A+ A A-

FAI promove o X Fórum de PPD

No dia 10 de julho foi realizado na Instituição, pelo Consultor NPDI, Luciano Neto, o X Fórum FAI de PPD (Processo Produtivo Básico), um projeto NPDI e FAI (NPDI - Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), tendo como objetivo compartilhar experiências, apresentar dicas práticas sobre PPB visto pela ótica da indústria, esclarecendo as principais dúvidas a respeito de solicitação de pleitos, inclusão de novos modelos, consultas públicas e auditorias.

Em dezembro de 2016 o NPDI da FAI, coordenado pela Vice-diretora Profa. Silvana Lima, resolveu unir seu know how em indústria e desenvolvimento e criar um seminário sobre as formas de maximizar os potenciais do PPB na indústria. Sendo assim, diante da ótima aceitação e demanda das empresas, o NPDI já está em sua décima edição do fórum.

De acordo com Luciano, a importância do projeto é gerar interesse de todas as empresas de desenvolvimento sendo o diferencial a discussão de assuntos práticos do cotidiano e não apenas assuntos relacionados à pesquisa e desenvolvimento. Isso fornece uma objetividade maior em ações diárias assim como na elaboração de projetos mais assertivos, visto a experiência da instituição tanto na área de pesquisa quanto na indústria. "O objetivo principal do fórum é a troca de experiências e informações importantes para a indústria. É muito importante esse bate-papo pois maximiza o conhecimento de todos", relata.

Em cada evento o NPDI realiza a apresentação de um tema específico, com base na experiência prática de seu consultor bem como diversas informações coletadas entre as empresas participantes e inclusive dúvidas e informações.

O fórum contou com a participação de várias empresas da região tais como JFL, Ativa Soluções, MCM, KVA, K-Mex, além de outras que acompanham as ações, atas e materiais produzidos pelo fórum.

"Estaremos sempre de portas abertas para novas empresas. Pretendemos manter encontros regulares para implementar ações como criação de novos documentos que sejam de interesse mútuo das empresas, envolvimento de outras áreas das empresas que estejam ligadas ao PPB e queiram entender mais do assunto, cursos intensivos para iniciantes, bem como outras ações relacionadas. Sempre tendo em mente o desenvolvimento e amadurecimento das indústrias em questões de PPB", declara Luciano.

Além disso, as empresas passam a fazer parte de um grupo de discussão tendo um canal mais fácil de comunicação com os ministérios MDIC e MCTIC visto que alguns participantes possuem grande facilidade de comunicação, têm informações compartilhadas em primeira mão e principalmente - podem discutir com empresas que vivem situações similares, aumentando assim seu auto aprendizado.

17 07 2018 1X Fórum de PPD

 

Publicado em: 17/07/2018

 

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário