A+ A A-

Sebrae Minas, FAI e Avoa apostam no empreendedorismo da "Faculdade Aberta à Maturidade"

Em tempo de "Cidade Criativa, Cidade Feliz", uma rede colaborativa que une voluntários, instituições públicas e iniciativa privada em prol do desenvolvimento da economia criativa e da qualidade de vida em Santa Rita do Sapucaí - MG, a FAI no dia 01 de Agosto retornou suas atividades da "Faculdade Aberta à Maturidade" com uma aula inaugural especial com a palestra "Empreendedor 4.0" ministrado pela empresa Avoa, palestra este que está inserida no movimento colaborativo da cidade, recebendo também o Sebrae Minas e duas convidadas mais que especiais: Neusa Shimabukuro Takehara e Rosana A. Calháu Silva, duas grandes empreendedoras com uma experiência de vida pra lá de especial.

A "Faculdade Aberta à Melhor Idade" da FAI é um programa desenvolvido especialmente para pessoas acima de 45 anos, com atividades nas áreas de Informática, Literatura, Psicologia, Educação Física, Turismo, Artes, entre outras. O objetivo da FAI ao abrir as portas para a Melhor Idade, é contribuir na integração, desenvolvimento criativo, lazer, aprendizagem e auto estima dessa que hoje já representa a maior parcela da população brasileira. O curso iniciou suas atividades em agosto de 2002 e desde então vem contribuindo para mostrar a importância da socialização do conhecimento.

08 08 2018 4Aula Inaugural da “Faculdade Aberta à Maturidade FAI”

A palestra "Empreendedor 4.0", que foi logo na aula inaugural, foi uma iniciativa do Sebrae Minas juntamente com a empresa Avoa que, juntos, identificaram a oportunidade de trabalhar ações de empreendedorismo para a melhor idade. Durante o bate papo, Neusa Shimabukuro Takehara falou sobre sua experiência e espírito empreendedor e deu uma amostra do seu trabalho, o Ikigai, que se trata de uma jornada de busca de propósito através do autoconhecimento. "Se conhecer é a chave para a realização pessoal e profissional", relata Neusa. Rosana A. Calháu Silva também falou sobre sua história de vida, experiências de trabalho e planos futuros. "Estamos na Melhor Idade e este é o momento exato onde já conquistamos muitas coisas, criamos nossa família, nossa carreira e agora é chegado o momento de identificarmos, resgatarmos e planejarmos projetos deixados de lado devido a correria da vida e nos organizarmos. É o melhor momento para, com toda nossa experiência, analisarmos detalhes e planejar com cuidado e calma tudo o que queremos e precisamos. Os jovens são imediatistas e tem grandes ideias e nós temos a paciência e a experiência, então creio que juntos podemos fazer muitas coisas darem certo", declara Rosana.

08 08 2018 5Professor Aldo Ambrósio Morelli, Sebrae Minas, Equipe Avoa e as convidadas: Neusa Shimabukuro Takehara e Rosana A. Calháu

"O intuito era entender as necessidades e trocar experiências e ideias e bate papo foi inspirador. As ideias abriram portas para vários temas e vem muito desenvolvimento pela frente", Comenta Jéssica.

08 08 2018 6

"A minha percepção sobre o curso da FAI para essa faixa etária é excelente e essencial pois todos se sentem parte da mesma 'tribo' e há um auxílio entre todos os participantes. Eles se encontram e se apoiam. E foi muito legal levar nosso evento para esse grupo pois podemos identificar várias necessidades empreendedoras e desenvolver muitas ideias. Temos um projeto em mente que é fazer uma conexão entre os jovens e a melhor idade, pois acreditamos não pode haver uma barreira entre as gerações e sim uma união para que a troca de experiências se torne um grande aprendizados para todos. Estamos com várias ideias depois deste encontro e com certeza outros virão", declara Jéssica Fernanda, sócia da Empresa Avoa.

A aluna Jussara, frequentadora do curso, relata: "A FAI está sempre preocupada em nos colocar em contato com o que tem de mais novo e tudo o que acontece na cidade e é inspirador. Isso faz com que haja um grande envolvimento entre os participantes e leve o curso sempre para a frente. Foi muito gratificante receber essa surpresa. A palestra foi muito válida pois através dele podemos e poderemos identificar oportunidades em potencial e trabalhar projetos que já temos. Temos muita história de vida, uma bagagem muito grande e disponibilidade e vontade de aprender, ensinar e empreender."

Publicado em: 08/08/2018

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário