

Programa de iniciação à docência abre inscrições para professores

Projeto tem por objetivo o aperfeiçoamento e valorização da formação inicial e continuada de professores para a educação básica.

O PIBID ? Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica à docência ? está com inscrições abertas para professores das redes públicas de Santa Rita do Sapucaí. Os interessados em atuar como supervisores no programa devem se inscrever até o dia 07 de março pelo endereço eletrônico: www.fai-mg.br. O valor das bolsas será de R$700,00 com duração de até um ano, podendo ser prorrogadas. Para se candidatar ao cargo de supervisor é necessário ser professor em uma das escolas da rede estadual (educação infantil e fundamental I) conveniadas ao PIBID/FAI descritas abaixo:

E. M. Mariquinha Capistrano;

E. M. Dr. José Ribeiro de Carvalho;

E. M. Vicente Ribeiro do Vale;

E. M. Valéria Junqueira Paduan;

Turmas Municipalizadas Sinhá Moreira ? E. M. Cel. Joaquim Inácio;

E. M. Cel. Joaquim Inácio;

Centro Municipal de Educação Infantil Eletrônica;

Centro Municipal de Educação Infantil Margaridas;

E. E. Sanico Teles;

E. E. Dr. Delfim Moreira.

O PIBID é promovido com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem por finalidade a promoção da inserção dos alunos de licenciatura nas escolas de educação básica, com vistas à elevação da qualidade do ensino nas escolas públicas.

Os principais objetivos do programa são: Incentivar a formação de professores em nível superior para a educação básica; Promover a identificação com a profissão docente e contribuir para a valorização do magistério; Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura por meio de experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador; Criar espaços para o desenvolvimento de competências necessárias ao desempenho do trabalho docente.

A CAPES concede cinco modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional: Iniciação à docência, Supervisão, Coordenação de área e Coordenador institucional.

A Professora Valéria Paduan ? Coordenadora Institucional do PIBID/FAI ? esclarece que o PIBID, até 2012, era restrito às instituições federais, e a partir de 2013, foi estendido às instituições de ensino superior particulares (com ou sem fins lucrativos), o que possibilitou a participação da FAI no PIBID 2013, que será implementado/desenvolvido em 2014.

O curso de Licenciatura em Pedagogia da FAI foi contemplado com cinquenta bolsas para alunos; dez bolsas para professores supervisores (um de cada escola conveniada ao PIBID/FAI) e três bolsas para coordenadores de área (professores do curso de Pedagogia da FAI).

O programa PIBID/FAI prevê o desenvolvimento de cinco ações que possibilitarão a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que possam desenvolver intervenções didático-pedagógicas intencionais sob orientação do professor da licenciatura e de um professor supervisor da escola onde ele estiver atuando.

As ações desenvolvidas serão: Educação financeira infantil no cotidiano escolar; O uso das tecnologias educacionais na resolução de situações problemas; Práticas educativas para conscientização e reeducação alimentar; Práticas inovadoras no ensino da cartografia para a leitura de mundo; Contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação ? TICs e da biblioteca escolar na formação de leitores e escritores.

A coordenadora comenta que está otimista com o PIBID/FAI: ?Espero que os alunos possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ampliando a sua formação através de experiências vivenciadas na escola, e que eles também possam contribuir com a melhoria dos resultados das avaliações externas das escolas participantes do programa?, completa.

Lançamento do Programa

O lançamento do programa PIBID/FAI será no dia 12 de março, às 8h30, no Auditório ?Sinhá Moreira?, localizado no Prointec ? Av. Francisco Andrade Ribeiro ? 543, em Santa Rita do Sapucaí.

As atividades do projeto terão início no dia 14 de março.

A FAI conta com a participação das instituições de ensino do município, diretores, professores e interessados em conhecer mais sobre o PIBID.


pibid icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário